sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 11:24:15
Revista Portal Útil

O conteúdo "Por que os bebês gostam de dormir no carro?" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Curiosidades em .


Quem convive com bebês sabe que, às vezes, é difícil colocar o mais novo morador da casa para dormir, seja porque ele sente cólicas, está com frio, com fome, entre outros motivos.

Contudo, qual não é a surpresa quando algum adulto coloca o bebê no banco de trás de um automóvel e, em poucos minutos, ele cochila? Isso não é raro e pode provocar estranhamentos por quem não sabe bem como é o desenvolvimento infantil.

Vale lembrar que as variações do sono mudam de acordo com a fase de vida em que os bebês estão e sofrem influência das condições em que eles vivem. Mas se você deseja saber mais sobre por que isso acontece, confira o texto a seguir antes de comprar um Citroen C4 Cactus ou outro carro para andar com seu bebê.

O que este artigo aborda:

Por que isso acontece? 

Especialmente até os dois anos completos de vida, o bebê é suscetível ao adormecimento quando é balançado. O movimento do carro remete ao movimento de balançar a criança no colo, o que facilita o adormecimento dela.

Além disso, essa reação é originada no cérebro. Esse órgão recebe estímulos provenientes de todas as partes do corpo e, durante o balanço de um carro em movimento, o bebê sente alterações no estômago, provocadas por toxinas que originam o enjoo. 

Bebê dormindo no carro

Contudo, antes do enjoo, vem a sonolência. Essa reação biológica sinaliza que o movimento é diferente do que o habitual e que é preciso reagir com um movimento novo. Via de regra, essa reação costuma ocorrer até que o bebê complete dois anos de idade.

Cuidados

As mudanças bruscas e urgentes provocadas pela chegada de um novo membro podem deixar os cuidadores desnorteados quando se veem com um bebê com dificuldades para dormir.

Por isso, ao descobrirem que os bebês cochilam em pouco tempo quando são colocados em um carro em movimento, muitos pais podem começar a adotar essa tática para colocar o recém-nascido para dormir.

Contudo, fazer isso por muito tempo e de forma sistêmica pode acarretar alguns problemas para o bebê, tais como uma sobrecarga da coluna (já que a sua espinha dorsal acaba sendo forçada).

Outro problema comum é a asfixia postural — recém-nascidos possuem um corpo sem muita tonicidade muscular (ou “mais mole”). Além disso, ao permanecer flexionado por muito tempo, isso faz com que alguns órgãos internos sejam pressionados e algumas vias respiratórias comprimidas, o que dificulta a respiração do bebê.

Um risco mais grave é o de trauma craniano. Por isso, é necessário garantir que o bebê esteja muito bem posicionado na cadeirinha do carro para evitar possíveis quedas que podem acarretar em problemas graves, como traumatismo craniano. Também é fundamental ter cuidado dobrado sobre a superfície em que o bebê é colocado dentro do carro — deve-se evitar superfícies muito irregulares.

Como fazê-lo dormir no berço?

Por isso, é fundamental que os pais sejam resilientes e ensinem o bebê a dormir sozinho no berço. O melhor é evitar, desde o começo, levar o seu filho para dormir à noite colocando ele no carro em movimento. Até porque, muitas vezes, os bebês acabam acordando ao serem retirados dos automóveis e podem demorar para dormir novamente.

O bebê deve ser ensinado, desde cedo, que o berço é o local mais apropriado para que ele durma durante à noite e ao longo do dia (as chamadas sonecas). Por isso, deixe objetos de estimação ao redor do berço, evite deixar muita luz entrar no quarto do bebê e verifique se a temperatura está adequada. 

Vale colocar uma música em volume baixo para ajudá-lo a relaxar. Em alguns apps e sites é possível encontrar o som que o bebê costuma ouvir quando está no interior do corpo da mãe — isso pode ser uma estratégia interessante, pois vai remetê-lo a uma experiência de tranquilidade e segurança.

Leia também: Dicas para escolher bem as roupas de bebê

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

De qual maneira o valor do dólar interfere na família brasileira?

De qual maneira o valor do dólar interfere na família brasileira?

Tipos de Notícias: Quais são os formatos que existem?

Tipos de Notícias: Quais são os formatos que existem?

O que um advogado civil faz?

O que um advogado civil faz?

Grafeno, material fundamental para diferentes indústrias

Grafeno, material fundamental para diferentes indústrias

História das bicicletas: conheça neste artigo

História das bicicletas: conheça neste artigo

Cultura portuguesa: principais tradições e diferenças

Cultura portuguesa: principais tradições e diferenças