Os homens estão cada vez mais ligados na aparência, e até mesmo os mais tímidos agora conseguem encontrar diversas opções para montar o guarda-roupa ideal. Considerado um clássico da moda masculina, o suéter é uma peça para os dias mais frios e, em diferentes tecidos, pode ser combinado com quase tudo.
Além de deixar o visual estiloso e sofisticado, o suéter também é uma escolha bastante confortável, e por isso pode fazer toda a diferença nos dias em que você sai atrasado de casa ou não quer pensar na roupa para sair. A seguir, vamos te contar um pouco mais sobre essa peça tão presente no guarda-roupa dos homens, os tipos mais comuns e algumas dicas de como usar da melhor forma. Confira!
O que este artigo aborda:
- O que é um suéter?
- Suéter de algodão
- Suéter de cashmere
- Suéteres sintéticos
- Tipos de golas em suéteres
- Gola C
- Gola V
- Gola tartaruga
O que é um suéter?
A palavra suéter tem origem no sweat, que em inglês significa suor. Eles são às vezes confundidos com os de moletom, muito usados principalmente nos EUA por atletas e entusiastas de atividades físicas, para manter o corpo aquecido durante a prática. Eles são fechados e podem ter variações de golas redondas ou mais recortadas.
A função do suéter é evitar a perda de calor do corpo, por isso ele é a escolha certa para dias mais frios. Geralmente, o suéter é feito em tecidos finos e malhas macias, e por isso muitas vezes é confundido com o pulôver, que possui o mesmo formato, mas é produzido em tecidos mais quentes, como lã.
Suéter de algodão
Assim como as camisetas, o suéter de algodão oferece conforto na hora de vestir, principalmente quando feito com algodão nobre, como o pima ou egípcio. Ele é uma alternativa mais acessível aos modelos de lã, que dependem de uma produção mais cara. O algodão possui alta durabilidade se a peça for cuidada da forma certa. Se você busca um modelo básico de suéter para testar a peça no seu dia-a-dia, o de algodão é a opção mais indicada.
Suéter de cashmere
O cashmere é um tecido extremamente macio, utilizado em suéteres e diversas outras peças das principais marcas de luxo no mundo. Por sua textura quase de nuvem, o cashmere é um dos tecidos mais confortáveis para um suéter, além de ter a capacidade de esquentar bastante até em temperaturas bem baixas.
Suéteres sintéticos
Confeccionados em poliéster ou acrílico, os suéteres com tecidos sintéticos são os mais baratos e possuem a vantagem de não acumular as famosas bolinhas após a lavagem. Uma peça sintética pode durar anos se conservada de modo adequado.
Tipos de golas em suéteres
Seja qual for o tecido, o suéter sempre vai oferecer conforto e esquentar o seu corpo em qualquer ocasião. Geralmente, é usado com camiseta ou camisa por baixo e, para isso, cada modelo de gola é indicado para um tipo de ocasião diferente.
Gola C
É a gola redonda tradicional, que pode cobrir toda a parte do pescoço anterior aos ombros ou ser mais aberta, no formato apelidado de “canoa”. São ótimas para usar com camisetas por baixo, pois não a deixam aparente e protegem mais do frio.
Gola V
O suéter de gola V é muito usado com camisas, pois sua gola deixa o colarinho aparente, criando um visual elegante e ao mesmo tempo moderno. A dica para deixar o look mais contemporâneo é apostar em broches de colarinho, adicionando um pouco de ousadia à peça, que é clássica.
Gola tartaruga
É a mais indicada para lugares e dias bem frios, pois acaba na metade do pescoço. Ela é diferente das blusas cacharrel, que cobrem todo o pescoço e são feitas em tecidos mais grossos.
Artigos relacionados: