Revista Portal Útil

Os smartwatches se tornaram populares por sua capacidade de monitorar a saúde dos usuários, além de alertar sobre mensagens não lidas ou ligações telefônicas.

Esses dispositivos portáteis foram inspirados pelos comunicadores nos pulsos vistos em filmes e séries de ficção científica ao longo das décadas.

O que antes era visto como uma tecnologia quase mágica, hoje é um acessório corriqueiro, mas extremamente útil, para quem quer acompanhar de perto a evolução de seu desempenho físico durante os treinos, além de monitoramento cardíaco e até mesmo na sua qualidade do sono.

Veja abaixo, uma lista de aplicativo para conectar smartwatch e monitorar a saúde.

O que este artigo aborda:

Aplicativo para conectar smartwatch e monitorar a saúde
Aplicativo para conectar smartwatch e monitorar a saúde
Pin It

Como funciona um smartwatch?

O termo smartwatch significa “relógio inteligente” em tradução livre, o dispositivo se conecta ao seu smartphone através de uma ligação bluetooth e passa a monitorar algumas funções corporais e servir como dispositivo de atalho para determinadas funcionalidades do celular, desse modo o usuário não precisar tirá-lo do bolso a todo momento.

O monitoramento de saúde fica a cargo de pequenos sensores embutidos no smartwatch. As atividades físicas são monitoradas por um acelerômetro que calcula uma média de passos dados de acordo com os movimentos que são captados. Já a distância percorrida é medida pelo GPS do celular conectado.

Já a função de monitoramento cardíaco é feita por um micro sensor óptico que fica em contato direto com a pele do usuário – esse sensor é facilmente visto pois ele emite uma luz, pode ser verde ou vermelha, na parte de trás do relógio – e é capaz de medir a frequência cardíaca, pressão e oxigenação do sangue.

Por fim, o monitoramento do sono é feito com um conjunto de fatores, é usado o acelerômetro para identificar se o usuário está parado e dormindo, cada movimento é registrado e pode ser sinal da mudança de algum estágio do sono.

O sensor óptico fica monitorando frequentemente a pressão e batimentos cardíacos, pois normalmente durante o sono estes sofrem uma queda perceptível, todos os dados são enviados a aplicativos que analisam e criam gráficos da qualidade de sono do usuário.

Principais aplicativos de monitoramento de saúde para smartwatches

MyFitnessPal

MyFitnessPal é um dos aplicativos de monitoramento mais famosos do mercado. O aplicativo foi concebido como um programa completo de monitoramento de calorias ingeridas, calorias queimadas durante exercícios, lembrete de hidratação e guia de exercícios.

Essa plataforma possui um banco de dados com milhares de alimentos catalogados, o que ajuda a manter o controle de tudo o que foi consumido no dia, com apenas um comando no smartwatch é possível visualizar quantas calorias foram ingeridas e quantas o usuário ainda tem disponível, de acordo com o plano estipulado previamente.

O aplicativo está disponível para download gratuito na App Store e no Google Play, e é compatível com a maioria dos modelos de smartwatch disponíveis no mercado.

Treinos ++ 

O Treinos ++ é o aplicativo de planejamento de treinos nativo dos sistemas iOS, portanto é apenas compatível com acessórios Apple. O diferencial dele é que permite a criação personalizada de treinos para cada usuário de acordo com suas preferências.

Outro ponto interessante do Treinos ++ é que ainda é possível separar os exercícios semanais por grupos musculares, como costas, abdômen, braço, etc. Além disso, o aplicativo pode ser sincronizado com outros aplicativos de monitoramento para que o usuário tenha uma interface completa e que abrange diversos aspectos da sua rotina de exercícios.

WaterMinder

O WaterMinder é um aplicativo muito simples com apenas uma missão, lembrar o usuário de se hidratar ao longo do dia. Quando conectado ao smartwatch, esse aplicativo emite alertas e objetivos para que o usuário cumpra, tudo dependendo da configuração inicial.

O usuário pode escolher ingerir, por exemplo, 2 litros de água diários em intervalos regulares, então de tempo em tempo o aplicativo vai lembrá-lo de tomar um copo de 200ml, ao longo de 16 horas, pois no restante a pessoa estaria dormindo.

Esse aplicativo é particularmente interessante para aquelas pessoas que têm dificuldade em tomar água ou que simplesmente esquecem de se hidratar durante o dia. O aplicativo pode ser obtido na App Store e Google Play de forma gratuita e compatível para todos os modelos de smartwatches.

SmartGym

O SmartGym é voltado para o público que frequenta academias e quer deixar seus treinos mais profissionais. O aplicativo monitora a quantidade de calorias gastas por exercício, faz um balanço semanal de cada grupo muscular exercitado, monitora quantas repetições foram feitas e ainda é utilizado como alarme para o encerramento de cada atividade.

O SmartGym é totalmente gratuito, no entanto, não é compatível com muitos modelos de smartwatches, sendo recomendado para usuários de Apple Watch ou de Samsung Galaxy Watch por serem mais completos e terem todos os sensores necessários para que o aplicativo funcione com eficiência.

Strava 

O Strava é mais um aplicativo muito conhecido para monitoramento de atividades físicas. Por ser totalmente gratuito e compatível com quase todos os modelos de smartwatches disponíveis atualmente, o aplicativo permite um acompanhamento completo de diversas atividades como caminhadas, corridas e até natação.

Outra característica que atraiu muitos usuários deste aplicativo é que cada um pode se conectar com amigos e outros membros da comunidade para compartilhar conquistas e até proporem desafios entre si.

Runtastic

O Runtastic é um aplicativo que foi desenvolvido com foco em usuários que preferem correr ou fazer caminhadas. O aplicativo está disponível para dispositivos iOS e Android e para uma grande gama de smartwatches. Assim como o Strava, o Runtastic também criou uma comunidade ativa de usuários que podem checar o desenvolvimento de seus amigos através dele.

O monitoramento cardíaco desse aplicativo é um dos mais completos do mercado com opções de históricos de hora em hora e gráficos de rendimento. Além disso, o seu contador de passos é muito preciso e possui uma função de elevação para que o usuário saiba quantos metros ele subiu ou desceu, em relação ao ponto de partida, durante suas corridas. 

Embora o aplicativo seja gratuito, existem algumas opções de compra para liberar determinadas funcionalidades.

Sleep as Android

Por fim, não poderia faltar um aplicativo de monitoramento de sono e um dos mais conhecidos é o Sleep as Android. Esse está disponível apenas para dispositivos Android e não são todos os modelos de smartwatches que são compatíveis, portanto, é preciso se informar antes de baixar o programa.

Para monitorar a qualidade do sono de cada usuário, o aplicativo utiliza o acelerômetro do smartwatch e o sensor óptico para captar todos os dados de movimentos, frequência cardíaca e oxigenação do sangue.

Além de monitorar o movimento, utiliza o microfone do celular durante a noite para identificar se o usuário ronca enquanto dorme, essa informação fica disponível no relatório produzido a cada manhã.

O Sleep as Android também exibe um relatório detalhado sobre todos os ciclos de sono do usuário, desde o leve, passando pelo REM até chegar no sono profundo, quanto tempo ele passou imóvel e qual foi sua frequência cardíaca média durante a noite.

Os aplicativos desenvolvidos para monitoramento de saúde são cada vez mais populares, em conjunto com o uso de smartwatch. Pela facilidade de se conectar e utilizar os aplicativos, manter uma rotina de exercícios e monitorar de perto cada aspecto da saúde se torna uma maneira fácil de manter o bem-estar em dia.

Para aqueles que pretendem começar um estilo de vida mais saudável, utilizar um smartwatch junto com alguns dos aplicativos mencionados pode ser um primeiro passo estável na busca de uma vida mais saudável.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse