Revista Portal Útil

 Se tem uma coisa que preocupa toda loira é a possibilidade dos fios ficarem manchados e/ou amarelados, ainda mais se for em uma situação em que ir ao salão corrigir não for possível.

Mas é importante entender, também, o que causa as manchas amareladas nos fios. Afinal, “prevenir é melhor do que remediar”, já dizia o ditado.

Além disso, existem diversos fatores que podem levar ao cabelo amarelado e ter conhecimento dos principais pode evitar um trabalho futuro. 

Por isso, veja como matizar o cabelo em alguns passos que podem ser feitos em casa mesmo. 

O que este artigo aborda:

Como matizar o cabelo: 3 passos
Como matizar o cabelo: 3 passos
Pin It

1. Cuidados inadequados

O cabelo loiro exige muito mais cuidado que o normal. O processo de descoloração afeta profundamente os fios, tornando necessário o uso de produtos específicos para cabelos com esse tipo de química. Se essa rotina de tratamento não for seguida, os fios ficam mais porosos e, consequentemente, mais fáceis de amarelar com qualquer fator externo.

Por isso, é importante manter os cuidados adequados, seguir um cronograma capilar e utilizar produtos específicos para cabelos com química e loiros. 

2. Exposição excessiva ao calor

O uso excessivo de qualquer fonte de calor, seja chapinha, babyliss, secador e até mesmo água extremamente quente, pode causar a oxidação da cor, além de prejudicar os fios, aumentando a porosidade e acontecendo o que citamos no tópico acima. Por isso, evite o máximo que puder expor o cabelo loiro ao excesso de calor. Invista nos cuidados essenciais para ter fios mais alinhados, ao invés de só finalizar com secador, babyliss ou chapinha. 

3. Não utilizar shampoo específico para cabelos loiros

O famoso shampoo roxinho não é só “marketing”. Ele possui componentes específicos que contribuem para a matização dos fios, evitando o amarelamento e realçando a cor que foi feita no salão. Esse shampoo faz toda a diferença e é essencial para toda loira! 

Mesmo com todos esses cuidados, o risco de amarelar os fios ainda existe. Afinal, o próprio cloro da água do banho ou da piscina pode mudar a cor do cabelo loiro. Então, saber o que fazer em casa para resolver isso, pode salvar o dia! 

Como matizar o cabelo em casa?

O primeiro passo é garantir bons produtos para matizar os fios em casa. Hoje em dia existem inúmeras linhas disponíveis no mercado que irão facilitar a sua vida.

O essencial para ter esses cuidados em casa é um shampoo roxo e uma máscara matizadora. Mas se puder optar por uma linha completa (shampoo, condicionador, máscara e leave-in, melhor!).

Passo a passo:

Molhe os cabelos e aplique o shampoo roxo, massageie bem, deixe agir por alguns minutos e enxágue bem. Depois, retire o excesso de água e aplique a máscara matizadora mecha a mecha, deixando agir de 5 a 10 minutos e enxágue. Para finalizar, aplique um condicionador para selar a cutícula, deixe agir por alguns minutos e enxágue bem. 

Aqui citamos um tempo médio da maioria dos produtos, mas não se esqueça de olhar as instruções de cada produto para utilizar o tempo recomendado pela fabricante. 

Seguindo todos esses passos, será possível ter um cabelo sempre matizado, com uma cor viva e brilhante, cuidando em casa mesmo!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse