Revista Portal Útil

Cada vez mais os certificados digitais têm sido adotados por pessoas físicas e/ou jurídicas que desejam facilitar burocracias do dia a dia. 

Com esse tipo de documento, tarefas que antes somente podiam ser realizadas de forma presencial passaram a também ser feitas online, otimizando o tempo e até mesmo reduzindo custos.

Isso é possível porque os certificados digitais permitem a autenticação da identidade digital do usuário, tornando essas transações mais seguras e reconhecidas por lei. 

Na medicina, essa vantagem se dá por meio da assinatura eletrônica, que permite que receitas, pedidos de exames, atestados, entre outros, sejam enviados para o paciente de forma totalmente digital. 

Além de ser uma solução mais moderna do que o uso de papéis, essa tecnologia permite mais discrição e, principalmente, acesso a documentos claros, de fácil entendimento, muito práticos e com menos chances de erros. 

Conheça a seguir o funcionamento do certificado digital para médicos e veja mais a fundo quais são as outras vantagens que esse documento oferece!

O que este artigo aborda:

Computador com um certificado digital para médico
Computador com um certificado digital para médico
Pin It

Como funciona o certificado digital para médicos?

O certificado digital para médicos funciona como uma assinatura digital, que tem como objetivo garantir a autenticidade de um documento e sua validade em todos os âmbitos. 

Assim, tanto profissionais, quanto empresas da área médica conseguem executar atribuições no meio digital, de forma muito mais rápida, prática e eficiente do que antes era possível. 

Com o certificado, é possível emitir qualquer documento médico – como prontuários e laudos, por exemplo – e assiná-los virtualmente, sem a necessidade de uma cópia física. 

Para utilizá-lo, basta fazer a solicitação para uma autoridade certificadora responsável, reconhecida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), e escolher o tipo mais adequado para suas necessidades. 

No modelo A1, por exemplo, a chave criptografada que permite a assinatura digital fica salva em uma máquina, que pode ser um computador desktop ou laptop, como preferir. 

Já os de modelo A3 são disponibilizados no formato de cartões com chip ou token, que devem ser acoplados à máquina para utilização.

Os próprios sistemas para clínicas e consultórios irão identificar a necessidade de um certificado digital para assinatura do documento, buscando na máquina pela existência dessa tecnologia.

Então, basta digitar a senha para que seja realizada assinatura digital.

Leia também: Como funciona o atendimento médico a distância?

Onde podemos utilizá-lo na medicina?

Além das utilidades citadas acima, também é possível utilizar o certificado digital para médicos nas seguintes atividades: 

  • Acesso completo ao sistema do Conselho Regional de Medicina (CRM) e ao Portal Médico do Conselho Federal de Medicina;
  • Elaboração de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP);
  • Acesso a plataformas de prescrições eletrônicas.

O médico que adota a utilização da certificação digital também se beneficia em sua vida pessoal, com o cumprimento de obrigações legais e fiscais de forma remota.

Com o documento, pode-se assinar contratos digitalmente, acessar portais e certidões de órgãos governamentais, gerar procurações eletrônicas e executar transações bancárias com segurança.

Além disso, o uso de um certificado digital facilita o preenchimento e o envio das declarações do Imposto de Renda, bem como a visualização das declarações enviadas nos anos anteriores. 

Outras vantagens

Mais do que praticidade, o uso de um certificado digital traz segurança, evitando fraudes, rasuras, cópias ilegais e outros problemas que poderiam acontecer com um documento físico, como falsificação de assinaturas, por exemplo. 

O documento também garante mais discrição e sigilo, uma vez que as informações sobre diagnósticos, prescrições e outros dados sobre a saúde do paciente somente poderão ser acessados por ele e pelo médico responsável pelo tratamento. 

Com uma certificação digital adequada, também torna-se possível reduzir custos com insumos como papéis, impressões, entre outros, o que também tem impacto positivo no meio ambiente. 

Outro ponto interessante é que a tecnologia ajuda a eliminar problemas com perdas de documentos médicos pelos pacientes, acessando rapidamente todos esses arquivos em programas que os disponibilizam em armazenamento na nuvem.

Como obter certificado digital para médicos?

Para ter acesso a um certificado digital, é preciso seguir o seguinte passo a passo: 

Passo 1: Encontre uma autoridade certificadora

Antes de mais nada, é preciso encontrar uma autoridade certificadora devidamente reconhecida, que será a responsável pelo processo da emissão do certificado digital.

Portanto, se você busca por certificado digital em São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo ou outras cidades do ABC Paulista ou da região metropolitana de São Paulo, não deixe de buscar por uma empresa confiável, que consiga garantir toda a segurança de seus dados no processo.

Passo 2: Videoconferência 

Após escolhida a empresa que fará a emissão do certificado, será agendada uma videoconferência, cujo objetivo é confirmar as informações cedidas na solicitação do documento. 

Se estiver tudo certo, basta seguir para o último passo para concluir a transação.

Passo 3: Escolha do modelo 

Como dissemos, existem dois tipos de certificados digitais: A1 e A3. 

No caso do A1, que fica disponível apenas em uma máquina por vez, os preços costumam ser mais atrativos. Entretanto, é preciso levar em conta que esse modelo não permite a utilização em mais de um local e tem validade de apenas um ano. 

Já na versão A3, a validade pode variar entre 1 e 3 anos, a depender de sua escolha, o modelo é mais versátil, podendo ser utilizado em mais de uma máquina, mas o preço para aquisição também é mais elevado. 

Em ambos os modelos, após a expiração da validade, basta entrar em contato novamente com a empresa responsável e pedir a renovação. 

Por fim, basta esperar a emissão e aproveitar todas as facilidades que um certificado digital oferece para seu dia a dia.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse