Nos últimos meses, temos enfrentado os problemas e consequências da pandemia do corona vírus. Muita gente pensou nos primeiros meses que seria algo apenas passageiro e que não traria maiores consequências em nossas vidas.
Mas agora já sabemos que tudo irá mudar profundamente. Conforme recente pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a ansiedade é o transtorno mais presente durante a pandemia de Covid-19. Além da ansiedade, que foi encontrada em 86,5% dos respondentes, foi constatada uma presença moderada de transtorno do estresse pós-traumático (45,5%). A proporção de depressão grave foi um pouco mais baixa, 16%.
E no artigo de hoje, você vai entender melhor como lidar com esse problema e o que fazer para combatê-lo.
O que este artigo aborda:
- Como combater a Ansiedade na Pandemia
- Livros e séries são uma boa pedida
- Busque ajuda profissional
- Pratique exercícios físicos!
- Use a tecnologia a seu favor
- Pratique mais seus hobbies
- Cuidado com o excesso de informação e fake news
- Dê atenção a uma boa noite de sono
- Conclusão
Como combater a Ansiedade na Pandemia
Separamos aqui então algumas informações e dicas que podem te ajudar a superar esse momento. É preciso ter em mente que as informações abaixo não substituem nenhum tipo de consulta médica e nem ajuda profissional, são de domínio público na internet e não nos responsabilizamos pelo mau uso das mesmas.
Livros e séries são uma boa pedida
Atividades relaxantes, como meditação, escutar música, assistir filmes e ler livros são importantes. Uma boa sessão da Netflix ou um bom livro podem ser ótimas companhias. A literatura e o cinema têm o poder de nos transportar para outras realidades, ou seja, são perfeitos para este momento de quarentena. Ao se sentir muito estressado, com medo excessivo e ansioso, procure se desconectar um pouco da realidade. Isso quer dizer mergulhar em novas histórias, capazes de acalmarem a sua mente por alguns instantes.
Busque ajuda profissional
Fazer terapia pode ser uma ótima forma de curar o que está ruim nesse período. Um psicólogo ou terapeuta pode te ajudar de várias formas, e com a pandemia o conselho de psicologia liberou os atendimentos online por vídeo chamada ou até Whatsapp. É possível achar até mesmo uma psicóloga em serra es que faz este tipo de atendimento.
Pratique exercícios físicos!
Ainda que algumas cidades tenham fechado academias, desde que se use máscara, muitos locais como parques ainda abrem e permitem que se faça exercícios. Os exercícios nos ajudam a gastar energia e também na produção de endorfina, que faz com que tenhamos uma sensação de bem-estar em todo o corpo.
Use a tecnologia a seu favor
O apoio social é fundamental para a qualidade de vida dos seres humanos. Neste momento em que ele é restrito, lembramos que o distanciamento físico é necessário, mas que falar sobre assuntos engraçados e interagir com os seus familiares e amigos é possível pelas redes sociais, telefones e aplicativos.
Pratique mais seus hobbies
Você gosta de cozinhar? Tocar um instrumento? Não deixe esses hobbies de lado, pois além de distrair podem te ajudar a ocupar seu tempo, sua mente e ainda dar uma sensação de realização.
Cuidado com o excesso de informação e fake news
É importante controlar a quantidade de tempo que você passa assistindo, lendo ou ouvindo notícias que te trazem angústia. Uma sugestão é separar horários específicos do seu dia para fazer isso.
Outro cuidado importante é com as fake news. Informe-se com base em veículos confiáveis de informação e em fontes oficiais, como o site do Ministério da Saúde e da própria OMS.
Tome cuidado com informações falsas que circulam nos grupos de WhatsApp. Você pode ficar preocupado sem motivo, passar a informação para a frente e preocupar mais alguém com base em algo que nem é verdade.
Dê atenção a uma boa noite de sono
A manutenção do horário que você dorme e acorda todos os dias, mesmo aos finais de semana e feriados, tem impacto positivo no funcionamento do nosso sono.
Conclusão
Pois é pessoal, esperamos que tenham conseguido encontrar saídas e novas formas de superar esse momento de crise. Um dado importante sobre as crises é que elas sempre têm início, meio e fim, portanto, temos que respirar e saber que ela passará.
Artigos relacionados: