Uma das piores surpresas que pode acontecer num dia qualquer é encontrar um vaso sanitário entupido. Além de não poder usá-lo, é necessário enfrentar o mau cheiro ou a raiva de não se estar esperando que isso fosse acontecer naquele momento. Mas, sempre temos uma solução!
A primeira coisa que pensamos é num desentupidor. Desses que todos conhecemos e precisamos ter em casa. Numa hora de necessidade, em que encontramos um vaso entupido em casa, é sempre bom ter um instrumento como esse por perto. Porém, quando custa um desentupidor desse tipo?
O que este artigo aborda:
- O que faz um desentupidor?
- Como é um desentupidor?
- Qual a maneira certa de utilizar?
- Quanto custa esse instrumento?
- Porque o vaso entope?
- Previna-se!
O que faz um desentupidor?
Todos sabemos como é desconfortável quando um vaso sanitário entope. Ou, por exemplo, quando há um vazamento. Isso acaba dando origem a outros tantos problemas: casa suja, conta de água alta, por vazamento, entre outros.
No caso do vaso sanitário, a maneira mais fácil que conhecemos é utilizando um desentupidor. Ele funciona da seguinte maneira: o movimento faz com que se crie uma pressão, por causa do material do qual é feito, borracha.
O objetivo é, pois, empurrar com essa mesma pressão tudo aquilo que esteja impedindo o fluxo de água com resíduos. Basicamente essa é a função desse instrumento.
Como é um desentupidor?
Como tudo o que conhecemos e comercializamos também esse instrumento sofreu transformações. Por isso, há diversos modelos no mercado. Feitos de vários materiais, todos prometem a eficiência. Mas, qual é o melhor entre eles?
O melhor é o mais comum. Aquele que já conhecemos. Consiste numa espécie de pequeno copo, feito de borracha, com a boca larga, para poder fazer a pressão no fundo do vaso sanitário. O cabo é indiferente, mas geralmente de madeira.
Existem alguns feitos, por exemplo, de espuma ou outros materiais sintéticos que não têm o mesmo efeito. Garanta que seja de borracha e que não esteja furado, para que no momento em que utilizar não tenha nenhuma saída de ar.
Qual a maneira certa de utilizar?
Ainda que seja algo simples, muitas pessoas não utilizam o desentupidor da maneira correta. E nesse momento acabam pensando que não funciona. O que, na verdade, ocorre é que nem sempre esse instrumento está colocado da forma adequada.
Aqui vai um passo a passo de como utilizar:
- Observe se a parte de borracha está bem encaixada no cabo, para não ter o risco de se soltar durante o processo;
- Posicione esse bocal de borracha no fundo do vaso sanitário, de modo que fique o mais bem encaixado possível;
- Depois disso, comece os movimentos de pressão. Você pode fazer por séries. Por exemplo, faça dez movimentos, pare, conte até cinco, depois faça mais dez;
- Faça isso por pelo menos 3 ou 4 vezes. Pare e veja de está descendo. Se sim, dê uma descarga para ter certeza de que o problema foi resolvido.
Quanto custa esse instrumento?
O preço de um desentupidor de cada serviço. Compensa pesquisar também na internet, para encontrar valores mais interessantes. Principalmente se você possui uma empresa e quer adquirir vários desses.
Segundo algumas cotações que realizamos, o valor de um desentupidor está entre 20 e 25 reais. E você pode comprar o seu em lojas especializadas em produtos de limpeza, mas também nas de materiais de construção.
Porque o vaso entope?
Mais do que resolver o problema no mesmo momento, é muito bom saber o que ocasionou isso. É importante saber o que entupiu até mesmo para pensar na melhor maneira de resolver. Até mesmo porque pode ser o caso onde o desentupidor que aqui estamos falando não seja suficiente.
Geralmente, o que causa esse tipo de problema é a queda de objetos no vaso sanitário. Quando isso acontece, algumas pessoas movidas pelo nojo pensam em se livrar disso dando descarga. É o caso, por exemplo, de sabonetes.
Contudo, o mais recomendado é que se recolha no mesmo momento o que caiu, para que a situação não cause o desconforto de se ter o vaso sanitário entupido. É claro que para isso é bom utilizar uma luva ou qualquer outra proteção que te livre de possíveis contaminações nesse contato.
Previna-se!
Entenda que é melhor prevenir que remediar. Em outras palavras, nunca se sabe quando o vaso sanitário ficará entupido. Portanto, garanta que você terá uma boa opção para tentar resolver essa situação desconfortável. Tenha, assim, o seu desentupir sempre à posta. E torça para não precisa utilizá-lo tão cedo!
Artigos relacionados: