Revista Portal Útil

O sonho de muitas pessoas é ter um carro que o acompanhe em todos os lugares que for, sem ter que se preocupar se ele vai de fato sobreviver à aventura. Você não pode pegar um utilitário urbano e achar que ele vai dar conta de levá-lo até uma cachoeira no meio do mato, por exemplo, assim como um dono de fazenda também não pode usar um carro de passeio para ir até a cidade com frequência, principalmente quando chove e o terreno não esteja firme.

Se você mora no campo ou gosta de aventuras, tem que aceitar o fato de que a mãe natureza não é sempre sua aliada. Ela vai proporcionar muitas belezas e recursos naturais, mas você terá certa dificuldade para usufruir de tudo isso.

Por essa razão, muitas pessoas se perguntam se realmente os carros com tração 4×4 podem ajudar nessa situação. Muito se fala sobre esse tipo de carro, mas algumas pessoas não sabem qual é o seu diferencial e como isso pode ajudar você.  

Alguns adoram aventuras e o campo, mas não entendem muito de carros. Por isso, é essencial ter sempre por perto empresas como a Casa Grande Auto Shopping, que não só ajuda com o seu carro, mas lhe informa tudo que for necessário sobre ele também.

Hoje, nós vamos passar algumas informações sobre carros com tração 4×4, talvez o carro que você  pensa em ter no futuro. Vamos falar porque alguém deveria ter um carro desse modelo e quais as suas principais vantagens.

O que este artigo aborda:

4 vantagens de carros com tração 4x4
4 vantagens de carros com tração 4×4
Pin It

1. Tração nas 4 rodas

Vamos começar com o básico: um 4×4 trata-se de um carro que tem tração nas 4 rodas, o que ajuda o mesmo a ter mais força para passar por terrenos complicados.

Se o veículo atolar, por exemplo, e apenas os pneus de trás fizerem força, provavelmente você não conseguirá potência suficiente para fazer frente ao chão liso.

Agora, se você tem um carro com tração nas 4 rodas, ele vai ter força e potência para andar em qualquer solo. Essa é uma das maiores vantagens para quem vai se aventurar em terreno que potencialmente pode estar lamacento, seja para quem está fazendo um passeio ou para quem mora no campo.

2. Todo o sistema é mais robusto

Para que um carro possa ter uma tração 4×4, é necessário que outros componentes dele sejam fortes para aguentar o tranco. Isso quer dizer que a suspensão é mais forte, que o motor é mais forte, e que até o freio deve ser mais forte.

Isso significa que, quando você compra um 4×4, não está comprando apenas a tração, já que junto com ela vem tudo o que é necessário para que o carro consiga trabalhar nessas condições.

Com isso, você vai correr menos risco de acidentes, de peças que se quebrem, e ainda acabar ficando na mão no meio do nada. Ademais, o carro também não vai ter problema para andar na cidade, onde normalmente as ruas e estradas possuem melhores condições.

3. O carro aguenta peso

Caso você faça uma viagem com muitas pessoas, ou então simplesmente vai viajar com muito peso, isso não será problema para os carros com tração 4×4, levando-se em conta vários motivos.

Primeiro porque o motor é sempre muito potente, e você nem vai sentir que o carro está fazendo força. Segundo porque o carro tem uma suspensão feita para trancos pesados, então, não é por estar carregando peso que você vai prejudicar o carro, o que oferece uma grande tranquilidade para se viajar.

Um carro 4×4 geralmente é comprado justamente para carregar peso, então, se você é uma pessoa que gosta de acampar, por exemplo, pode levar todo o seu equipamento de camping sem nenhuma preocupação. 

4. O carro é alto

A altura de um veículo pode ser muito útil, e, acredite, não apenas no campo. Com o carro sendo alto, você não vai ter problemas com os buracos de uma rua, ou com o quebra-molas. Caso você more em um lugar com muitas enchentes, também não terá tantos problemas para passar pelas ruas alagadas. Isso, obviamente, também ajuda quando você for andar no campo, lama, estrada com pedras, buracos e falhas.

Portanto, quanto maior o carro, maior as poças que você pode passar. Carros altos também costumam ter um ótimo protetor de cárter, peça indispensável para praticantes de off-road. 

Agora que você já sabe o que um carro 4×4 pode fazer por você, basta analisar se vale a pena investir em um e que atenda às suas necessidades.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse