quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 26/05/2022 16:54:35
Revista Portal Útil

O conteúdo "Dicas para evitar o entupimento de tubulações em sua casa" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Casa e Jardim em .


De vez em quando, é bastante comum que os encanamentos fiquem entupidos, embora esse período possa variar dependendo da idade da estrutura da casa, bem como dos cuidados que tomamos na utilização dos ralos.

Dependendo da gravidade do entupimento, podemos implementar diferentes soluções, como a utilização de um êmbolo manual ou adição de produtos químicos que erradiquem a obstrução com os consequentes danos que esta produz na superfície dos tubos.

No entanto, para evitar que esses problemas aconteçam e poder solucioná-los sempre que aparecerem, o ideal é contratar uma empresa que realize o serviço de manutenção e desentupimento, que inclua coberturas específicas para desbloquear, limpar, reparar ou substituir canos de esgoto entupidos. 

O que este artigo aborda:

Como evitar bloqueios nas tubulações?

Os entupimentos ou chamados “bloqueios nas tubulações” ocorrem por diversos motivos, entre eles, comida despejada no cano da pia, papel higiênico e demais materiais nas privadas, objetos, tubulações antigas e danificadas, entre outros.

Para evitar o bloqueio nas tubulações, basta seguir algumas dicas:

Dicas para evitar o entupimento de tubulações em sua casa
  1. Se você tem filhos em casa, deve ter especial atenção para que nenhum brinquedo ou outro objeto acabe sendo jogado no ralo.
  2. Os restos de comida e óleo são os principais componentes que provocam congestionamentos nas pias, por isso no primeiro caso é aconselhável jogar fora os alimentos que ficaram na louça antes de lavá-los, e no segundo é conveniente Reciclar o óleo de cozinha armazenando-o em um pote limpo para usá-lo na fabricação de sabão. Você também pode doar em pontos de coleta.
  3. Depois de cada banho, é muito importante recolher os fios de cabelo que caíram do ralo, principalmente se tivermos cabelos compridos.
  4. Não derrame tinta ou solventes pelos canos. Essa prática, além de contaminar o meio ambiente, também é causa de futuros entupimentos nas tubulações. Melhor se você levar esse tipo de produto para um ponto de coleta.
  5. Use grades para cobrir a pia e evitar que detritos de grandes dimensões entrem e obstruam os canos.
  6. Tente não jogar muito papel higiênico no vaso sanitário, é preferível jogá-lo na lixeira. Tenha muito cuidado também com os lenços umedecidos para vasos sanitários que anunciam que podem ser despejados sem problemas. Embora a priori sejam projetados para serem jogados no vaso sanitário como papel higiênico, eles não devem ser jogados com frequência, ​​para evitar que se formem tampões nos canos. Se temos a tendência de pensar que o banheiro elimina tudo, é importante lembrar que fraldas, absorventes internos, compressas, gazes, cotonetes, etc. não podem ser jogados neste local. Os danos que esses objetos podem causar nas tubulações são consideráveis ​​e podem causar entupimentos.
  7. Os detergentes em pó também são o motivo de muitos entupimentos, por isso é aconselhável usar mais sabonetes líquidos na máquina de lavar.
  8. Para evitar entupimentos nos canos da pia, é aconselhável colocar uma panela de água fervente uma vez por semana para remover qualquer tipo de graxa ou sujeira que tenha aderido aos canos. Outro truque é fazer uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre e água quente para despejar no ralo a cada duas semanas.
  9. Dependendo da área onde vivemos, a água pode ter um nível maior ou menor de calcário. Para evitar o entupimento deste item, é importante utilizar produtos anti-calcários para banheiro, lava-louças ou máquina de lavar.
  10. Peça a um profissional para verificar se os canos da sua casa têm inclinação e diâmetro mínimos para que os detritos possam descer com facilidade.

Essas são as principais dicas para evitar o entupimento nas tubulações de sua residência.

Caso queira ver mais aulas e cursos sobre qualquer outro assunto, entre no site: aulasecursos.com.br

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Cuidados para manter sua casa na praia

Cuidados para manter sua casa na praia

Organize sua cozinha e otimize seu tempo no dia a dia

Organize sua cozinha e otimize seu tempo no dia a dia

5 ideias para decorar sua casa sem gastar muito

5 ideias para decorar sua casa sem gastar muito

Como transformar o quarto das crianças em um quarto para adolescentes?

Como transformar o quarto das crianças em um quarto para adolescentes?

7 ideias para decorar a casa alugada sem gastar muito

7 ideias para decorar a casa alugada sem gastar muito

Rede de proteção em casa: 5 dicas essenciais de segurança

Rede de proteção em casa: 5 dicas essenciais de segurança