quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 26/05/2022 16:50:41
Revista Portal Útil

O conteúdo "5 objetos proibidos na mudança e o que fazer com eles" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Curiosidades em .


Você sabia que existem objetos proibidos na mudança? Por isso, ao planejar a ida a casa nova, é importante ficar atento a alguns itens que não devem ser transportados. Neste caso, confira se algum deles pode ficar em um guarda móveis.

Diversos motivos ocasionam essas restrições. Mas essa é uma maneira da empresa que realizará a sua mudança garantir a segurança das pessoas e a vida útil dos bens transportados. 

Por isso, cuidados devem ser tomados para assim você chegar sem preocupações ao novo lar. Quer saber mais sobre estes objetos proibidos? Então continue lendo este artigo da Revista Portal Útil!

O que este artigo aborda:

Por que alguns objetos são proibidos na mudança?

A proibição de certos tipos de objetos em uma mudança ocorre por diversos motivos. Eles podem ser perigosos, inflamáveis e representarem risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente, 

Por isso, muitas transportadoras se baseiam na Resolução ANTT Nº 3665 da  Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. 

Dois homens fazendo uma mudança

Mas muitas pessoas têm o costume de realizar mudanças alternativas e o transporte dos objetos pode dar um problema nesse processo..

Abaixo, listamos 5 objetos que são totalmente proibidos em uma mudança. Acompanhe. 

Armas de fogo

Mesmo com a regularização da posse de armas de fogo a alguns grupos de pessoas, esse item não é liberado para mudanças.

Porque o objetivo desta posse é manter a segurança e integridade de familiares que convivem com o solicitante. Mas dentro da residência. 

Se for mudar de casa, deve levar a arma de fogo consigo, junto com o documento de posse e de comprovação da mudança. 

Porque em uma abordagem policial, você consegue justificar o transporte da arma de fogo, sem acarretar problemas. 

E se for em um caminhão de mudança, a arma de fogo gera riscos aos funcionários. 

Botijões e cilindros são objetos proibidos na mudança

O transporte de botijões e cilindros de gás não é permitido na mudança em caminhão fechado. Para isso, eles devem ir em um veículo aberto e com grades que sustentam os itens.

Contudo, o risco ainda permanece. Porque qualquer vazamento destes itens podem causar uma intoxicação ou uma explosão, se for em grande volume.

E o contato do gás direto com outros pertences da mudança podem causar um incêndio no  transporte. Portanto, a melhor solução é não transportar esses itens. O ideal é adquirir um botijão ou cilindro novo quando chegar no destino.

Dinheiro, joias e cofres

Transportar dinheiro, jóias e cofres é um grande risco para funcionários da empresa de mudança. Porque se ocorrer um assalto ou uma perda dos bens, haverá prejuízo.

Mas se for transportar grandes quantias em dinheiro, sempre tenha comprovantes que mostrem a origem deste item.

Para evitar atrasos em abordagem policial ou multas por parte das empresas de mudança leve consigo quantias em dinheiro e joias. 

Plantas

A proibição do transporte de plantas vai depender de cada empresa. Neste caso, serão analisadas diversas situações, como se a mudança será na mesma cidade ou não.

Contudo, a empresa de mudança vai indicar se vale a pena arriscar a integridade da sua planta. Portanto, se não for possível levar em um carro particular, cogite se essa opção é viável para as suas plantas. 

Animais vivos

Já o transporte de animais vivos é extremamente proibido para caminhões de mudança, Não importa o tamanho ou espécie, os animais podem passar por danos psicológicos, lesões e até risco de morte.

Nesta situação, os animais podem ficar nervosos e podem tentar fugir. Além disso, a legislação não permite o transporte de pets em caminhões fechados. 

O que fazer com os objetos proibidos de levar na mudança?

No caso de dinheiro, joia e cofre, o ideal é mandar para um guarda-tudo ou banco. Assim, você deixará os seus bens seguros até retirá-los.

Se você tem animais de estimação, deve levá-los consigo em um carro particular. Ao perceber a sua presença, eles ficam mais calmos e a viagem será mais tranquila. 

Para as armas de fogo, com o porte, leve-a consigo, juntamente com documentos que comprovem a posse e a situação de mudança de casa.

Por fim, os botijões e cilindros devem ser transportados por uma empresa especializada. Mas o ideal é que você venda esses itens e compre outros na nova casa.

Quais objetos são proibidos na mudança internacional?

Se você vai realizar uma mudança internacional, existem objetos que não são necessariamente proibidos, mas seguem um critério sobre estarem desacompanhados. 

Então, não podem ser transportados sem um acompanhamento cigarros e bebidas exclusivamente para vendas, churrasqueiras a gás, plantas, madeira bruta e gás comprimido.  

Já os objetos realmente proibidos em mudanças internacionais incluem produtos inflamáveis ou combustíveis, spray de cabelo em aerosol ou produtos de limpeza.

Conclusão

Se você está planejando uma mudança, fique atento a esses objetos proibidos e assim evitar dor de cabeça nesse momento importante. 

Faça uma lista com todos os itens importantes para a sua mudança e separe todos os que não podem ser transportados no caminhão. 

Para manter a segurança e garantia dos seus bens, consulte um guarda móveis. Agora que já sabe sobre os 5 objetos proibidos na mudança, planeje-se e tenha uma boa ida ao novo lar!

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Melhores simpatias para o amor te procurar

Melhores simpatias para o amor te procurar

O que é mineração?

O que é mineração?

Cultura portuguesa: principais tradições e diferenças

Cultura portuguesa: principais tradições e diferenças

PVC: O Que É e Como Esse Material É Feito?

PVC: O Que É e Como Esse Material É Feito?

O que um advogado civil faz?

O que um advogado civil faz?

O que é o conceito da cidade de 15 minutos?

O que é o conceito da cidade de 15 minutos?