Revista Portal Útil

Quando estamos pensando em construir ou reformar, os primeiros passos do planejamento são pensados para o quanto iremos gastar em material e até mesmo em mão de obra, mas um profissional habilitado que pode ajudar a conciliar tudo isso é o arquiteto.

Ele é responsável por planejar e fazer o acompanhamento de toda a projeção da construção ou reforma, se certificando que os gostos e as escolhas do cliente estão sendo atendidos, priorizando o conforto, a estética e a criatividade no serviço.

Trazendo soluções inovadoras ao transformar alguns espaços inutilizados em um ambiente de convivência, o arquiteto pode usar e abusar da criatividade enquanto está planejando o seu projeto de interiores ou design de mobílias.

Tudo isso dentro do orçamento estipulado pelo cliente. Caso seja uma obra grandiosa, que exija um trabalho mais intenso, além da decoração do local, o arquiteto fará um planejamento seguindo o que se é desejado.

Se for uma obra mais simples, com detalhes mais neutros ou minimalistas, um planejamento será realizado de acordo com o que o cliente solicita, podendo algumas vezes dar palpites no que seria melhor ou no que se encaixaria como alternativas.

O que este artigo aborda:

Por que investir em um arquiteto?
Por que investir em um arquiteto?
Pin It

Afinal, o que faz um arquiteto?

Com possibilidades bastante amplas para se trabalhar em espaços desse segmento, os planejamentos de um arquiteto em seus projetos podem transformar um ambiente simples e deixá-lo com um viés:

  • Histórico;
  • Cultural;
  • Funcional;
  • Sustentável.

É preciso sempre se lembrar que o arquiteto trabalha em um ambiente partindo das idealizações do cliente.

Ou seja, um profissional do ramo deve se manter atualizado sobre as tendências de mercado em questões de materiais, técnicas e decoração para criar um amplo portfólio, ampliando desta forma, as chances de ter os serviços contratados.

Ademais, nestes casos, o arquiteto pode estudar melhor a região para entender questões de sustentabilidade, mobilidade e afins, como até mesmo onde achar determinado material de construção mais próximo da obra, caso precise em uma emergência.

Os projetos desse profissional podem incluir não apenas ambientes fechados como também os exteriores.

O paisagismo, técnica que tem como objetivo restaurar alguma área verde que sofreu ações humanas, também pode ser um projeto onde o arquiteto equilibra o urbano com a natureza na criação de jardins, deixando-o com um aspecto confortável.

Algumas propostas de trabalho de arquitetos constituem em processos de restauração de ambientes, prédios antigos e fachadas.

Principais vantagens de contratar um arquiteto

Em uma obra, os gastos com materiais e mão de obra são inevitáveis de forma que, podemos até pensar não ser necessário contratar muitos profissionais para lidar com esta questão, porém, é justamente o contrário que pode deixar o processo mais simples.

Um arquiteto, ou uma empresa de arquitetura, podem trazer ao cliente com a contratação dos seus serviços um planejamento adequado com mudanças ainda no papel para deixar a construção segura, além de comodidade para que o cliente não se desgaste com a obra.

Isso inclui uma verificação se o projeto de construção ou reforma está dentro da legislação da região onde está sendo trabalhado. Tudo isso com um suporte especializado neste tipo de segmento, para evitar surpresas ou dores de cabeça futuras.

Além disso, algumas empresas e profissionais podem colocar nos seus serviços pacotes que lidam com a parte de maquinário de uma obra como o aluguel mini escavadeira, por exemplo, caso haja necessidade.

Afinal, por haver um amplo networking, isto é, uma rede de contatos, que o favoreçam na execução de seus serviços, pode ser uma maneira mais fácil de obter materiais ou ajuda técnica no processo da obra.

Esse profissional também pode auxiliar na questão de economia financeira, e isso pode ser benéfico se o orçamento está ficando apertado.

Um arquiteto planeja tudo sob medida, e irá saber a quantidade de material que deve ser comprada para não haver desperdício de produtos e nem de dinheiro.

Conclusão

Por mais que seja comum pensar que um arquiteto apenas trabalha em projetos de grande escala, como prédios, ou demandam altos orçamentos, existem profissionais que também atuam em serviços comuns, como, por exemplo, moveis planejados, colocação de tetos, decorações e etc.

Os profissionais com amplos portfólios podem se encaixar exatamente, ou o mais próximo, do que o cliente almeja com o objetivo da obra. 

Portanto, vale a pena consultar um e adquirir os seus serviços, pois as criações minuciosas na forma física, após várias etapas de planejamento, será o sonho que o cliente idealizou.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

Como reformar casas antigas gastando pouco?

Se você está à procura de apartamentos e gostou de alguns, porém, são antigos, saiba que isso pode resolver. Pensando nisso, vamos mostrar como reformar gastando pouco, mas, primeiramente é […]

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse