quarta-feira, 18 de maio de 2022 - 18/05/2022 07:17:04
Revista Portal Útil

Publicado por Redação em 24/11/2021 às 20:59.

O sonho de muitas pessoas é garantir a independência financeira e sair da casa dos pais, porém este é um momento cheio de dúvidas e incertezas, carregando ainda muitos gastos.

Dessa forma, por mais que seja algo desejado, morar sozinho pode ser um caminho complexo, em que é preciso tomar decisões importantes e que vão decidir a sua qualidade de vida e o formato de moradia é uma das mais relevantes.

O que este artigo aborda:

Alugar ou comprar?

Para muitos, a compra de um imóvel pode ser algo distante por conta do preço. Porém, num contrato de locação, também há muitos gastos envolvidos e, com isso, é preciso definir qual tipo de contrato se enquadra melhor com o seu momento atual.

Com a intenção de ajudar na sua decisão, separamos alguns pontos positivos e negativos, tanto para o aluguel quanto para a compra de uma casa ou apartamento.

Custo inicial

O valor que é preciso para adquirir um imóvel, mesmo que recorrendo ao financiamento, se mostra muito mais elevado se comparado ao aluguel, demandando, na maioria das vezes, 30% do preço da casa ou apartamento ou uma taxa de juros que compense a falta de entrada.

Comprar ou alugar um imóvel: qual a melhor opção?

Quando falamos do aluguel, em teoria, o valor necessário é apenas o que será pago mensalmente ao locador, em alguns casos sendo necessário adiantamento de três aluguéis, principalmente se não possuir fiador.

Nos dois cenários, se é sua primeira vez morando sozinho, será preciso adquirir os móveis e eletrodomésticos. No entanto, caso recorra ao aluguel, poderá encontrar opções que já ofereçam os bens para necessidades básicas, reduzindo ainda mais o custo inicial.

Definição da região que irá morar

Outra questão muito importante e que pode se tornar uma vantagem ou desvantagem na sua rotina é a localização que você vai escolher para morar.

Comprando ou alugando, em qualquer uma das situações é necessário buscar a melhor localização que se enquadre com seu dia-a-dia, facilitando a ida para trabalho, escola e até mesmo visita a amigos e familiares.

A diferença do aluguel, que pode se mostrar mais vantajoso que a compra, fica pelo fato que, em uma casa alugada, você teria que pensar na região a curto prazo, tendo liberdade de buscar um novo imóvel quando, por exemplo, mudasse de emprego.

Quando falamos da compra de uma casa ou apartamento, a mudança se mostra mais burocrática, até mesmo porque você não estaria comprando e vendendo um imóvel anualmente. Dessa forma, quando se decide por efetuar a compra de um imóvel, é preciso saber que provavelmente irá morar ali por alguns anos.

Deixar o imóvel do seu jeito

Um contrato de locação apresenta diversas limitações e uma das que deixam algumas pessoas insatisfeitas são cláusulas sobre reformas.. 

Quando você é o real proprietário do imóvel, tem total liberdade para fazer as modificações que achar necessário, indo desde a pintura de uma parede, até a construção de um novo cômodo, mas com a locação a situação muda.

Qualquer modificação que o locatário pensar em fazer, precisará da autorização do locador.  Além disso, precisa saber que certamente não ficará muito tempo com aquele imóvel e seus gastos com obras podem não ser restituídos.

Depende de você

Por mais que seja uma escolha difícil, a decisão precisa ser tomada por quem vai adquirir o imóvel, seja por compra ou locação. Sendo assim, analise o seu momento atual, levando em consideração todos os prós e contras de cada contrato.

Se pensa em viver por bons anos em uma só localidade e deseja fazer grandes obras, a compra de um imóvel pode ser a melhor opção, mas se não deseja investir tanto dinheiro em um patrimônio e gosta da ideia de mudar para outras regiões, o aluguel pode se enquadrar melhor.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Taxa de resgate: entenda o que é cobrado na hora de resgatar seus investimentos

Taxa de resgate: entenda o que é cobrado na hora de resgatar seus investimentos

Quais os principais regimes cambiais dos países?

Quais os principais regimes cambiais dos países?

O que devo saber antes de investir na previdência privada?

O que devo saber antes de investir na previdência privada?

Estamos criando adolescentes maduros financeiramente?

Estamos criando adolescentes maduros financeiramente?

Saiba 5 motivos para você sair da poupança e por onde começar

Saiba 5 motivos para você sair da poupança e por onde começar

Organização das contas: Dicas para se organizar

Organização das contas: Dicas para se organizar