Revista Portal Útil

Você está provavelmente cansado de não conseguir navegar na Internet como desejava e frustrado ao não conseguir acessar a plataformas de streaming de alta qualidade. A solução para este problema pode estar na escolha do tipo de conexão que você tem.

Neste artigo, vamos discutir as principais diferenças entre os diferentes tipos de conexão de internet e ajudá-lo a descobrir qual é a melhor opção para você. Vamos começar!

O que este artigo aborda:

Tipos de conexão de internet: 4 formas de se conectar
Tipos de conexão de internet: 4 formas de se conectar
Pin It

Foto: Pixabay

Cabo

O cabo oferece o maior nível de velocidade de conexão à Internet, embora em algumas áreas o serviço pode ser mais limitado.

Esta é a escolha ideal para quem realmente precisa de velocidade e estabilidade, ideal para jogos online, streaming de áudio e vídeo e também para trabalhos online delicados.

O cabo é uma conexão física, a qual é estabelecida usando cabos de cobre. O serviço pode chegar a altas velocidades de download e upload, e deixa tudo pronto para uso imediato.

Fibra

A internet fibra óptica é um dos tipos de conexão de internet de alta velocidade que está se tornando cada vez mais popular, principalmente por oferecer o potencial de desbloquear velocidades de downloads e uploads ainda maiores do que com cabo.

Uma vantagem da fibra óptica é seu baixo atraso, ou “latência”. Isso significa que as informações viajam mais rapidamente quando você carrega um documento ou envia ou recebe alguma informação.

Ao contrário do cabo, a fibra permite que toda a casa se beneficie da velocidade.

SDSL

A SDSL (Symmetric Digital Subscriber Line) oferece velocidades de download e upload iguais. É uma conexão digital assimétrica, o que significa que as velocidades de download e upload são proporcionais.

Esta velocidade é mais consistente e estável do que outras redes de banda larga, por isso é uma boa opção para empresas.

Há muitos provedores de serviços de Internet que oferecem serviços de SDSL, e a vantagem é que pode ser usado para realizar uma variedade de tarefas, como jogos online, uso intensivo de dados e streaming de vídeo.

É uma opção mais cara para usuários domésticos, mas é uma ótima opção para empresas que necessitam de alta velocidade e baixo atraso.

ADSL

O ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) é um tipo de ligação à Internet que oferece velocidades mais baixas que a SDSL, mas a vantagem é que é muito mais acessível.

É uma excelente escolha para quem procura carregar páginas da web mais rapidamente e baixar conteúdo mais leve.

A conexão ADSL também é um ótimo serviço para quem não necessita de velocidades muito altas, pois é mais barata e permite que vários usuários se conectem simultaneamente.

Conclusão

Neste artigo, discutimos as principais diferenças entre os principais tipos de conexão de internet. O cabo oferece velocidades mais rápidas, a fibra óptica é mais consistente e a SDSL e a ADSL são boas opções para usuários domésticos.

Agora, se você quiser saber mais sobre os tipos de conexão de internet, veja o vídeo do canal Loucos da Telecom.

Agora que você entendeu a diferença entre os principais tipos de conexão de internet, é hora de tomar uma decisão acerca do serviço que você deseja contratar.

Portanto, verifique se o serviço está disponível na sua área e verifique também as taxas e as velocidades prometidas. Boa sorte!

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

1

Pode ser do seu interesse