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Está com dificuldade de divulgar sua empresa? Perdido em alguma campanha de marketing que não dá resultado? O problema pode ser simples e talvez o método que você está utilizando, não seja o melhor para o seu negócio.

As técnicas tradicionais de publicidade, como televisão e rádio, podem ser eficazes para atingir uma audiência. 

Entretanto, atualmente é possível fazer muito melhor que isso. Com o crescimento das mídias sociais, marketing de conteúdo e portais de notícias online, tornaram-se formas populares de atingir seu público-alvo. 

Hoje, as mídias sociais são mais acessíveis do que nunca, mas também permitem que você acompanhe seus trabalhos de marketing e meça a eficácia de suas campanhas.

Portanto, se você está lutando para descobrir as melhores maneiras de promover seus negócios, ou mesmo quais são suas opções, você: 1º – não está sozinho e 2º – está no lugar certo.

Neste post, compartilharemos os 13 melhores métodos com mais eficácia para divulgar seu negócio, não importa a quantidade do seu orçamento. Buscaremos maneiras diferentes de divulgar seu empreendimento.

O que este artigo aborda:

Como divulgar minha empresa: 13 dicas
Como divulgar minha empresa: 13 dicas
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Por onde começar a divulgar minha empresa?

A melhor maneira de anunciar sua empresa depende do tipo de negócio em que você atua e do produto ou serviço que está promovendo. Veja alguns exemplos de métodos que você pode trabalhar:

  • Marketing de buscas (Google Search e Maps);
  • Canais de mídias sociais (Facebook, Instagram, YouTube e TikTok);
  • Sua comunidade local (eventos locais, patrocínios, rádios, mídias locais e influencers da localidade).

As dicas nesse primeiro momento são: veja o que seus concorrentes estão fazendo e onde eles estão. Certamente, se eles estão fazendo é porque está dando certo. Nesse sentido, se possível, obtenha alguns dados referentes aos resultados dos mesmos.

A segunda dica é entender sua persona. Estude e analise como seu cliente ideal se comporta e quais lugares ele mais frequenta, seja online ou offline. De qualquer forma, esteja onde seu cliente está.

Google meu negócio

O Google é o rei dos motores de busca e, assim, não é de se admirar que tenha tanto sucesso no marketing nas empresas de todos tamanhos e setores.

O Google tem muitas opções diferentes de publicidades e, com isso, há uma boa chance de que uma delas funcione para o seu negócio. 

Crie o perfil comercial da sua empresa no Google meu negócio

Um perfil comercial do Google ajuda sua empresa a subir na classificação para os mecanismos de busca quando alguém digita o nome, localização de sua empresa, serviços ou produtos que você vende. Quanto mais completo e preciso for seu perfil, melhores serão suas chances de classificação.

O segredo para promover sua empresa é, primeiramente, verificar a conta por meio de sua conta gratuita do Google Meu Negócio. Depois de verificada, você pode otimizar sua listagem para aparecer mais alto nos resultados de pesquisas, bem como para pesquisas mais relevantes e relacionadas ao seu negócio.

Sendo assim, sua empresa estará se promovendo 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Site

Conforme as vendas foram aumentando, iniciar um site é um dos pontos principais para qualquer empresa. 

Um bom website não só ajuda a promover sua empresa, como também ajuda usuários que podem virar clientes, fornece suas informações de contato e fortalece a personalidade de sua marca.

Embora existam soluções gratuitas para criar o site para o seu negócio, é quase impossível conseguir promover o seu negócio dessa forma, pois existem muitas limitações. 

Ter seu próprio nome de domínio, uma aparência profissional e a capacidade de adicionar recursos conforme sejam necessários, são essenciais para o crescimento online.

Implementar SEO

Uma coisa é você promover a sua empresa, outra coisa é o Google promover a sua empresa.

SEO é um conjunto de estratégias e práticas que ajudam sua empresa a aparecer no topo das buscas do Google. Isto é feito otimizando seu site para os mecanismos de buscas.

O Google se concentra em compreender o comportamento do usuário e oferecer os resultados mais relevantes. 

É importante lembrar que SEO nada mais é que a forma de fornecer a melhor experiência possível para as pessoas que estão procurando o que seu negócio tem a oferecer, especialmente seu público-alvo.

Por exemplo, digamos que você possui um site para sua desentupidora que atua em São Paulo e deseja que uma página apareça nas buscas para “desentupidora zona sul” 

Para obter sucesso nesse objetivo você deve: 

  • Adicionar palavras-chave desejáveis (baseadas em análise de intenção e localização) em locais específicos do seu site;
  • Produzir conteúdo original, otimizado e de alta qualidade;
  • Manter a velocidade alta no carregamento da página;
  • Segurança e confiabilidade;
  • Aumentar a autoridade do domínio. 

Fazendo isso, seu site tem chances, tanto quanto as grandes empresas, de aparecer na primeira página do Google, sem gastar um centavo! (Com exceção dos custos do site, é claro).

Redes sociais (Facebook e Instagram)

As mídias sociais podem ser uma ótima maneira de se conectar com seus seguidores, construir um relacionamento e engajamento. Além disso, é grátis para criar uma conta comercial social, tornando-a uma das formas mais acessíveis de anunciar seu negócio. 

Para alavancar o crescimento da sua conta, confira essas dicas:

  • Promova suas vendas e negócios com lives, reels, conteúdos e hashtags para expandir seu alcance;
  • Realize desafios com um produto/serviço gratuito ou com desconto para gerar buzz positivo (e obter uma lista de leads quentes para promover e-mail marketing, por exemplo);
  • Ofereça conselhos e tutoriais para se destacar e ajudar sua audiência a sair do ponto A para o ponto B.

No entanto, os anúncios pagos e outras formas de mídia social ainda exigirão um investimento.

Anúncios em redes sociais 

Anúncios em mídias sociais é uma ótima estratégia para alcançar novos clientes e engajar com eles em um nível mais pessoal. 

Ao intencionar dados demográficos e interesses específicos, você pode reduzir, significativamente, a quantidade de cliques desqualificados que os usuários fazem enquanto navegam ou buscam informações.

YouTube

O vídeo marketing é cada vez mais importante para conectar com os clientes. Não só irá promover sua empresa gratuitamente, mas também é uma ótima maneira de mostrar ao seu público-alvo o que sua empresa pode fazer.

Ao promover sua empresa através do YouTube, você é capaz de alcançar um grande público de potenciais clientes. Esta também é uma maneira eficaz de se conectar com as pessoas e ajudá-las a aprender mais sobre seu negócio.

A distribuição de uma visão geral em vídeo do seu negócio na página inicial de seu site ou via e-mail para seus clientes em potencial, é uma ótima maneira de aumentar os contatos e as vendas.

Anúncios no YouTube

Assim como os anúncios pagos pelo Google, a publicidade no YouTube pode ser um investimento que vale a pena, se aplicada corretamente. Você pode anunciar no YouTube criando campanhas que aparecem antes dos vídeos iniciarem em canais relevantes.

Se você está procurando investir em YouTube Ads, é uma ótima opção. Sendo assim, você pode atingir seu público-alvo gerando cliques, impressões e outras conversões.

TikTok

O TikTok tornou-se rapidamente a maior plataforma de mídia social para conteúdo de vídeo. 

É muito simples criar vídeos chamativos com efeitos especiais, o que o torna uma ótima plataforma de marketing de vídeos. Você pode ir direto para a plataforma para fornecer instruções, tutoriais ou vídeos de bastidores,

No entanto, se você quiser obter o máximo do TikTok, recomendamos promover seus canais em outras plataformas de mídia social, tais como Facebook, Instagram ou Pinterest.

Como divulgar minha empresa na minha região?

Para as empresas locais, o envolvimento da comunidade é uma parte fundamental de seu sucesso. Os varejistas e comerciantes entendem isto claramente. 

Mesmo as empresas mais voltadas para outras regiões, ainda têm uma ligação considerável com o local ou os locais onde atuam. 

Isso significa fazer coisas como patrocinar eventos locais, investir seu tempo ou materiais para mídias locais, parcerias com influenciadores, entre outros.

Dito isto, vamos explorar algumas maneiras de comercializar seu negócio em sua comunidade.

Eventos locais em sua comunidade

Ao participar de eventos pessoalmente, você pode se conectar com outros proprietários de negócios e clientes potenciais. Ao mesmo tempo você ganha valiosos conhecimentos sobre o que funciona e o que não funciona no seu ramo.

Esta é uma ótima maneira de construir relacionamentos. Você também terá a oportunidade de promover sua empresa de forma natural, o que em alguns casos será mais eficaz do que fazer spam nas mídias sociais ou inundar as caixas de entradas com campanhas de e-mails.

Patrocínios de eventos

Mesmo no mundo digital de hoje, comparecer ou patrocinar eventos locais, ainda é uma forma valiosa de promover seu negócio e conectar-se com sua comunidade. 

Quer você esteja procurando aumentar o tráfego a pé para seu negócio, conectar-se com novos clientes ou gerar buzz para seu negócio, os eventos locais são uma ótima maneira de fazer isso.

Influencers da sua região

Influenciadores são personalidades de referência dentro de seu nicho/mercado. São altamente respeitados, populares e confiáveis por seus seguidores. Isso significa que, quando sua empresa é mencionada ou apresentada por um desses influenciadores, seu negócio pode alcançar um público gigantesco e relevante (leads quentes).

Pesquise pelos influenciadores locais da sua região ou do seu nicho e feche novas parcerias.

Mídias locais

Apresentar os acontecimentos e dados da sua empresa à imprensa local parece intimidante? Mas a verdade é que os jornais locais e as publicações online estão sempre à procura de novos conteúdos diariamente. E com essas dicas úteis, você vai estar mais confiante de que sua história será bem contada.

Uma ótima maneira de aumentar o tráfego do seu website é entrar em contato com suas fontes locais de notícias e apresentar-lhes um artigo. 

Veja se você pode contribuir com uma chave de liderança com seus pensamentos, uma lista de dados ou uma atualização interessante sobre sua empresa. Se a história de sua empresa for suficientemente convincente, você pode, até mesmo, conseguir que outra pessoa publique um artigo de destaque.

Rádios

A fim de aumentar seu alcance e atrair clientes potenciais, pode ser uma boa ideia pagar para que seu negócio seja anunciado em estações de rádios locais. 

Acredite, muitas pessoas ainda ouvem rádio quando estão dirigindo para o trabalho e até mesmo para se manterem atualizadas sobre o que está acontecendo em sua região.

Dependendo do mercado que você está atuando, a publicidade paga nas rádios pode ser uma ótima estratégia para seu negócio.

Como divulgar minha empresa sem dinheiro?

Se você está procurando maneiras de promover seu negócio com pouco ou nenhum dinheiro, você pode começar investindo no marketing digital em mídias sociais, participar de eventos locais e criar sua conta comercial no GMN. Dessa forma:

  • Construa uma presença forte na mídia social, postando conteúdo envolvente regularmente e construindo uma comunidade online;
  • Fique de olho nos eventos da sua região que fazem sentido ao seu mercado. Marque presença e tente fornecer algo útil e relevante aos participantes;
  • Inicie da maneira mais simples no Google criando sua conta. Trabalhe a otimização e sempre busque por avaliações de clientes, pois isso vai fazer sua conta subir cada vez mais nas pesquisas. 

A lista completa para divulgar sua empresa

Há muitos métodos para promover seu negócio, independentemente do seu orçamento. A implementação das estratégias apresentadas neste post o ajudará a ter sucesso, porém, é preciso que você analise e revise regularmente sua estratégia e, acompanhar as métricas é um dos pontos principais do marketing.

Vamos recapitular como anunciar e promover seu negócio:

  • Google meu negócio;
  • Site;
  • Implementar SEO;
  • Redes sociais (Facebook e Instagram);
  • Anúncios em redes sociais;
  • TikTok;
  • Influencers da sua região;
  • YouTube;
  • Anúncios no YouTube;
  • Eventos locais em sua comunidade;
  • Patrocínios de eventos;
  • Mídias locais;
  • Rádios.

Lembre-se que o sucesso não acontece da noite para o dia. Sua empresa cresce ao longo do tempo, assim como seu público, se você os abordar da maneira certa. Veja qual das estratégias citadas nesse post fará mais sentido para sua empresa, visto que, nem todas vão se adequar à sua realidade.

As estratégias para promover o seu negócio agora estão ao seu alcance e, com planejamento e execução adequados, você pode expandir seu alcance para até públicos maiores. O segredo está na execução, sucesso!

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