Revista Portal Útil

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de começar a pensar na decoração. O loft é um tipo de propriedade que está em alta, sendo ideal para quem gosta de ambientes integrados e mora sozinho ou em casal. As principais características desse imóvel são o conceito aberto, com poucas ou nenhuma parede, pé-direito alto, geralmente com mais de 3 metros, janelas amplas e maior valorização da iluminação natural, além de instalações hidráulicas e elétricas aparentes. 

No entanto, por mais que o local por si só já seja muito interessante, é importante investir em uma boa decoração. Dessa forma, é possível trazer maior personalidade, conforto e aconchego aos ambientes, assim como qualidade de vida no dia a dia. Portanto, se você está sem ideias ou não sabe por onde começar, continue acompanhando o post de hoje e veja 9 dicas para decorar seu loft. 

O que este artigo aborda:

Uma sala de loft decorada de forma estilosa
Uma sala de loft decorada de forma estilosa
Pin It

1. Escolha seu estilo

Como o loft não possui muitas divisórias, é importante escolher um estilo de decoração para que o imóvel fique bem equilibrado e harmonioso. Caso contrário, faltará unidade e coerência, deixando os ambientes carregados e com sensação de bagunça. A boa notícia é que existem diferentes estilos de decoração para escolher, como industrial, moderno, rústico, etc. Portanto, basta entender quais são suas preferências e gostos pessoais. 

2. Integre os ambientes

Como falamos, uma das principais características do loft é a integração dos ambientes. Contudo, dependendo do caso, pode ser necessário criar uma divisão e para isso, o ideal é utilizar os próprios móveis. Uma boa alternativa é utilizar a bancada para dividir a cozinha, por exemplo. Além disso, incluir algumas banquetas deixa a decoração mais descontraída e interessante para receber convidados. 

3. Aproveite os espaços de forma inteligente

Principalmente no Brasil, o espaço disponível no loft tende a ser reduzido. Portanto, é fundamental ter um bom planejamento para aproveitar cada centímetro do ambiente de maneira inteligente. Com isso, você deixa a decoração bonita, elegante e ao mesmo tempo funcional. Uma boa dica é usar quadros, letreiro neon, além de móveis planejados, visto que são feitos sob medida para atender às necessidades do ambiente. 

4. Valorize as paredes

As paredes e tubulações aparentes são características de um loft, como já falamos. Sendo assim, você deve utilizar isso a seu favor, evidenciando essa parte do imóvel. Por exemplo, uma parede de tijolo branco é um verdadeiro charme e contribui para a decoração. Além disso, utilizar quadros, prateleiras e plantas também é uma ótima pedida para deixar os ambientes mais aconchegantes. 

5. Invista em móveis multifuncionais

Ainda que sejam amplos e integrados, os lofts precisam de atenção na hora de escolher os móveis. Afinal, se perder a mão pode acabar deixando o ambiente carregado e sem conexão. Nesse sentido, aposte em móveis multifuncionais para que não atrapalhem a circulação ou prejudiquem a sensação de amplitude. Em um loft maior, prefira móveis grandes em vez de vários menores. 

6. Atente-se à iluminação

A iluminação artificial do loft merece atenção especial. Com suas janelas amplas, durante o dia não há com o que se preocupar. Contudo, para momentos noturnos, ela precisa ser aconchegante e bem planejada para atender às necessidades dos moradores. Para isso, invista em luminárias, pendentes e pontos de luz, optando sempre por lâmpadas amarelas, visto que são mais confortáveis aos olhos. 

7. Priorize sempre o aconchego

Um ponto de atenção quando falamos em decoração de loft é o aconchego. Afinal, por ser um espaço 100% integrado e amplo, dependendo da decoração ele pode ficar com sensação de vazio e frio. Nesse sentido, inclua sua personalidade nos detalhes, além de investir em elementos que promovam aconchego, como um sofá confortável, poltronas e texturas, como tapetes, mantas e almofadas. 

8. Plantas são grandes aliadas

As plantas têm o poder de trazer vida para os espaços, literalmente. Portanto, devem ser incluídas para trazer aconchego, beleza e pontos de cor. Vale lembrar que elas têm a capacidade de melhorar a qualidade do ar, contribuindo para seu bem-estar no dia a dia. Extremamente versáteis, elas podem ser colocadas em vasos, nas estantes, em cima da mesa ou até mesmo penduradas nas paredes. 

9. Prefira o minimalismo

O estilo minimalista vem conquistando cada vez mais pessoas e isso não é à toa. A simplicidade desse tipo de decoração traz elegância aos ambientes, além de praticidade e funcionalidade no dia a dia. Além disso, elementos em excesso deixam o espaço com sensação de bagunça e poluição visual. Portanto, prefira cores claras e sóbrias, além de móveis com linhas retas. 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que seu loft será muito mais aconchegante, bonito e sofisticado. Lembre-se de ter um bom planejamento, assim como contar com a ajuda de especialistas, como arquiteto ou designer de interiores. Dessa forma, você garante maior personalidade, agilidade e até mesmo economia.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse