Revista Portal Útil

Quem atua em áreas como a logística, a indústria, construção civil e outras que exigem o constante manuseio e transporte de cargas pesadas sabe o quão necessário é contar com uma máquina que dê conta de realizar esse tipo de trabalho. 

Um dos veículos mais utilizados, por conta de sua versatilidade e segurança, é o caminhão munck, também conhecido como guindauto, que reúne o que há de melhor nos guindastes e nos caminhões. 

Por conta de seu chassi alongado, o munck é uma excelente opção para transportar cargas de um local para outro, especialmente porque pode se locomover por ruas, rodovias, estradas e avenidas. 

Por outro lado, seus braços articulados permitem içar e movimentar cargas de até 25 toneladas, a alturas variáveis entre 10 e 30 metros.

Assim, o veículo alcança locais de difícil acesso, o que é ideal para aquelas atividades que não poderiam ser feitas somente com o uso da força humana. 

Para utilizar o munck, é necessário comprar ou locar a máquina, e a segunda opção é muito mais vantajosa pois, além de viabilizar as atividades descritas acima, ainda ajuda a reduzir custos na operação. 

Saiba como isso é possível a seguir!

O que este artigo aborda:

Gancho de caminhão munck
Gancho de caminhão munck
Pin It

Por que locação de caminhão munck vale a pena?

A locação de caminhão munck é mais vantajosa que a compra porque, além de ser mais acessível, ajuda a eliminar gastos que podem passar despercebidos em um primeiro momento, mas contribuem para encarecer o orçamento. 

É o caso, por exemplo, da preocupação com a manutenção das máquinas, extremamente importante para garantir a segurança na operação.

Afinal, uma máquina que não esteja funcionando corretamente pode causar acidentes, danos à carga e atrasos ao projeto, o que tem impacto direto no orçamento. 

Na locação também não há a preocupação com questões como seguro, local para estacionamento do veículo, equipe especializada para condução da máquina, etc, já que a empresa locadora é quem deve cuidar de todos esses detalhes.

O mesmo se aplica à aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os trabalhadores envolvidos, documentação do veículo e do condutor.

Embora possa não parecer, todos esses detalhes representam um grande montante de dinheiro ao final da operação, além de serem motivos de preocupação e dores de cabeça durante o projeto. 

Portanto, basta escolher uma empresa especializada e de confiança e fazer seu orçamento, com a especificação da máquina mais adequada para seu projeto. 

Todos os custos já estão discriminados no momento no fechamento do negócio, então não é necessário se preocupar com mais nada além de arcar com o que foi estabelecido. Uma facilidade e tanto, não é mesmo?

Equipe especializada

Além das facilidades técnicas descritas acima, em boa parte dos casos, a empresa locadora conta também com equipe especializada para operação das máquinas, o que ajuda a reduzir custos com a contratação de pessoal especializado. 

Outra vantagem de contar com profissionais para a operação de caminhões munck e demais máquinas de alta performance é que esses trabalhadores são experts em realizar os trabalhos com segurança e agilidade, o que contribui para o bom andamento das atividades e redução de acidentes e outros problemas. 

Por isso, vale a pena optar pela locação do caminhão munck e contratação do serviço completo, já prevendo a equipe que será necessária, considerando o tipo, tamanho e duração do tempo do projeto. 

Outras dicas de segurança para operações com caminhão munck:

Como toda operação de cargas de grandes pesos e dimensões, alguns cuidados são necessários para que o uso do caminhão munck ocorra sem maiores problemas. Dentre eles, podemos citar:

  • Atenção à manutenção das máquinas, que deve estar em dia;
  • Atenção à documentação da máquina e do operador;
  • Verificação das condições do terreno e/ou espaço no qual a operação irá acontecer;
  • Atenção à rota que será seguida pelo veículo para garantir a segurança do trajeto;
  • Monitoramento da frota para assegurar a segurança da carga e do condutor;
  • Uso de equipamentos de proteção individual completos, como óculos, luvas, capacetes, coletes sinalizadores, calçados e roupas adequadas, entre outros. 

Outra dica importante é realizar o projeto rigger antes de iniciar o içamento de cargas, para garantir que todos os riscos sejam calculados e evitados. 

Além de aumentar a segurança, o planejamento rigger visa otimizar o tempo e os recursos disponíveis no projeto, viabilizando o andamento dentro das normas de segurança vigentes e aplicáveis. 

Para colocar o projeto em prática, é necessário contar com profissionais da área, como engenheiros e técnicos, que serão responsáveis pelas análises, cálculos e planejamentos de elevação necessários.

Com isso, você irá garantir toda a segurança e tranquilidade que você e seu projeto precisam.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse