segunda-feira, 16 de maio de 2022 - 16/05/2022 12:25:32
Revista Portal Útil

Publicado por Redação em 11/11/2021 às 13:19.

Se tornar esteticista virou o desejo de muitas pessoas que gostam do ramo da beleza. Por isso, é comum procurar ganhar dinheiro com este mercado, que não para de crescer. Um curso na área de estética e imagem pessoal pode ser a melhor alternativa! 

A crescente demanda de cuidados com a beleza transformou a profissão esteticista em uma carreira promissora. As oportunidades no mercado de trabalho cresceram exponencialmente nos últimos anos. 

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), de 2014 a 2019 houve um crescimento de 567% no mercado de estética brasileiro. 

Não é à toa que as agendas das clínicas de estética vivem cheias de clientes, que querem investir na aparência para melhorar a autoestima. É sobre este mercado de sucesso que vamos abordar aqui! 

Se você quer saber mais sobre o que o esteticista faz, as áreas de atuação e salários, continue a leitura e aprenda mais sobre essa profissão. Confira!

O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários
O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários

O que este artigo aborda:

O que esteticista faz?

O esteticista realiza procedimentos para promover a beleza e o bem-estar das pessoas. No ano de 2018, a profissão foi regulamentada pela Lei 13.643/18, juntamente com os ofícios de cosmetólogo e técnico em Estética. 

Por meio de técnicas e uso de cosméticos aplicados na pele, cabelo ou no corpo, é possível proporcionar diversos resultados, seguindo as necessidades e preferências dos clientes. 

Entre as atribuições de um profissional esteticista estão: 

  • massagens;
  • limpeza;
  • drenagem linfática;
  • depilação;
  • bronzeamento;
  • hidratação de pele;
  • aplicar cosméticos;
  • cuidados capilares;
  • tratamentos estéticos.

Mas o campo de atuação do esteticista pode ser mais amplo, incluindo também a área empreendedora, com a administração de salões de beleza e centro de estética. 

O local de trabalho também pode ser em academias, spas, hotéis, consultórios, clínicas ou prestando os serviços de forma autônoma. 

É necessário ter faculdade de esteticista?

Além da aptidão e gosto pelos cuidados com o bem-estar do nosso corpo, o profissional deve adquirir conhecimentos necessários para atuar como esteticista.

Apesar de existir a faculdade de Estética e Cosmetologia, ela não é obrigatória para quem pretende trabalhar na área da estética. Existem diversos cursos mais baratos e menos extensos que já suprem essa necessidade.

Mas é importante que antes de ingressar na profissão, o futuro esteticista faça um curso com certificação, seja de formação livre, tecnólogo ou de bacharelado. Esse documento pode abrir muitas portas para oportunidades no mercado de trabalho.

O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários

O que um profissional esteticista cuida?

Um profissional esteticista tem diversas atribuições para cuidar do bem-estar do nosso corpo. Atuando com uma equipe multidisciplinar, ele contribui principalmente para a autoestima do cliente. 

As áreas de atuação vão além dos cuidados com a beleza, mas também envolvem a saúde e o bem-estar dos clientes.  Entenda mais sobre como esses profissionais podem atender no mercado brasileiro: 

Visagismo

O Visagismo é uma área da estética que envolve cuidados para valorizar a beleza do rosto. 

Assim, o esteticista realiza procedimentos como maquiagem, cortes de cabelo, tintura, design de sobrancelhas, aplicação de cosméticos, entre outros cuidados que envolvem a autoestima de uma pessoa.

Para isso, o profissional deve realizar um estudo de quais são as características físicas e psicológicas da pessoa, a fim de promover os melhores resultados para a sua autoestima.

O visagismo é aplicado pelo visagista, esteticista especialista, que se capacitou para para atender nos cuidados da beleza do rosto. 

Pele do rosto e corporal

O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários

O esteticista também trabalha nos tratamentos estéticos para a pele do rosto e do corpo, diretamente ligados com o rejuvenescimento. Esse está entre os mais procurados nas clínicas de estética. 

Com o passar dos anos, o corpo humano vai perdendo suas fibras de colágeno, substância responsável por manter a firmeza e sustentação da pele. Sem essa reposição, a pele fica mais flácida. 

Para combater esse resultado e reverter a diminuição da firmeza da pele, existem diversos procedimentos. Entre os principais estão:

  • peeling;
  • limpeza de pele;
  • depilação;
  • preenchimento facial;
  • botox;
  • microagulhamento;
  • bronzeamento artificial;
  • drenagem linfática;
  • massagem modeladora;
  • tratamento de estrias.

Todos os procedimentos têm o objetivo de melhorar a beleza e a saúde da pele, deixando-a mais macia e com a aparência jovial, livre de manchas, rugas, estrias e celulites. 

Pós-cirúrgico

A estética também inclui tratamentos pós-cirúrgicos, importantes para atingir o resultado esperado pelos pacientes, que fizeram algum tipo de procedimento mais invasivo. Eles são essenciais para evitar complicações durante este período.

O pós-cirúrgico estético evita a formação de:

  • cicatrizes;
  • manchas;
  • fibrose;
  • hematoma;
  • edemas (acúmulo de líquido).

Os procedimentos feitos pelo esteticista que são recomendados após a cirurgia plástica são:

  • drenagem linfática: estimula a circulação no processo inflamatório;
  • radiofrequência: trata a fibrose que se forma após a cirurgia;
  • ultrassom terapêutico: ajuda na reabsorção de hematomas.

Cuidados capilares

A estética capilar é outra grande demanda que requer esteticistas especializados. Não se trata apenas de cuidados com a aparência, pois os cabelos também são responsáveis pela proteção do couro cabeludo contra os raios solares. 

Esse tipo de procedimento nada mais é que uma terapia capilar, que cuida de problemas como queda, seborréia, oleosidade e caspa. 

Os procedimentos estéticos indicados são o microagulhamento, laser e uso de dermocosméticos orientados pelo profissional esteticista. 

O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários

Qual o salário médio de um esteticista?

As diferentes possibilidades de atuação podem fazer com que a remuneração dos esteticistas seja bastante variada. Porém, estima-se que a média salarial é de R$1450,73.

Mas vale ressaltar que o piso salarial desse profissional costuma mudar de acordo com a região e o campo de atuação.

Por possibilitar diferentes trabalhos dentro do mercado, há profissionais esteticistas que podem ganhar um valor muito superior a esse. 

Conclusão

O profissional esteticista pode conquistar uma carreira promissora e as pessoas não precisam temer investir nessa área. Há diversas oportunidades no mercado de trabalho, que garantem um bom retorno financeiro. 

Com isso, se formar em um curso completo e com certificação faz toda a diferença para quem deseja alcançar um bom futuro nessa profissão. Não é necessário ter uma graduação, mas pelo menos um diploma de formação livre ajuda bastante!

Invista nessa carreira e colha no futuro os melhores resultados (principalmente financeiros), que as carreiras no Brasil tem dado.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

As melhores tendências de dieta para manter seu rosto com aparência jovem

As melhores tendências de dieta para manter seu rosto com aparência jovem

Exercícios para perder barriga

Exercícios para perder barriga

Como cuidar da pele no outono?

Como cuidar da pele no outono?

Como cuidar da pele seca

Como cuidar da pele seca

Veja como a abdominoplastia vai ajudar na sua autoestima

Veja como a abdominoplastia vai ajudar na sua autoestima

Alongamento de cílios: como, o quê e por quê?

Alongamento de cílios: como, o quê e por quê?