terça-feira, 17 de maio de 2022 - 17/05/2022 04:44:04
Revista Portal Útil

Publicado por Marcela Ferreira em 10/05/2022 às 21:30.

Muitas mulheres sofrem com os sintomas desconfortáveis da endometriose, uma doença que afeta milhões de mulheres pelo mundo. Essa doença também é uma das principais causadoras da infertilidade feminina.

Quando descoberta precocemente, os sintomas da endometriose podem ser controlados, podendo a mulher viver uma vida com mais qualidade e com maiores chances de engravidar ao seguir os tratamentos.

Se você sentir fortes dores abdominais durante a menstruação, TPM intensa e alterações intestinais, vale a pena consultar um ginecologista para tirar todas as suas dúvidas acerca da endometriose.

Enquanto isso, leia o conteúdo a seguir para entender sobre a doença, seus tipos, sintomas e como é realizado o diagnóstico da endometriose.

O que este artigo aborda:

Entendendo a endometriose 

O crescimento irregular do tecido endometrial fora do útero é chamado de endometriose. Esse tecido corresponde a descamação de uma camada na parede do útero durante os períodos da menstruação.

Veja o que é a endometriose e seus principais sintomas

A cada ciclo esse tecido se reconstrói a fim de resultar em uma gestação, porém, no caso da endometriose esse tecido cresce em outros órgãos penetrando as paredes com células do endométrio. 

Por isso, a mulher pode perceber alterações no hábito de defecar e urinar, entre outros sintomas relacionados às categorias da endometriose.

Categorias da endometriose

Existem várias regiões afetadas pela endometriose, entre elas estão o intestino, ovários e parte abdominal. Conheça abaixo as categorias de endometriose que existem.

  • Endometriose Intestinal: ocorre quando o tecido endometrial cresce na parede do intestino.
  • Endometriose do Ovário: atinge a região dos ovários, pode causar cistos e desconfortos moderados.
  • Superficial: afeta o peritônio, uma camada que cobre o intestino. Lesões e sangramentos podem ser os principais sinais neste caso de endometriose.
  • Endometriose da parede: atinge a parede abdominal, porém, é um tipo de endometriose mais rara.
  • Pulmonar: esse tipo de endometriose pulmonar é chamada dessa maneira por causa dos sintomas perceptíveis como uma tosse com sangramento das regiões aéreas durante os períodos menstruais. Nesse caso, apesar de raro, o tecido cresce fora da pelve feminina.
  • Endometriose Profunda: acontece quando as células endometriais atravessam até 5 mm da parede do órgão ou tecido, causando a endometriose em seus sinais mais agressivos.

Neste caso o tratamento para endometriose profunda é mais delicado, já que possui mais sintomas relacionados.

Sinais da endometriose

Dependendo da região onde a endometriose esteja afetando, esses sintomas podem se tornar variáveis de um caso para o outro. 

De modo geral, os sintomas observáveis da endometriose estarão associados a dores abdominais, cólicas menstruais intensas, dores nas relações sexuais e sintomas intensos da TPM.

Outros sinais podem estar relacionados à presença de sangue nas fezes, diarreia, prisão de ventre, dor ao urinar e evacuar. A presença de massa abdominal palpável e casos de infertilidade na mulher também podem ser sinais da endometriose.

Diagnóstico da endometriose – Entenda como é feito

Ao apresentar esses sintomas ou mais, procure pela ajuda de um profissional ginecologista para que seja feito o diagnóstico preciso da endometriose.

Exames como a Ressonância Magnética para Endometriose são capazes de detectar a doença, principalmente em seus diferentes tipos.

A avaliação do histórico da paciente e exames laboratoriais também podem ser solicitados para o diagnóstico da doença, inclusive ultrassonografias na região da pelve e biópsia.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse

Clínica compulsória e internação involuntária: Quais as diferenças?

Clínica compulsória e internação involuntária: Quais as diferenças?

Como lidar com o estresse e a ansiedade causados pelo isolamento social

Como lidar com o estresse e a ansiedade causados pelo isolamento social

Farm to Face promove o uso de cosmético natural

Farm to Face promove o uso de cosmético natural

A importância do pilates para a saúde física e mental

A importância do pilates para a saúde física e mental

Como funciona o atendimento médico a distância?

Como funciona o atendimento médico a distância?

Como fazer dieta intermitente? – Aprenda passo a passo!

Como fazer dieta intermitente? – Aprenda passo a passo!