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O chatbot é a novidade do momento, algumas empresas já utilizam desse recurso ou de software semelhantes, mas o chatbot agora está ainda mais avançado, utilizando até mesmo Inteligência Artificial. 

Está curioso para saber como esse robozinho pode ajudar a sua empresa? Continue a leitura e descubra: o que é chatbot, suas vantagens e como aplicar no atendimento e como utilizar chatbot para whatsapp

O que este artigo aborda:

O que é Chatbot e como ele pode ajudar empreendedores digitais
O que é Chatbot e como ele pode ajudar empreendedores digitais
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Foto: Pixabay

O que é Chatbot?

Chatbot são robôs utilizados no atendimento digital, como em chats de site ou whatsapp. Eles funcionam 24h por dia e 7 dias por semana, ou seja, o tempo todo. O chatbot conversa de forma muito similar ao de um ser humano, oferecendo um atendimento eficaz e automatizado, dessa forma, o cliente pode entrar em contato com a sua empresa a qualquer hora do dia e será respondido no mesmo instante pelo chatbot. 

O chatbot pode ter tres aplicações:

  • Baseado em regras: nessa opção o chatbot não utiliza a IA, inteligência artificial, ele funciona conforme regras pré-definidas. Por exemplo, ao receber uma mensagem o chat envia uma saudação padrão. 
  • NLP (natural language processing): nessa opção o chat utiliza IA, e aprende com as respostas dos usuários, se tornando cada vez mais eficaz e próximo do atendimento prestado por um ser humano. 
  • Híbrido: como o nome sugere, nesta opção o chatbot utiliza tanto das  regras pré-definidas, como da IA, sendo muito eficiente e completo. 

Vantagens do Chatbot para empreendedores digitais 

O chatbot é muito útil tanto para empresas pequenas, que estão nos primeiros anos de mercado, como para empresas de grande porte. A principal função do chatbot será auxiliar no atendimento e captação de leads. 

Agilidade no atendimento 

Uma das grandes vantagens do robô para chat está na agilidade no atendimento, o chatbot responde automaticamente às pessoas que entram em contato, evitando horas de espera, especialmente se a sua equipe de atendimento estiver pequena ou sobrecarregada. 

Assim, a pessoa, seja lead ou já cliente, entra em contato com a sua empresa e no mesmo instante que envia a mensagem já recebeu alguma resposta, seja mensagem de saudação, opções de atendimento/serviços, etc. Toda a conversa fica armazenada, e depois um atendimento humano dá sequência. 

Essa agilidade é essencial para a satisfação do cliente, que logo recebe uma resposta, um direcionamento e sabe que a empresa está investindo em recursos e está comprometida em entregar o melhor para os seus clientes. 

Armazenamento de dados e captação de leads 

Como comentamos anteriormente, a conversa do chatbot fica armazenada, dessa forma, nenhum dado se perde. Isso traz benefícios para a captação de leads e também para o atendimento personalizado. 

Imagine como funciona o chatbot: a pessoa, cliente ou lead, entra em contato com a sua empresa pelo whatsapp, e é atendida pelo chatbot. Essa pessoa vai selecionando as opções de atendimento oferecidas pelo chatbot e continua a conversa até o momento final, que pode ser a espera por um atendimento humano ou a conclusão daquilo que procurava, como um agendamento, por exemplo. 

Todos os dados de nome, telefone, interesses, se a pessoa já é cliente ou se tornou lead, se está satisfeita com algum serviço ou insatisfeita, tudo o que foi conversado fica armazenado. Esses dados são preciosos para o atendimento personalizado e organização dos grupos de clientes e leads.

Pois, tudo o que foi conversado é lido pelo atendimento real e humano da sua empresa, e assim, a sequência daquele atendimento pelo chatbot é personalizada, direto, sem perguntar novamente as mesmas coisas. A satisfação do cliente pelo atendimento é altamente melhorada com o auxílio do chatbot. 

E, falamos sobre a organização dos grupos de leads e clientes. Essa organização é fundamental para a nutrição dos leads pela etapa do funil de compra. Conforme a seleção e assunto do lead com o chat é possível analisar em qual etapa do funil ele está e direcionado para o fluxo certo. 

E, para a organização dos clientes, conforme o que foi conversado com chat, é possível definir se aquele cliente está satisfeito, se está em dúvidas de como usar o serviço, se está reclamando de algo, se é um cliente recorrente ou novo. Enfim, a organização dos clientes muda de empresa para empresa, e o chatbot pode auxiliar nisso também. 

Economia 

Outro benefício que o chatbot traz para os empreendedores é a economia, isso porque além do chatbot ter opções gratuitas, investir nesse software auxilia no atendimento, isso porque o robozinho máxima o tempo do atendimento, o qual chega no momento da conversa já com com alguns dados muito importantes sobre o cliente ou lead. 

Assim, o atendimento consegue ser mais assertivo, e passar para o setor comercial aqueles leads que estão prontos para a compra, ou aqueles clientes que desejam comprar novamente. E, o setor comercial também é beneficiado com as informações da conversa feita pelo chatbot, sendo mais assertivo na comunicação com o cliente ou lead. 

Essa facilidade e assertividade na comunicação promove maior produtividade de ambos os setores, atendimento e comercial, os quais conseguem utilizar o tempo de trabalho melhor. 

Utilização em diferentes locais 

Outra grande vantagem do chatbot é que ele pode ser utilizado em diferentes locais e redes sociais. Pode ser aplicado no chat do messenger, do whatsapp, no chat do site e demais locais digitais da que a sua empresa tiver chat. 

Com isso, todas as vantagens que lemos anteriormente são aplicadas em diferentes redes da sua empresa, gerando um atendimento excelente não importa em qual rede social ou local o cliente escolher para contato. 

Devido a potência do whatsapp, incentivamos que você utilize esse app para comunicação da sua empresa, pois o whats é um dos aplicativos mais baixados, tendo em média 58 milhões de download em 2020. Ou seja, é um app que está em milhares de celulares e é visto várias vezes por dia, sendo um ótimo canal para a sua empresa se comunicar. O chatbot funciona perfeitamente no app, e inclusive tem excelentes gatilhos de chatbot próprios para whatsapp. Invista na comunicação da sua empresa com o chatbot e também com um CRM WhatsApp, utilizando das facilidades e automações que a tecnologia oferece!

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Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

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