Revista Portal Útil

Quando adquirem um número virtual, muitos empreendedores se deparam com o SoftPhone: O que é? Para que serve? Como se utiliza? Estas são as perguntas mais comuns feitas por quem toma um baita susto ao adquirir o serviço. Não é nada demais, entenda o porquê    

Quando se contrata um serviço de número virtual para aprimorar os canais de atendimento e de vendas das empresas, o mesmo vem em um pacote de serviços digitais que é fornecido por meio de um “programa” de computador. Isso mesmo.

O que este artigo aborda:

O que é softphone? +5 benefícios
O que é softphone? +5 benefícios
Pin It

O que é softphone?

Como a telefonia VoIP é um serviço digital fornecido através da internet, é necessário um computador para efetuar toda instalação do mesmo por meio do software SoftPhone

É este programa que promoverá a realização das chamadas telefônicas através do Serviço de Voz pela Internet – VoIP, que poderão ser efetuadas ou recebidas de qualquer aparelho telefônico comum, celular, smartphone ou computador. 

Por que esse software existe?

Porque através dele se concretiza as funções de um telefone comum, mas com a diferença de que nas chamadas para celulares e telefones fixos de quaisquer regiões, não é necessário pagar as tarifas que as operadoras de telefonia cobram.

Lembre-se que a telefonia VoIP utiliza a internet para a realização de chamadas de voz. Logo, o SoftPhone direciona as chamadas para os números desejados através da internet e pronto.

O programa apresenta uma interface simples, tal qual um aparelho telefônico comum. Caso a pessoa queira conversar pelo computador, sem usar nenhum aparelho, apenas um fone de ouvido com microfone, ela também pode. 

Com esse programa, os usuários não precisam mais se preocupar se estarão ou não no escritório para atender aos clientes. A mobilidade é grande, graças ao redirecionamento de chamadas, ou seja, bateu aquela fome? Pode ir à lanchonete sossegado, e se o cliente ligar, dá para atendê-lo sem preocupação.

Sem contar que através do SoftPhone, é possível escolher os números virtuais e os ramais que serão utilizados para atendimentos nas regiões de maior procura com o prefixo de cada localidade. 

Contratar pessoas de outras regiões também já não é mais um problema. O SoftPhone aproxima e cria conexões capazes de ampliar as vendas e claro, aproximar cada consumidor da empresa.

Benefícios dos Softphones

Dentre os diversos benefícios que o SoftPhone proporciona, 5 valem a pena destacar. Confira:

1. Flexibilidade 

A facilidade de se utilizar qualquer aparelho para efetuar ou receber chamadas, bem como a vantagem de se redirecionar os serviços para onde estiver, tornam o uso muito mais dinâmico que qualquer outro PABX do mercado.

2. Usabilidade 

De forma fácil e intuitiva, utilizar o SoftPhone não é nenhuma atividade de outro mundo. Qualquer pessoa com poucas horas de uso consegue entender e operar o software com tranquilidade. 

Lembrando, que é possível trabalhar com as chamadas tanto pelo computador como de qualquer outro dispositivo móvel ou fixo que se queira usar.

3. Comodidade 

Antigamente, quando se pensava em uma solução para telecomunicações, era preciso pensar em ambientes espaçosos. Hoje, qualquer canto é lugar para trabalhar com a telecomunicação da empresa, bastando um computador e um ponto de internet.

4. Tecnologia

Com um som claro o bastante para se ouvir o que a outra pessoa diz, a tecnologia VoIP proporciona qualidade no sistema de voz como qualquer outra operadora faria (ou promete, mas não cumpre). 

Sem contar que é possível trocar mensagens, reencaminhar mensagens e chamadas, alterar volumes, contar com serviços automáticos de atendimentos, dentre outros.  

5. Economia 

Como já dito e agora reiterado, os custos em ligações caem drasticamente nas empresas. As manutenções na caixa dos telefones que teriam que ser frequentes, já não precisam ocorrer em períodos tão curtos. 

Conforme cada necessidade e cada pacote de telefonia VoIP adquirido, há um valor diferenciado com um SoftPhone mais adequado. E os valores não chegam à 50% dos custos com telefonia convencional praticados pelas operadores do mercado.

Por isso, dependendo do tamanho que a empresa já ocupa no mercado, que tal adquirir um SoftPhone e VoIP? 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse