Talheres, pratos, copos, fôrmas, quem trabalha na cozinha todos os dias sabe como são variados os utensílios básicos de cada cozinha. E ainda não estamos falando de eletrodomésticos.
Itens cotidianos, como panela e frigideira, devem sempre estar à mão em uma cozinha bem equipada. No entanto, como não se esquecer de nada quando for comprar?
No texto a seguir, reunimos alguns utensílios essenciais em toda cozinha. Basta tê-lo ao seu lado quando for fazer as suas compras. Vamos lá?
O que este artigo aborda:
- Fôrmas
- Fervedor
- Talheres
- Pratos
- Jogo de panelas
- Jogo de facas
- Luvas térmicas
- Tábua de corte
- Abridor de latas, garrafas e saca-rolhas
- Espremedor manual
- Potes herméticos
- Saleiro e pimenteiro
- Descanso de panela
- Escorredor
- Ralador
- Tesoura de cozinha
- Acessórios de silicone
Fôrmas
Fundamentais para fazer bolos e pudins, os tabuleiros também podem ser aliados em receitas salgadas. Seja um empadão de frango ou um pernil assado, as fôrmas e tabuleiros podem ser de diversos materiais. Os mais usuais são os de alumínio e de silicone.
Fervedor
Também conhecido como leiteira, é curinga na cozinha. Nele, você pode ferver água e leite, cozinhar ovos e muito mais. Uma boa dica para usar o fervedor é sempre tê-lo com água fervente no fogão enquanto prepara as suas receitas. Isso ajuda bastante quando precisar de uma água quente de última hora.
Talheres
Sem eles, nenhuma refeição é completa. Invista em um conjunto de talheres para o dia a dia, com garfos, facas e colheres. No entanto, lembre-se de que existem diferentes tamanhos de colheres, como as de sopa, sobremesa, chá e café. Elas, além de serem usadas para alimentação, também podem te ajudar a medir ingredientes no preparo de receitas.
Pratos
Geralmente comprados em conjuntos fechados, são essenciais para as refeições cotidianas. Tenha os básicos, ou seja, o fundo, o raso e o de sobremesa. Também estão à venda em variados materiais, como vidro, porcelana e esmaltado.
Para as refeições principais, prefira os de vidro. Caso receba muitas visitas, invista em um aparelho de porcelana.
Veja também: Melhores tipos de mesas para cozinhas pequenas
Jogo de panelas
Costuma vir com cinco peças, sendo elas duas panelas, uma frigideira, uma caçarola e um fervedor. Caso não consiga adquirir o conjunto completo, a dica é investir nas panelas e caçarolas. Frigideiras e fervedores vendem avulso e são mais fáceis de comprar separados.
Jogo de facas
Outro item básico que não pode faltar na sua cozinha. Também costuma vir com cinco peças, sendo facas para carne, legumes, queijo, pães, além da prática e versátil faca do chef, que serve para tudo.
Luvas térmicas
Impedem queimaduras ocasionadas por manusear cabos de panelas muito quentes, além de auxiliar o manuseio de assadeiras no forno. Feitas com diversos materiais, as de silicone costumam ser as mais comuns.
Tábua de corte
Pode ser de madeira, plástico ou vidro, as tábuas são muito práticas para cortar alimentos como carnes, legumes, verduras e frutas. Prefira as mais fáceis de lavar, para evitar acúmulo de sujeira e proliferação de micro-organismos.
Abridor de latas, garrafas e saca-rolhas
O abridor de garrafas e o saca-rolhas nem sempre são utilizados. No entanto, o abridor de latas é presença constante na cozinha. Para abrir latas de milho, ervilha, atum, sardinha, tomates pelados e muito mais, ele sempre deve estar à mão.
Espremedor manual
Mais prático que o elétrico, serve para espremer pequenas quantidades de laranjas ou limões. Serve para fazer uma calda rápida de bolo ou um tempero prático para o peixe. Ele deve ser pequeno e versátil, para ser rapidamente encontrado quando precisar.
Potes herméticos
Podem ser de vidro ou plástico, devem fechar bem, manter a crocância, o odor e o sabor dos alimentos. Servem para guardar as sobras de comidas, assim como as preparadas de véspera, para não perderem o sabor nem a validade.
Saleiro e pimenteiro
Outra ideia bastante usual na cozinha. Podem ter ou não moedor. O importante é tê-los sempre por perto para temperar os alimentos que estão sendo preparados no fogão. Dessa forma, você não perde tempo nem as refeições, o sabor.
Descanso de panela
Essencial para panelas que vão direto à mesa ou para manusear recipientes quentes em superfícies frias, como a pia, por exemplo. Muitas vezes, as pias têm superfície de pedras e, ao entrar em contato com um pirex saído do forno, sem o descanso de panela podem trincá-lo.
Escorredor
Serve para macarrão e legumes. Pode parecer algo não tão necessário para comprar, mas, ao escorrer o macarrão ainda quente, você vai comprovar a praticidade desse utensílio em sua cozinha.
Ralador
Usado para queijos geralmente, também pode ser utilizado para ralar coco, legumes e outros tipos de alimentos. Muitas vezes, o processador pode parecer algo mais imediato, no entanto, o ralador é mais fácil para lavar.
Tesoura de cozinha
Outro item que sempre deve estar à mão, é prático para abrir embalagens e caixas. A tesoura de cozinha deve ser usada apenas no manuseio de alimentos e nunca deve ser misturada a outros tipos de tesoura presentes na casa.
Acessórios de silicone
Com a colher de pau cada vez menos usada, os acessórios de silicone ganham espaço na cozinha. Podem ser pinças, espátulas, colheres e, até mesmo, pegadores de macarrão, a criatividade não tem limites para esse material.
Artigos relacionados: