quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 26/05/2022 18:40:36
Revista Portal Útil

O conteúdo "Qual a melhor iluminação para quarto de crianças?" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Casa e Jardim em .


Aprenda como iluminar o quarto do seu filho sem prejudicar o descanso e desenvolvimento da criança

As crianças são extremamente sensíveis aos diversos estímulos que recebem diariamente, deixando os pais sempre em dúvida em relação ao que é melhor para seus filhos pequenos. 

Além de ter que escolher entre camas ou beliche infantil, móveis, itens para cuidar da criança e outros para compor a decoração, é fundamental entregar uma iluminação adequada para o quarto dos pequeninos.

Independente do estilo do quarto, móveis e utensílios, a iluminação deve corresponder às necessidades da criança. Isso porque ela garante o conforto da criança e de seus pais nos momentos de higiene, alimentação, sono e aprendizado.

Continue a leitura e aprenda neste artigo da Revista Portal Útil qual é a iluminação adequada para o quarto das crianças. No final, você confere algumas dicas para deixar tudo bem iluminado do jeito certo!

Quarto de criança com iluminação

O que este artigo aborda:

Qual o melhor tipo de iluminação para o quarto dos pequenos?

Quando muito novinhos, os bebês preferem a luz amarelada, pois este tom é similar a claridade e ao pôr do sol. 

Este tipo de iluminação entrega a sensação de relaxamento e aconchego ao corpo humano, deixando os pequeninos com o ritmo psicológico e físico diminuído. Assim, os bebezinhos sentem-se mais calmos, seguros e dormem melhor em suas horas de sono.

Quando as crianças começam a estudar é preciso substituir a luz amarelada pela branca, pois ela mantém o organismo mais ativo e o cérebro em alerta. 

Portanto, quando chegar o momento das pinturas, de colorir, aprender a ler, escrever e de fazer as lições de casa, dê prioridade para a luz branca e, se tiver uma mesinha, coloque uma pequena luminária.

Dicas para iluminar o quarto da criança do jeito certo

Escolha dimmers para regular a intensidade da luz

Os dimmers são dispositivos indispensáveis para iluminação do quarto das crianças, pois são acoplados ao interruptor para permitir o controle da intensidade da luz. Ao utilizá-los, certifique-se de que as lâmpadas escolhidas sejam compatíveis com o dimmer.

Dê atenção ao posicionamento das lâmpadas

As lâmpadas devem ser distribuídas pelo quarto para não ofuscarem a visão do bebê. Devido a isso, nunca as coloque sobre o berço ou poltrona de amamentação.

Quando maiorzinhos, é interessante colocar as lâmpadas em locais estratégicos, para auxiliarem no foco das atividades, como luminária na mesinha, abajur perto do cantinho das brincadeiras e uma luz branca no centro do quarto.

Use abajures para iluminar o quarto do bebê

Os abajures são uma fonte de luz coringa, que podem ser utilizados para qualquer tipo de decoração infantil. São muito úteis para diversos fins, além de entregar conforto e aconchego para as crianças. Você pode colocá-los sobre a cômoda ou ao lado da poltrona para facilitar as rotinas da madrugada e não correr o risco de acordar a criança.

Se você está pensando numa reforma para o quarto não esqueça dos forros de gesso

Se você fizer uma reforma no quarto, não se esqueça de rebaixar o teto com forro de gesso. Com este tipo de acabamento, é mais fácil obter efeitos de iluminação, pois é possível planejar o posicionamento de luminárias embutidas no gesso.

Assim, é possível ter uma excelente iluminação no quarto sem que a luz seja direta, principalmente quando é possível controlá-la com o dimmer.

Use vigias

Também conhecidos como balizadores, os vigias são pequenas luminárias que ficam embutidas na parede e bem próximas do chão, podendo ficar acesas durante toda a noite sem incomodar o sono da criança.

Isso porque, além de entregar a iluminação ideal para observar ou cuidar da criança durante a noite, não geram incômodo, pois a luz não incide diretamente nos olhos do bebê. Além disso, passam a sensação de segurança uma vez que o ambiente está sempre iluminado.

Ao usar essas dicas, lembre-se de optar por lâmpadas LED, pois elas não esquentam e consomem uma quantidade ínfima de energia para funcionar. Além disso, é possível encontrá-las em diversas cores e, alguns modelos, produzem diferentes tons que podem ser trocados a qualquer momento, conforme o necessário.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Como escolher a piscina ideal para a sua residência

Como escolher a piscina ideal para a sua residência

4 dicas para fazer uma decoração rústica em casa

4 dicas para fazer uma decoração rústica em casa

Como transformar o quarto das crianças em um quarto para adolescentes?

Como transformar o quarto das crianças em um quarto para adolescentes?

Quatro dicas para decoração de quarto infantil

Quatro dicas para decoração de quarto infantil

Como higienizar seu sofá em casa?

Como higienizar seu sofá em casa?

Como limpar box de vidro e tirar a gordura?

Como limpar box de vidro e tirar a gordura?