Em uma pesquisa feita pelo Ibope chegou a conclusão que, o Brasil, possuí cerca de 220 milhões de celulares. Ou seja, 92% das casas no Brasil possuem pelo menos um celular. Da quantidade de brasileiros que possuem pelo menos um smartphone, podemos destacar que 97% das pessoas acessam a internet pelo aparelho.
Uma pesquisa da plataforma Gente, da Globosat, área da programadora destinada à divulgação de estudos e análises do comportamento da audiência, escutou cerca de 1.200 pessoas de 14 a 55 anos de idade.
84% delas responderam que seguem pelo menos 1 influenciador digital nas redes sociais. Isto é, seja no Instagram, Facebook, Tiktok, Youtube ou qualquer outra plataforma, o marketing de influência está em alta.
O que é perceptível a todos nós que temos acesso às redes sociais. Todos os dias, podemos perceber que o sucesso dos influenciadores digitais é algo realmente impressionante.
De um dia para o outro, pessoas até então desconhecidas, ganham milhões de seguidores e passam. Existem influencers de pequeno, médio e grande porte. Cada um deles têm suas oportunidades e trabalhos.
Isso porque marcas já identificaram o poder de influência dos profissionais com menos seguidores. De qualquer forma, trabalhar com isso se tornou o desejo de muitas pessoas.
Para outras, o estilo de vida desses profissionais é tudo o que queriam. Independentemente de qual lado você está, com certeza já deve ter passado na sua cabeça a seguinte pergunta:
Por que as pessoas seguem influenciadores digitais? Grande parte da população já se questionou o motivo desses profissionais terem tanto sucesso sendo que eles “apenas” gravam o seu dia a dia, estilo de vida, dicas e outros conteúdos.
Tudo isso que muitas vezes fazemos de graça para amigos (a), como dar dicas de produtos que gostamos. Essa, na verdade, é a chave da questão do marketing de influência.
A relação baseada em uma sensação de proximidade e amizade entre seguidores e influenciadores é o que favorece a influência desses profissionais – mas isso nós tratamos mais a frente neste conteúdo.
A seguir, entenda o real motivo de tanto sucesso. Explicaremos porque as pessoas seguem influenciadores digitais e se deixam influenciar por eles. Acompanhe!
O que este artigo aborda:
- Influencers digitais: por que são tão famosos?
- Sensação de identificação é o poder do marketing de influência
Influencers digitais: por que são tão famosos?
Os influenciadores digitais fazem parte das estratégias de publicidade de inúmeras empresas. O poder desses profissionais é realmente impressionante, mas os motivos para estes sucessos são mais profundos e complexos.
Acompanhar a rotina de pessoas desconhecidas pode ser considerado um entretenimento, mas o que explica a influência desses profissionais a ponto das pessoas só tomarem decisões de compra com base na opinião deles?
Essa é a grande questão. Mas vamos começar pelo óbvio, as pessoas seguem os influencers porque querem dicas e sugestões dessas pessoas. Segundo a mesma pesquisa do Globosat, 57% dos entrevistados seguem influenciadores no Instagram para receber dicas de compras, viagens, maquiagem, receitas ou produtos de beleza, por exemplo.
E mais: 76% das pessoas declarou que já mudou de opinião sobre algo depois de assistir um influenciador digital. 56% já conheceram marcas pela indicação desses profissionais e 51% foram apresentados a novos produtos ou serviços por eles.
O potencial dos influenciadores é inegável e as organizações já perceberam. Por isso, elas estão investindo pesado nessa estratégia. Porém, o que muitos não sabem é que o real motivo para as pessoas deixarem ser influenciadas é a identificação. Entenda!
Sensação de identificação é o poder do marketing de influência
O segundo motivo para as pessoas seguirem tanto esses profissionais é o relacionamento entre eles. Como assim? Os usuários seguem apenas aqueles influencers com quem eles se identificam.
Então, que tenham os mesmos gostos, ideais, jeito de falar, personalidade e outras características semelhantes com as suas. Ao acompanhar o dia a dia desses profissionais, as pessoas se sentem próximas.
A mesma pesquisa citada anteriormente indica que uma das principais razões pelas quais as pessoas seguem influencers é a sensação de proximidade que as pessoas acreditam ter com os influenciadores.
A possibilidade de ver o que eles fazem, do que gostam e como agem no dia a dia, além de conseguirem interagir diretamente com eles, faz com que os influencers exerçam um papel de amigos dos seus seguidores.
E de quem mais você confia em indicações e dicas: de amigos ou pessoas aleatórias? Então, a explicação do sucesso e poder de influência dos influenciadores é exatamente isso: a identificação e sensação de amizade com seu público.
Inclusive, a pesquisa revelou que uma a cada cinco pessoas entrevistadas, disse que se considera mais próxima de um influenciador que segue nas redes do que com os amigos da vida real. O que demonstra ainda mais a força da internet, redes sociais e profissionais da área.
E, claro, destaca a importância dos influenciadores nas estratégias de publicidade e responsabilidade social que assumem na internet.
Artigos relacionados: