Revista Portal Útil

Afinal, o que é melhor: mesa redonda ou quadrada? Primeiramente, na hora de decorar a sala de jantar é normal ficarmos em dúvida sobre qual modelo de mesa escolher. Ainda mais com tantas opções disponíveis no mercado de decoração.

Além disso, estamos falando do móvel sendo o centro das atenções da sua sala. Isso significa que a mesa de jantar deve ser bonita, confortável e também combinar com a decoração realizada no espaço. Por isso, não basta escolher cor, tamanho, material e estampa, você também precisa escolher o modelo de mesa ideal para o seu ambiente.

Então, pode surgir a dúvida: mesa redonda ou quadrada? No geral, a resposta irá depender de alguns fatores. Uma vez que cada pessoa tem um gosto particular, algumas preferem a redonda, enquanto outras se encantam pelas quadradas. 

Entretanto, se você não tem preferência ou sente insegurança para escolher, o principal segredo é conhecer quais são os diferenciais de cada uma. Bem como qual é o tipo de mesa de jantar que combinará melhor com a decoração do espaço. Confira!

O que este artigo aborda:

Uma mesa redonda em uma sala
Uma mesa redonda em uma sala
Pin It

O que é melhor para sala de jantar: mesa redonda ou quadrada?

Antes de tudo, para entender qual é o melhor tipo de mesa para sua sala de jantar, você deve conhecer bem as características de cada uma:

Mesa Redonda

Começando com a mesa redonda. Atualmente, esse modelo está muito mais moderno e dão um ar de suavidade ao espaço. Dessa forma, combinam muito com qualquer estilo de decoração.

Em suma, uma das principais diferenças entre o tipo de mesa redondo e o quadrado é o pé da mesa. Pois nos modelos redondos o pé é totalmente centralizado, deixando que mais pessoas sejam acomodadas com conforto ao redor da mesa. 

Então, uma mesa de 1,20 m de diâmetro feita para 4 lugares tem como acomodar até 6 pessoas com mais conforto. Lembrando também que a mesa redonda ajuda na circulação de pessoas, porque não possui cantos. Isso significa que esse modelo economiza espaço.

Embora seja uma mesa mais acolhedora, também apresenta  um ponto negativo. Uma vez que quanto maior a mesa, mais pessoas cabem nela. No entanto, o problema é que a área central da mesa também fica maior, deixando a refeição cada vez mais distante. 

Dessa forma, a mesa pode acabar dificultando tanto a comunicação entre as pessoas como também a hora de pegar a comida.

Nesses casos, usar um centro giratório é um excelente recurso. Até mesmo porque ele permite que todas as pessoas consigam acessar tudo o que está servido na mesa sem precisar pedir para os outros.

Mesa Quadrada

Por fim, a mesa quadrada normalmente é mais elegante. Entretanto, devido aos 4 pés para dar estabilidade e segurança, ela não é tão flexível para acomodar mais pessoas além da sua capacidade, quando for preciso.

Porém, pelo fato de ser quadrada, você consegue juntar duas mesas quadradas para ter mais lugares disponíveis. Além disso, esse formato também traz mais opções de composições e posições para o ambiente. Por exemplo, a mesa quadrada pode ser posta no centro, encostada na parede lateral ou então para aproveitar um cantinho.

Sendo assim, por causa dos seus cantos, a mesa quadrada deixa que você coloque mais quantidade de coisas nela. Em comparação com uma mesa redonda do mesmo tamanho.

Entretanto, caso você una mesas quadradas para ter mais lugares, também irá surgir o mesmo problema para acessar os alimentos. Assim como no modelo anterior, nada te impede de usar um centro giratório.

Conclusão

No geral, a mesa quadrada é sempre uma ótima opção para ambientes que são médios ou grandes. Enquanto as redondas são excelentes para ambientes pequenos ou médios. Ao saber disso, você pode fazer a melhor escolha de mesa para a sua sala.

Sendo assim, se você deseja comprar um desses modelos, nossa dica é ficar de olho na Black Friday. Pois você pode garantir sua mesa de jantar pagando muito menos.

Então, o que você achou a melhor opção: mesa redonda ou quadrada? Qual é o modelo de mesa de jantar que você tem na sua casa? Deixe o seu comentário.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse