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A pesquisa de mercado é uma ferramenta estratégica que orienta os gestores e empreendedores nas tomadas de decisão.

Esses profissionais lidam com decisões importantes todos os dias, mas se tiverem uma ideia errada, podem prejudicar o andamento do negócio.

A única forma de evitar esse problema é embasar todas as atitudes em informações concretas, e é a pesquisa de mercado que ajuda nesse sentido.

Por isso, neste artigo, vamos escrever sobre o conceito desse processo, por que realizá-lo e dar algumas dicas para colocá-lo em prática.

O que este artigo aborda:

Um cliente apontando para um emoji feliz
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O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é um estudo que coleta e interpreta informações que vão oferecer um suporte para as tomadas de decisões. Com base em um problema específico, a organização define uma metodologia para coletar os dados.

Dependendo de qual seja o objetivo da pesquisa, ela pode ser quantitativa ou qualitativa, além de questionários de diferentes níveis que devem ser trabalhados por profissionais de várias áreas.

Por que fazer pesquisa de mercado?

Uma empresa de jardinagem e paisagismo tem várias razões para investir em pesquisa de mercado. Aliás, qualquer empresa precisa investir nesse processo, independentemente de seu porte ou segmento.

O dia a dia dos negócios depende de muitas decisões e são elas que definem seu sucesso ou fracasso. O mercado está cada vez mais competitivo e não há espaço para decisões erradas.

Tanto é que de acordo com dados levantados pelo Sebrae, cerca de um quarto das empresas brasileiras fecham as portas precocemente, com cerca de 2 anos de existência.

São exemplos de negócios que de alguma forma cometeram erros e não usaram uma pesquisa de mercado. Tomar decisões importantes é uma atividade que precisa de muita informação.

Uma empresa de aluguel de impressora a laser deve conhecer todos os aspectos de seu mercado, o que inclui:

  • Consumidores;
  • Concorrência;
  • Fornecedores;
  • Parceiros.

Sem essas informações é difícil fazer boas escolhas, mesmo que o empreendedor tenha uma boa intuição e faro para os negócios, pois não dá para contar apenas com isso.

Mas, para aproveitar todo o potencial e os benefícios da pesquisa de mercado, é necessário saber como colocar em prática.

Como fazer uma boa pesquisa de mercado?

A seguir, listamos o passo a passo necessário para fazer uma pesquisa de mercado, e suas etapas são:

1. Definir os objetivos da pesquisa

Uma empresa de impermeabilização da laje pode ter vários objetivos ao realizar uma pesquisa de mercado.

Ela pode querer definir a qualidade ou variedade de seus produtos e serviços, otimizar os preços, aumentar as vendas, dentre outros.

2. Definir o público-alvo

É necessário saber a quem se destina essa pesquisa, pois ela pode ser feita com os fornecedores, concorrentes, clientes ou com o público consumidor, em geral.

Isso é importante porque vai definir as características da pesquisa e o tipo de pergunta que será incluso.

3. Amostragem

Também é importante saber quantas pessoas serão entrevistadas, tendo como base as necessidades do negócio e seus objetivos.

4. Criar um roteiro

O roteiro é o formulário em si, e para obter os melhores resultados, é recomendável que as perguntas sejam simples, diretas e imparciais.

5. Aplicar a pesquisa

Nesta etapa, uma clínica de consultoria em fisioterapia vai realizar a pesquisa e fazer o levantamento de dados.

6. Fazer análise

Por fim, chega um momento de compilar as informações, analisar as respostas e fazer um panorama estatístico com todos os dados.

Apesar de ser um formato de pesquisa simples, é bastante utilizado e entrega resultados satisfatórios. 

Mas, nos últimos anos, diversas ferramentas de marketing digital facilitaram o monitoramento de usuários e forneceram dados profundos sobre a audiência.

Mesmo assim, elas não são capazes de conduzir o negócio e podem até mesmo gerar um caos informativo que leva a decisões erradas e a atitudes precipitadas.

Para evitar erros, o melhor a se fazer é coletar informações com cautela e traçar um planejamento para organizar os dados, compreendê-los e utilizá-los.

Conclusão

Portanto, fazer uma pesquisa de mercado traz muitas vantagens para as empresas porque permite conhecer o público-alvo, entender as estratégias dos concorrentes, analisar o desempenho de outros empreendimentos e dimensionar o mercado.

Também é uma forma de identificar oportunidades com antecedência e aproveitá-las ao máximo. 

Por meio do passo a passo mostrado neste artigo, seu negócio consegue obter todas as informações que precisa para ser um grande sucesso.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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