Com toda a certeza não podemos ignorar o quanto a tecnologia exerce influência sobre a nossa vida.
Atualmente, conseguimos realizar praticamente todas as nossas atividades diárias utilizando dispositivos como computadores ou celulares, o que facilitou muito o dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo e, na saúde, não poderia ser diferente.
Além da inovação em tratamentos e métodos de diagnósticos, a modernização dos sistemas de gestão para clínicas e consultórios vêm melhorando a organização desses estabelecimentos proporcionando assim um atendimento mais eficiente, humanizado e personalizado.
Não são poucos os benefícios que os programas médicos oferecem, e suas funcionalidades se estendem a todos os profissionais que atuam na área, desde recepcionistas até médicos, enfermeiros e responsáveis pelo setor administrativo e financeiro.
A seguir, apresentaremos alguns benefícios de contar com um bom software de gestão médica e quais impactos positivos esse tipo de solução pode trazer para sua clínica, de acordo com cada setor. Acompanhe para saber mais!
O que este artigo aborda:

Recepção e agendamentos
Para que uma clínica ou consultório funcione bem, é necessário que a recepção seja competente e tenha ferramentas que ajudem na realização de um bom serviço.
Esse setor é responsável por marcar, desmarcar e reagendar consultas de pacientes, bem como solicitar liberação de consultas e procedimentos para convênios médicos e até mesmo receber valores referentes a consultas particulares.
Portanto, podemos perceber de quantas funções diferentes – e importantíssimas – um recepcionista deve dar conta, e um sistema médico tem recursos que ajudam a reduzir taxas de erros e aumentar a rapidez e a eficiência dessas atividades.
Entre eles, podemos citar:
- Agenda online, que permite a marcação de consultas pelo próprio paciente;
- Personalização de campos e períodos de agendamentos;
- Visualizações de status e acessos rápidos
- Separação entre consultas, procedimentos e compromissos pessoais para maior organização;
- Lançamentos financeiros pela agenda
Além disso, se necessário, o profissional da recepção ainda pode pesquisar por pacientes, datas, procedimentos e agendas de profissionais específicos por meio da ferramenta de busca detalhada por filtro, que proporciona uma visualização mais rápida e certeira dos dados desejados.
Setor financeiro e administrativo
Não podemos nos esquecer que uma clínica ou consultório médico também são formas de negócios que dependem de uma boa organização financeira para sobreviver e funcionar bem.
E, quanto mais pacientes atendidos e maior o tamanho do estabelecimento, maior é o desafio de manter as contas em dia.
Afinal, o setor financeiro precisa dar conta de pagamentos de funcionários, encargos trabalhistas, contas a pagar, compra de insumos, repasses de convênios, impostos, manutenção, entre outros aspectos que envolvem a movimentação do caixa da empresa.
Com um software médico é possível, também, fazer a gestão adequada de entradas e saídas de dinheiro, já que o programa permite:
- Acesso completo ao fluxo de caixa;
- Inclusão e gestão de pagamentos e recebimentos recorrentes;
- Controle de repasses e automações de baixas múltiplas diretamente integradas ao fluxo de caixa;
- Relatórios com conteúdo sobre a movimentação financeira, com possibilidade de exportação do documento para o Excel;
- Personalizado por filtro e visualização por cards para facilitar a gestão de dados;
- Acesso rápido a regras de repasse médico;
- Obtenção de orçamentos vinculados a agenda médica e prontuário;
- Padrão TISS integrado a todo o sistema.
Vale ressaltar que o programa médico também oferece funcionalidades para o setor administrativo, como chat para interação entre funcionários, relatórios com estatísticas sobre a clínica e definição de diferentes níveis de acesso, para proteger melhor os dados de pacientes e também do estabelecimento.
Atendimento médico
E é claro que um software de gestão de clínicas não poderia deixar de lado recursos para os profissionais da saúde já que lidar com diversos pacientes a cada hora exige cuidado para não confundir informações e prestar um atendimento adequado caso a caso.
Para isso, é preciso ter ferramentas que permitam acessar dados de cadastro e de saúde daquele paciente, para que o profissional saiba exatamente quais procedimentos já foram solicitados, quais as principais queixas, entre outros aspectos que influenciam no tratamento.
Pensando nisso, um bom software médico conta com:
- Prontuários personalizados e com possibilidade de edição por inclusão de emendas;
- Histórico do paciente com dados sobre consultas anteriores, medicações prescritas, exames solicitados, entre outros;
- Múltiplos modelos de prontuário para utilização caso a caso;
- Armazenamento de imagens;
- Possibilidade de emissão de laudos, atestados e prescrições médicas com envio por SMS e assinatura digital ICP-Brasil para garantia de autenticidade do documento;
- Buscas instantâneas no histórico para agilizar consultas e atendimentos;
- Consulta a CID e a lista de medicamentos;
- Emissão de ASO para medicina do trabalho;
- Padrão NCHS para pediatras.
Os melhores e mais modernos softwares para clínicas e consultórios também têm plataforma para telemedicina, organização de fila de espera e botão de chamada para o paciente, o que facilita e aprimora ainda mais o atendimento médico.
Conclusão
Agora que você já conhece todas as funcionalidades que um bom programa médico é capaz de oferecer, que tal investir? Com a tecnologia a serviço da saúde, com toda a certeza você, sua clínica e seus pacientes só têm a ganhar.
Artigos relacionados: