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Como seriam as sociedades se os gregos não tivessem criado o sistema democrático há alguns milhares anos? Essa é uma pergunta em aberto, mas que nos leva a uma constatação. O sistema de governança criado na Grécia Antiga é a base que dá sustento para todos os governos que são considerados democráticos.

Um sistema de governança é importante em diversos aspectos, mas o principal deles é a criação de uma cultura. A partir das definições do que é e como funciona o sistema, as pessoas compreendem e começam a repetir aquelas práticas. Claro que, para obter êxito, o sistema deve ser funcional e apresentar bons resultados.

Trazendo essa lógica para as empresas, os sistemas organizacionais, ou estruturas organizacionais, são os modelos que padronizam toda a vida dentro da organização. A partir de gráficos, organogramas e guias de trabalho, a empresa vai se organizando e criando uma cultura.

A essa cultura, da-se o nome de cultura organizacional. Portanto, pode-se dizer que a cultura organizacional é consequência direta da estrutura organizacional.

Uma estrutura organizacional que define um padrão de organização democrático, criará uma cultura democrática. Uma estrutura organizacional inoperante, resultará em uma cultura caótica. Daí a importância de, antes de pensar na cultura, pensar na estrutura que resultará naquela.

O que este artigo aborda:

O impacto da estrutura organizacional na cultura empresarial 
O impacto da estrutura organizacional na cultura empresarial 
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Estruturas organizacionais e seus impactos culturais

Existem várias formas de estruturas organizacionais, cada uma com suas próprias características e benefícios. A escolha da sua estrutura vai definir qual será o tipo de cultura da sua empresa. E há muitas opções para escolher.

Desde estruturas hierárquicas, que apresentam uma cadeia clara de comando, até estruturas matriciais mais complexas que permitem a colaboração entre diferentes departamentos. A estrutura organizacional escolhida pode moldar todos os aspectos da empresa, desde a comunicação até a tomada de decisões.

Estrutura funcional ou baseada em funções

Uma das estruturas organizacionais mais comuns. Essa estrutura tem uma liderança centralizada e uma estrutura hierárquica vertical com papéis claramente definidos, funções de trabalho, cadeias de comando e autoridade de tomada de decisão.

Em relação à cultura, a aplicação deste tipo de estrutura facilita a especialização, escalabilidade e responsabilidade e estabelece expectativas claras.

No entanto, pode ser limitador, impedir o crescimento dos funcionários e potencialmente levar à falta de comunicação e colaboração entre os departamentos. Além de criar uma dependência que pode não ser salutar para a organização.

Estrutura baseada no produto ou no mercado

Essa estrutura é hierárquica, vertical e centralizada, mas em vez de ser estruturada em torno de papéis e funções de trabalho, ela é estruturada em torno dos produtos ou mercados da empresa. 

Quanto à cultura, essa estrutura privilegia colaboradores dinâmicos e versáteis, preparados para lidar com vários tipos de imprevistos. Isso pode beneficiar empresas com várias linhas de produtos ou mercados, mas o dimensionamento pode ser um desafio.

Entretanto, um ponto muito comum na cultura das empresas com estrutura baseada no produto, são as ineficiências. Se as equipes de produto ou mercado tiverem funções semelhantes, as empresas correm o risco de incompatibilidade entre várias equipes de produto/mercado sem boa comunicação.

Estrutura geográfica

Adequado para empresas com grande presença geográfica, onde é fundamental estar próximo de clientes e fornecedores. Essa estrutura permite que a empresa crie estruturas organizacionais alinhadas com a cultura, o idioma e os sistemas profissionais de um local​.

Um tipo de estrutura organizacional pensada de baixo para cima, de modo a criar o ambiente mais democrático possível. É uma estrutura que vem caindo em desuso com o crescimento do home office e das empresas transnacionais, com colaboradores de várias partes do mundo.

Estrutura Baseada em Processo

Esta estrutura é projetada para acompanhar o ciclo de vida de um produto ou serviço. Por exemplo, a estrutura pode ser dividida em P&D, criação de produtos, atendimento de pedidos, cobrança e atendimento ao cliente.

Essa estrutura pode promover eficiência, trabalho em equipe e especialização, mas também pode criar barreiras entre as equipes se a comunicação não for priorizada​​.

Saiba escolher a melhor estrutura

Como se viu, a estrutura organizacional de uma empresa tem um impacto profundo na sua cultura empresarial. Escolher a estrutura certa pode facilitar a criação de uma cultura que promova os valores, a visão e os objetivos da empresa.

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