Revista Portal Útil

A sua empresa tem um estoque bagunçado e seus colaboradores não acham os produtos? Então você precisa conhecer as melhores dicas de como organizar um estoque do zero.

Ter um guarda estoques organizado possibilita o trabalho mais rápido e eficaz de todos os funcionários, desenvolvendo uma melhor qualidade da produção e também mais assertividade nas tomadas de decisões.

Portanto, preparamos o texto a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como organizar sua empresa. Certamente após essa leitura você mudará a política de organização da sua organização e otimizará processos para seus colaboradores.

O que este artigo aborda:

Como organizar um estoque do zero: 7 dicas
Como organizar um estoque do zero: 7 dicas
Pin It

Por que a desorganização na empresa é ruim?

Antes de conhecer algumas dicas para melhorar a organização da sua empresa é importante saber o que a desorganização de processos dentro de uma organização pode provocar para os resultados da empresa.

A desorganização implica em um aumento de custos, afinal processos mais demorados influenciam na perda de materiais e também em atrasos nas entregas, o que pode ocasionar em cancelamentos de compras. 

Além disso, a desorganização prejudica o funcionamento saudável de um estoque, onde os colaboradores têm mais dificuldades de encontrar e identificar os itens necessários para a produção ou aqueles que serão enviados para os consumidores finais.

Com isso, o atraso em uma mercadoria pode causar um efeito cascata negativo em todas as outras entregas, prejudicando a imagem e o lucro da empresa. Como você pode perceber, a desorganização sempre está atrelada a um custo operacional maior.

Por fim, outro grande problema que ocorre a partir da desorganização é o desabastecimento ou superlotação dos estoques, afinal quando não há controle, os pedidos são realizados de maneira desordenada, portanto pode pedir menos ou mais do que é necessário.

Como organizar um estoque do zero?

Agora que você já sabe os problemas que a desorganização pode causar na sua empresa, certamente não deseja trabalhar com um estoque desorganizado, certo? Então confira agora algumas dicas para melhorar a estrutura do estoque da sua empresa.

1. Avalie o tamanho do seu estoque

A primeira dica para acabar com a desorganização é avaliar se o tamanho do estoque está condizente com a demanda da sua empresa. Afinal, um estoque muito maior que o necessário pode diminuir a agilidade dos processos, assim como um estoque pequeno diminui a capacidade de organização de todos os produtos e insumos.

Portanto, antes mesmo de prosseguir com as outras dicas, é importante ter conhecimento da quantidade dos materiais que a sua empresa necessita para dimensionar o tamanho do estoque necessário para contemplar todo o setor produtivo.

2. Identifique os produtos

Para acabar com a desorganização de um estoque é necessário identificar, nomear e datar todos os itens que estão dentro dele. Portanto, desde os insumos para produção até os produtos finais, procure organizar em locais fixos e numerados.

Essa organização facilitará tanto o controle de quantidade quanto de qualidade, proporcionando também uma rotina para os colaboradores encontrarem o que estiverem procurando, afinal saberão exatamente onde encontrar o material.

3. Automatize processos

Como você já deve ter percebido, a tecnologia vem cada vez mais ganhando espaço na vida das pessoas e nas empresas isso não seria diferente. Assim, para otimizar processos é importante implementar aparelhos tecnológicos que agilizem a identificação dos produtos.

Essa maior agilidade e também assertividade proporcionará que cada vez menos aconteçam erros na hora de selecionar materiais, já que as máquinas estão programas de acordo com a etiquetagem e disposição desenvolvida anteriormente.

4. Interligue os setores

O estoque de uma empresa funciona como o coração da organização. Portanto, é muito importante que todos ou a maioria dos setores tenha contato com o controle de estoque, principalmente as áreas de compras de insumos e vendas de produtos.

Afinal, são esses dois que vão determinar a quantidade de produtos que o estoque deve ter, com isso para manter um estoque organizado é importante que os setores saibam quanto de produtos devem ser adquiridos ou quanto de determinado produto ainda tem para ser vendido.

5. Fazer um inventário

Apesar de ser necessário a implementação de aparelhos tecnológicos, é muito importante para acabar com desorganização do estoque da empresa a realização periódica de um controle de estoque, ou seja, um inventário.

Esse inventário é importante para garantir que todas as etapas de controle estão funcionando, além de ser outra alternativa para garantir a quantidade de insumos e produtos necessários para o bom funcionamento da empresa.

Portanto, é importante realizar o inventário de maneira periódica, esse processo pode acontecer semanal, quinzenal ou até mesmo mensalmente, dependerá da rotatividade do estoque da sua empresa.

6. Trabalhe com bons fornecedores

Outra dica para acabar com a desorganização é manter sua empresa ligada a bons fornecedores, que produzam e enviem materiais de qualidade para diminuir a assiduidade de troca de produtos, prejudicando a logística de produção e estoque.

Portanto, procure entender além da qualidade, a capacidade de entrega dos materiais, afinal não adianta ter um bom produto bom, mas o fornecedor sempre atrasar as entregas ou produzir menos do que você necessita, com isso é necessário encontrar um equilíbrio entre qualidade e agilidade.

7. Invista em seus colaboradores

Para melhorar a desorganização de um estoque não é importante apenas investir em processos bem elaborados e estruturados, é essencial que a empresa também desenvolva seus colaboradores, através de cursos e treinamentos.

Afinal, profissionais mais capacitados trabalham de maneira mais organizada e também desenvolvem melhores práticas de organização, além disso, quanto mais satisfeitos seus funcionários estão, melhor tende a ser seus rendimentos e resultados.

Conclusão

Com tudo isso apresentado sobre desorganização de estoque fica evidente que proporcionar um estoque estruturado possibilita uma melhor produtividade além de aumentar a qualidade dos produtos finais.

Portanto, a desorganização tende a aumentar os custos operacionais e também afetar na qualidade dos produtos finais, diminuindo as vendas e consequentemente os lucros. Com isso, é muito importante automatizar processos e investir na capacitação dos funcionários.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse