Revista Portal Útil

O controle de ponto dos funcionários de uma empresa é essencial para monitorar atrasos e até mesmo faltas, indicadores importantes para qualquer negócio. Muitas vezes atrasos podem passar despercebidos se não são registrados. 

Por isso, investir no controle de ponto é o caminho certo para resolver este problema. Entenda como fazer este controle por meio de itens de papelaria ou por meios tecnológicos.

O que este artigo aborda:

Como fazer o controle de ponto dos funcionários?
Como fazer o controle de ponto dos funcionários?
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Como fazer o controle de ponto?

O controle de ponto é regulamentado pelo artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ele permite que o dono da empresa monitore não apenas faltas e atrasos, mas também as horas extras trabalhadas pelo funcionário.

O controle de pontos pode ser feito tanto manualmente, utilizando um caderno e outros itens de papelaria, como também pode ser digital. Alguns equipamentos registram a digital e outros podem até fazer um reconhecimento facial.

Opções tradicionais

Na legislação trabalhista não há nenhuma exigência de métodos específicos. Por isso, fica a critério da empresa decidir qual funciona melhor para ela. Os métodos tradicionais envolvem o uso de um caderno no qual tudo é anotado com caneta ou lápis.

O livro de ponto é um dos métodos mais antigos. Ele possui folhas preparadas para o preenchimento dos dados. Sua principal vantagem é que este livro é muito barato e de fácil acesso, pois pode ser encontrado em toda papelaria. A desvantagem é que se ele for danificado ou se sumir por perda ou furto, todos os dados somem também.

Já a anotação manual geralmente é preenchida em papel-cartão, que também é encontrado com facilidade em lojas de itens de papelaria. Sua vantagem é que pode ser usado em relógios cartográficos ou no próprio computador. Já a desvantagem é que o funcionário pode flexibilizar os horários registrados, estando em desacordo com o horário que de fato saiu ou entrou na empresa.

Marcações via meios tecnológicos

A tecnologia mudou o mundo e facilitou os processos das empresas. Assim, a partir dos meios digitais, ficou muito mais fácil registrar informações e mantê-las seguras em um espaço muito maior.

O ponto digital é uma forma de marcar os horários de entrada e de saída de um funcionário em uma empresa por meio de aplicativos e outras ferramentas tecnológicas. Sua vantagem é que para registrar tais informações não há necessidade de um local físico. Mas o problema é que se o ambiente estiver sem conexão com a internet, as informações podem não ser registradas.

O relógio eletrônico registra a entrada e a saída do funcionário de maneira automatizada. Este processo é feito por meio de um cartão que tem reconhecimento por aproximação. A vantagem é que não aconteceram erros de digitação, já que os horários não serão digitados.

A desvantagem é que para implementar o sistema a empresa precisará investir na máquina e nos cartões físicos. Se ela possui uma quantidade considerável de colaboradores, deve-se considerar o valor total a ser investido.

Por fim, temos a biometria. Este sistema é um relógio de ponto que registra a impressão digital de cada funcionário. A vantagem é que o sistema oferece maior segurança no registro correto de dados, além de o equipamento ser muito versátil. A desvantagem é que o custo para implementação pode ser um pouco alto quando falamos de empresas de pequeno e médio porte.

Conclusão

O controle de ponto dos funcionários é muito importante para a empresa manter o bom funcionamento do trabalho que desenvolve. Assim, ela consegue fazer com que a equipe respeite os horários de trabalho e também consiga calcular adequadamente o valor de horas extras a ser pago.

A escolha do melhor sistema de controle de ponto dos funcionários depende do porte da empresa, da quantidade de colaboradores e do dinheiro disponível para investimento. Há opções para todos os gostos e bolsos, de modo que esses dados tão importantes não sejam perdidos.

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Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

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