Com o avanço da tecnologia, a crescente transformação das formas de consumo e a digitalização da maioria dos serviços, muitas das compras que antes eram feitas de forma exclusivamente presencial passaram a ser concretizadas também no universo digital.
A facilidade chegou até mesmo às compras de mercado, com a popularização de aplicativos que permitem escolher os itens on-line e receber em pouquíssimo tempo, sem precisar sair de casa.
O costume de fazer mercado on-line se popularizou com muito mais força durante a pandemia, mas já era uma opção para os consumidores de diversos estabelecimentos. Afinal, é uma forma prática e rápida de garantir a manutenção dos produtos e alimentos necessários no dia a dia, otimizando tempo e pagando o mesmo preço do mercado, apenas com o adicional do frete.
Quer saber como melhorar sua experiência de compra e evitar possíveis erros durante esta missão? Então acompanhe as nossas dicas a seguir.
O que este artigo aborda:
- Não deixe de fazer uma lista
- Cuidado com as diversas tentações
- Fique atento às quantidades
- Mantenha contato com o comprador
Não deixe de fazer uma lista
Faça uma lista de compras da mesma forma que você faria caso fosse de fato até o supermercado. Não deixe para escolher os itens no aplicativo conforme você lembra o que precisa ou na ordem em que eles aparecem. Antes de mais nada, olhe seus armários e sua geladeira e anote tudo o que está faltando. Só depois recorra ao aplicativo ou site do estabelecimento.
Isso vai te ajudar a comprar tudo o que realmente precisa e evitar que seja necessário fazer uma nova compra depois de pouco tempo, seja indo até o mercado para buscar o que ficou faltando, seja pagando um novo frete para adquirir os itens que ficaram para trás.
Cuidado com as diversas tentações
Assim como andar por todos os corredores do mercado pode te fazer gastar mais do que o planejado com itens de que você não precisa, espiar as ofertas do aplicativo também pode ser perigoso neste sentido.
É claro que é interessante pagar menos por algum item e ficar por dentro de quais são os produtos da promoção, porém, se for algo de que você não precisa e compra por impulso, o barato acaba saindo caro.
Alguns aplicativos, inclusive, fazem sugestões de produtos antes da finalização da compra na tentativa de vender mais, o que seria o equivalente aos produtos que encontramos próximos ao caixa do supermercado e que acabamos levando por estarem em destaque.
Fique atento às quantidades
O sistema de compra pode variar de um aplicativo ou site para o outro. Por isso, podemos cometer alguns erros em relação à logística na hora de escolher as quantidades, principalmente quando se trata de alimentos vendidos por quilo, como é o caso dos hortifrutis.
É bom prestar bastante atenção ao selecionar a quantidade de bananas, por exemplo, verificando se a quantidade selecionada diz respeito à unidade ou à quantidade de cachos. Pode acontecer de selecionar 4 vezes o item e receber 4 dúzias. Ou o contrário, selecionar apenas uma vez acreditando que está selecionando uma dúzia, e então receber apenas uma (1) fruta.
Mantenha contato com o comprador
Se possível, fique atento ao celular enquanto a compra estiver sendo feita, pois pode ser que o comprador ou o estabelecimento precisem falar com você para fazer a substituição de algum produto ou mesmo para tirar alguma dúvida sobre suas preferências.
Outro ponto importante é ficar esperto com o prazo de entrega das compras para garantir que você ou alguma outra pessoa esteja em casa para receber os produtos naquele horário. Muitos lugares entregam no mesmo dia em cerca de minutos, enquanto outros podem levar horas ou mesmo deixar a entrega para o dia seguinte.
Artigos relacionados: