Revista Portal Útil

Com o final do ano se aproximando, os motoristas já estão atentos para pagar o licenciamento. Este documento é uma taxa anual  obrigatória para quem dirige, pois é a partir dele que os motoristas são autorizados a circular pelas ruas.

O calendário de licenciamento, assim como os outros, só poderá ser liberado se o pagamento de todas as taxas anteriores estiverem em dia. Sendo assim, se houver pendências relacionadas a IPVA, seguro DPVAT ou qualquer outro tipo de multa, é necessário a regularização.

É importante ressaltar que, se o condutor for pego dirigindo sem o licenciamento pago, sofrerá multa, juros no valor total a ser pago pela renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), perderá pontos na CNH, e ainda, corre o risco de ter o seu veículo apreendido.

O que este artigo aborda:

Calendário de licenciamento: valores e tabelas
Calendário de licenciamento: valores e tabelas
Pin It

Como consultar o calendário de licenciamento?

A consulta pode ser realizada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou também através da Secretaria da Fazenda do seu estado, basta ter o RENAVAM e a placa do automóvel em mãos. 

O valor do licenciamento é fixo, podendo variar conforme o estado e a categoria do veículo (se é um carro de passeio, moto, caminhão, entre outros). Até o momento, os valores ainda não foram divulgados pelo Detran, mas costumam ficar entre R$100 e R$200.

Como pagar documento de veículo?

Para saber como pagar documento de veículo, geralmente, o pagamento é realizado no site do Detran, e no caso do licenciamento, para quem quiser receber o CRLV diretamente em casa, é preciso pagar a taxa de Correios, que pode variar de acordo com o lugar que você reside.

Além disso, pelo site do Detran, o motorista poderá verificar quais as pendências, débitos e as formas de pagamento do documento. 

Quais as formas de pagamento?

Os descontos no licenciamento e as formas de quitação do débito são definidas por cada estado. Porém, em caso de débitos em aberto com o Detran, o motorista tem a opção de parcelar o licenciamento diretamente no Portal.

Os pagamentos que estão fora do prazo sofrem multas e juros. Além disso,  existe a possibilidade de realizar o pagamento na modalidade cota única, ou seja, pagar o valor de forma integral e à vista, com descontos que variam entre 5% a 20%.

Entretanto, os descontos só são disponibilizados quando o pagamento é feito com antecedência. E, além da opção do boleto, alguns Detrans oferecem também a opção por Pix. Para quem deseja parcelar o documento, é preciso seguir o calendário do licenciamento 2023, podendo fazer o parcelamento de 3 a 5x.

Calendário de licenciamento de veículos

Esse calendário de licenciamento de veículos nada mais é do que as datas de pagamento que o Detran disponibiliza, sendo essencial para saber até quando o veículo pode transitar com o CRLV vencido.

Em São Paulo, por exemplo, fica mais ou menos assim:

  • Final de placa 1: Abril;
  • Final de placa 2: Maio;
  • Final de placa 3: Junho;
  • Final de placa 4: Julho;
  • Final de placa 5 e 6: Agosto;
  • Final de placa 7: Setembro;
  • Final de placa 8: Outubro;
  • Final de placa 9: Novembro;
  • Final de placa 0: Dezembro.

Ou seja, o calendário de licenciamento é constituído com base no final da placa do veículo, e a cada mês um final de placa é autorizado a quitar seu débito, normalmente o início do prazo é em fevereiro, mas é necessário ficar atento à divulgação do órgão regulador.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse