Há vários tipos de seguro no mercado, entre eles está o seguro empresarial que é voltado para a proteção do patrimônio e das operações de uma empresa. Assim como há vários tipos de seguros, dentro do seguro empresarial, há diferentes opções de coberturas.
Portanto, confira como funciona o seguro para empresas.
O que este artigo aborda:
- Qual a cobertura do seguro empresarial?
- Como escolher o seguro empresarial ideal?
- Como contratar um seguro empresarial?
Qual a cobertura do seguro empresarial?
A cobertura básica de um seguro empresarial conta com indenização por danos de incêndio (quando não criminoso), explosão de qualquer natureza (envolvendo vazamento de gás, etc), queda de raio (dentro do local do risco) e implosão (desde que caracterizado por caso fortuito ou força maior).
Como cada negócio possui especificações diferentes, as empresas de seguros oferecem um leque grande de inclusão de riscos na cobertura como: furto qualificado, quebra de vidros, despesas fixas, lucros cessantes, entre outros.
Portanto, o segurado deve observar e entender os riscos que são mais suscetíveis a atingir seu empreendimento.
A cobertura deverá ser estabelecida no ato da contratação porque é ela quem definirá em quais casos poderá ser acionada a apólice.
Logo, como o seguro é para evitar danos maiores em casos de sinistro é importante que no ato da contratação tudo esteja muito bem estabelecido, para não haver surpresas no momento que precisar acionar.
Como escolher o seguro empresarial ideal?
Durante o processo de escolha do seguro empresarial é importante levar em consideração fatores como o conhecimento da empresa contratada, isto é, quais os planos oferecidos, quais os valores cobrados, o histórico e reputação da empresa.
Além disso, também é importante considerar o conhecimento da sua própria empresa, ou seja, ter em mente quais os riscos que a companhia corre para pessoas, estruturas, maquinários e etc.
Como contratar um seguro empresarial?
A corretora aparece como um meio necessário e facilitador no processo de contratação do seguro empresarial, porque fará a análise de riscos da empresa contratante, assim como analisará as seguradoras que melhor atendem às necessidades do segurado.
Isso é importante porque a corretora tem a função de fazer com que se cumpra todos os acordos estabelecidos no contrato, não esquecendo do processo necessário para o caso de acionamento da apólice em situações de sinistro.
Artigos relacionados: