Realizar a decoração de casa pode ser um desafio, porém, com as dicas certas, se torna um processo dinâmico e super divertido porque te permite escolher diferentes elementos para compor o ambiente. É preciso, no entanto, saber dosar cada um dos itens a serem acrescentados para não errar e criar uma desarmonia visual.
Quando pensamos em personalidade, precisamos entender que não significa colocar tudo o que remete aos nossos gostos. Mas, avaliar as opções que mais se adequam ao estilo favorito e aplicá-los em pequenas quantidades na sala de estar e jantar, na cozinha, banheiro e nos quartos, para não cometer nenhum exagero ou erro. Confira mais!
O que este artigo aborda:
- Como decorar a casa com personalidade?
- 1. Analise o ambiente considerando a funcionalidade e estética
- 2. Defina uma paleta de cores e estilo para começar o seu décor
- 3. Opte pelos revestimentos certos
- 4. Pense na iluminação de cada espaço
- 5. Coloque móveis curingas na decoração da casa
- 6. Preencha os espaços com objetos decorativos
- 7. Aposte nos têxteis para aquecer o cômodo
- 8. Adicione plantas para deixar o ambiente mais relaxante
- 9. Finalize com personalidade através de itens com memória afetiva
Como decorar a casa com personalidade?
A decoração de casa precisa ser feita de acordo com a sua personalidade, ou seja, com os seus gostos pessoais. Se você gosta do estilo mais rústico e se sente confortável no ambiente, aposte nesta opção para criar uma decoração que evidencie os elementos deste design de interiores.
No momento em que você decide não fazer uma decoração específica, corre o risco de incluir diferentes objetos, texturas e cores no mesmo lugar, tornando a mensagem confusa. Cada espaço precisa passar uma mensagem compreensível, gerar harmonia, relaxamento, conforto e sofisticação. Entenda:
1. Analise o ambiente considerando a funcionalidade e estética
O primeiro passo em uma decoração de casa é analisar o tipo de ambiente que você planeja modificar. Suponhamos que seja a sala de estar, neste espaço, deve haver dois sofás complementares, poltronas e uma mesinha de centro.
As cores destes móveis precisam dialogar, principalmente se você tem preferência pelo estilo clássico, por exemplo. Não faria sentido trabalhar com cores muito quentes e extremamente chamativas, como o laranja e o amarelo.
Pense também na estética que estes móveis precisam possuir, como o caso dos sofás. Existem diferentes modelos disponíveis, como chesterfield, o sofá de canto, em L e o retrô. Com base nestas opções, você consegue avaliar quais combinam com o estilo clássico e definir uma cor adequada para a composição.
2. Defina uma paleta de cores e estilo para começar o seu décor
No momento de realizar a decoração de casa, escolha uma paleta de cores para incluir. Todos os tons precisam combinar e um não pode sobrepor o outro, pois perdem a harmonia desejada e o lugar fica com excesso de informações.
Quando nos referimos ao estilo, significa que é o tipo de design de interiores que você gosta. Afinal, há uma diversidade, como o retrô, modernista, minimalista, industrial, contemporâneo e o shabby chic.
Cada um tem uma proposta específica e que deve ser seguida para transformar o seu ambiente e deixá-lo exatamente com as características do estilo.
3. Opte pelos revestimentos certos
Por exemplo, o mármore é uma excelente aposta de revestimento para colocar na parede da sala de estar ou ser incorporado no piso. Este material proporciona aspecto de elegância e luxo, sendo um modelo mais clean e robusto, perfeito para combinar com tudo o que o modernismo ou o clássico propõe.
No entanto, se você tem o interesse de realizar uma decoração rústica, torna-se necessário trabalhar com a madeira, incluindo o próprio piso. O revestimento tijolinho é mais adequado às paredes, pois gera um contraste excelente e dialoga com as cores escolhidas.
Sendo assim, analise bem cada detalhe antes de comprar o revestimento. Pense também na durabilidade e adequação para o ambiente, já que existem opções específicas para certos tipos de ambientes, como os revestimentos para áreas úmidas.
4. Pense na iluminação de cada espaço
A iluminação de cada espaço precisa ser pensada atentamente para não haver erros. Por exemplo, as luzes da sala de estar precisa ser em cores amareladas para fornecer mais aconchego ao ambiente, tonando mais confortável e agradável.
Por isso, é fundamental entender o que é melhor para cada ambiente, seja da tonalidade como também dos pontos de luz. Seja estratégico para otimizar a iluminação da casa toda, a fim de conseguir tornar os ambientes mais bonitos e funcionais.
E não se esqueça das luminárias! Esses itens possuem um papel importante na decoração e devem ser escolhidos criteriosamente, considerando o tipo, formato, cor, tipo de iluminação que fornece, e muito mais. Entre as opções, vale apostar em placas de LED, pendentes, lustres, plafons, e muitos outros.
5. Coloque móveis curingas na decoração da casa
Os móveis curingas são super versáteis numa decoração, já que são atemporais e podem participar de diversos estilos e épocas. Por isso, escolha muito bem cada móvel e aposte nos atemporais para conseguir algo mais duradouro e clássico.
Poltronas, mesas de apoio, cadeiras, mesas, entre outros, podem fazer parte da sua lista. Por isso, pense bem antes. Lembrando que você pode adicionar algo de personalidade neles, como almofadas na poltrona, vaso de flor na mesa, tapetes especiais nos ambientes, e muito mais. Ou seja, é possível brincar de temporada a temporada, sem gastar muito!
6. Preencha os espaços com objetos decorativos
A decoração de casa pede por itens variados, como porta-retratos acima das mesinhas e quadros para ressaltar o décor da sala. Também itens para tornar sua rotina mais funcional, como artigos para bebidas, cabideiro, eletroportáteis, luminárias e muito mais.
Pense em quais objetos fazem mais sentido para seus gostos e objetivos com sua decoração e distribua-os de maneira que harmonize com os ambientes. Para te ajudar nas suas escolhas, confira essa seção com os acessórios de decoração para casa estilosos que vão transformar seu lar!
7. Aposte nos têxteis para aquecer o cômodo
As almofadas são ótimas opções para incluir em uma sala de estar ou até mesmo no quarto. Elas possuem textura, cores e diferentes formatos, podendo ser encontradas em tamanhos pequenos a grandes, com estilo retangular, quadrado ou circular.
As cortinas também são outros itens fundamentais para tornar o ambiente mais aconchegante. Outros têxteis que podem ser inseridos são os tapetes, mantas, toalhas de mesa, entre outros.
8. Adicione plantas para deixar o ambiente mais relaxante
Suculentas são ótimas para incluir na decoração de casa e você consegue combiná-las com qualquer tipo de estilo. Muitas plantinhas têm portes pequenos e se adaptam facilmente às suas escolhas, e você pode optar por esta espécie ou pelas samambaias que são clássicas e charmosas.
Mas, se você tem a intenção de inovar, o cacto faz parte do grupo das suculentas e é ideal para pessoas que têm pouca prática com plantas. Afinal, elas demandam poucos cuidados e você não precisa regar diariamente, como acontece com as orquídeas e bromélias. Conheça algumas sugestões para colocar em casa:
- Zamioculca;
- Ficus Lyrata;
- Peperômia filodendro;
- Camedórea;
- Palmeira ráfia;
- Maranta tricolor.
Vale colocá-las em vasos bem estilosos ou fazer um jardim vertical bem bonito. Seja estratégico e coloque em locais que supram as demandas das plantas, já que algumas necessitam de sol pleno, outras de sombra, etc.
9. Finalize com personalidade através de itens com memória afetiva
Os itens de memória afetiva são todos aqueles que carregam uma importância para nós, como os porta-retratos. Fotografias com familiares e amigos podem ser postas na decoração de casa, nas mesinhas de centro, nos nichos de parede, por exemplo.
No quarto, se você tiver carrinhos, bichos de pelúcia ou bonecas, há possibilidade de colocá-los nas prateleiras. Instrumentos musicais, lembranças de viagens, entre outros itens, também devem participar de sua décor. Por isso, pense bem no local e como vai espelhá-los pela casa sem exageros.
É essencial avaliar os tipos de décor que mais te chamam atenção para fazer a escolha certa na sua casa. Afinal, sabemos que existem diversas opções e cada uma atende personalidades diferentes. E aí, anotou todas as dicas? Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!
Artigos relacionados: