segunda-feira, 16 de maio de 2022 - 16/05/2022 11:21:52
Revista Portal Útil

Publicado por Lucas Ferraz em 10/05/2022 às 21:26.

O marketing digital é uma ferramenta da publicidade que permite a realização da promoção de produtos e de marcas, utilizando exclusivamente as plataformas digitais como meio. 

Essa estratégia permite a comunicação direta com o público e a construção de um atendimento mais personalizado.

No entanto, além disso, o marketing digital também permite que as empresas consigam construir uma personalidade para a marca, se consolidando no mercado e construindo uma autoridade dentro do seu segmento de atuação.

Isso auxilia no processo de atração de novos clientes, no aumento da conversão de leads, no crescimento das vendas, na ampliação do ticket médio e na fidelização dos consumidores.

Por esse motivo, a gestão de marketing e branding deixou de ser um diferencial e se tornou uma indispensabilidade para todas as instituições comerciais, mesmo as lojas físicas.

A gestão do seu marketing digital possui as técnicas de SEO? Saiba como adquirir

E dentro deste cenário, a utilização das técnicas de SEO pode ser essencial para fazer com que as estratégias organizadas pelo marketing consigam ser de fato eficientes, proporcionando todo o retorno almejado.

O que este artigo aborda:

O que é o SEO?

O constante crescimento do mercado digital e a popularização do e-commerce têm feito com que a preocupação com a gestão de marketing e comunicação online, seja uma constante nas empresas dos mais variados segmentos ou tamanhos.

Isso porque, o investimento neste tipo de ação é capaz de tornar a sua marca mais competitiva, em meio a um mercado altamente concorrido.

Entretanto, de nada adianta apostar na confecção dos melhores conteúdos digitais, se eles não podem ser encontrados pelos consumidores.

E é aí que o SEO entra. Com o aumento do acesso a celulares e a internet, a utilização de ferramentas de busca – como o Google ou o Yahoo Search – se tornou parte constante da rotina de milhões de pessoas. 

Para se ter uma ideia, mais de 100 bilhões de pesquisas são feitas todos os dias.

Sendo que justamente através dessas ferramentas é que as pessoas costumam entrar em contato com novas empresas ou produtos. 

No entanto, para que isso seja possível, é necessário que o seu site ou blog seja bem ranqueado e apareça logo na primeira página dos buscadores.

Neste cenário, também conhecido como Search Engine Optimization, o SEO é um conjunto de ações que servem para fazer com que o algoritmo desses sites analise o seu conteúdo e o considere mais relevante para os usuários, dando preferência nos resultados das buscas.

Assim, mais pessoas terão acesso a sua marca e consequentemente aos seus produtos. Isso gera um impacto bastante positivo no número de vendas, na lucratividade da empresa e até na reputação da marca. 

Por isso, essa é uma técnica muito estudada nos cursos de gestão comercial e marketing ead.

Como as estratégias de SEO podem auxiliar a efetividade do marketing

A efetuação das estratégias de marketing, por meio de plataformas online, costumava ser um privilégio de grandes instituições comerciais que possuíam verba o suficiente para investir na:

  • Criação de blogs e sites institucionais;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Produção de conteúdo qualificado;
  • Realização de ações em redes sociais;
  • Atendimento 24h em chatbot, entre outros.

Contudo, atualmente, até mesmo a gestão de startups e empreendedorismo digital de pequenas empresas consegue ter acesso a esse tipo de canal de comunicação, desempenhando as estratégias benéficas para a sobrevivência e para o crescimento.

Como dito anteriormente, apenas investir nessas ações sem focar na aplicação das técnicas de SEO, pode acabar sendo uma perda de tempo e de investimentos. Além de servir para otimizar os conteúdos publicados, atraindo os clientes, o SEO também:

  • Aprimora a usabilidade do seu site;
  • Permite que o Google consiga indexar-lo em menos tempo;
  • Aumenta o conforto na leitura dos textos;
  • Viabiliza a segmentação do público;
  • Amplia a competitividade da sua marca, entre outros.

Desta forma, os blogs passam a conquistar um aumento de tráfego orgânico que representa uma taxa de conversões mais altas e, como resultado, um alcance mais efetivo das metas de vendas e lucratividade.

Formas de introduzir o SEO nas ações da sua empresa

Ainda que o Google não divulgue quais são os critérios utilizados por seus algoritmos de rastreamento e indexação, para considerar uma página mais apta, é de conhecimento geral que essas medidas passam de 200 parâmetros, aplicados durante a análise.

Por isso, as técnicas de SEO focam nas características mais predominantes ou que tendem a causar um impacto maior na tomada de decisões desses dispositivos, auxiliando com que as marcas consigam tornar seus conteúdos melhor ranqueados.

Assim, se você deseja introduzir essas técnicas na sua empresa, atente-se a estratégias como:

Invista em aplicativos que facilitem a auditoria de SEO

As auditorias de SEO é um serviço que deve ser feito com frequência nas empresas, como forma de identificar todos os erros que podem estar sendo cometidos na hora de colocar a aplicação das técnicas de SEO, em prática.

Ainda que esse processo não sirva, necessariamente, para apontar as soluções que devem ser tomadas, ele é primordial para mapear os problemas encontrados e facilitar a adequação de estratégias. Assim, a técnica deve ser aprendida na gestão comercial ead.

Atualmente existem inúmeros aplicativos que podem ser instalados e que realizam essa auditoria, como o Google Analytics ou o Google Search Console. Eles irão apontar as inadequações estruturais e técnicas do site, produção dos conteúdos e domínios externos.

Encontre as melhores palavras-chave

As palavras-chave são uma das características mais importantes para se integrar nos conteúdos produzidos para blogs e redes sociais, pois é através desses termos pesquisados que os consumidores serão direcionados à sua página.

Desta forma, é crucial que os empreendedores ou gestores responsáveis acompanhem constantemente as palavras escolhidas. Uma forma de fazer isso, de forma mais prática, é com o auxílio de ferramentas que rastreiam as posições de interesse de diferentes termos.

Assim, você percebe quais são as expressões que podem trazer mais benefícios e oportunidades ou quais estão sendo atualmente utilizadas e que acabam se tornando ameaças para o desempenho do seu conteúdo.

Aprimore a URL da página

Outra técnica que pode ser aprendida em uma faculdade de vendas e marketing, e que faz toda a diferença durante a introdução do SEO na sua empresa, é o aprimoramento e configuração das suas URLs.

Também conhecida como Localizadora de Padrão de Recursos, essa ferramenta diz respeito ao endereço eletrônico do site, que você digita no navegador para localizar uma página na Internet.

Além disso, a URL também é uma fonte de informações importante para os algoritmos dos buscadores. Por isso, eles devem apresentar de forma clara e objetiva qual é o tipo de conteúdo que os usuários encontrarão ali.

Deste modo, é preciso considerar quais palavras-chave fazem parte da URL, atentar-se para se esse termo está localizado no início do endereço e garantir a utilização de uma URL absoluta – contendo todas as informações necessárias para encontrar o material desejado.  

Atente-se com os títulos e meta-tags

Os títulos e tags de cabeçalho (também conhecidos como meta tags) são comandos em HTML que fazem a estruturação e hierarquização do texto publicado no blog. Elas auxiliam na descrição do conteúdo de uma página para os mecanismos de busca.

Separar um texto com subtítulos também permite uma melhora considerável na experiência de leitura dos usuários e na fácil localização das informações mais importantes do material publicado.

Por isso, é fundamental que todos os materiais sejam organizados com <h1> para o título do artigo, <h2> para os subtítulos que dividem os textos e <h3> para identificar as subdivisões do tópico, dentro do h2.

Ainda assim, atenção: utilizar muitas meta-tags pode acabar prejudicando a escaneabilidade do artigo. Assim, não é recomendado que essa aplicação supere o h4.

Otimize a estrutura dos conteúdos

Como foi possível perceber, a produção de conteúdo é a principal base de todas as ações estratégicas do marketing digital. 

Sendo assim, é natural que o curso gestão de marketing e vendas insista tanto no domínio das técnicas de SEO e na importância da otimização desses textos.

Para que isso seja possível é necessário garantir que o texto possua 300 palavras ou mais; utilizando sinônimos variantes da palavra-chave principal com uma linguagem natural; que sejam anexados links internos para outras páginas; que o conteúdo seja original.

Isso facilitará que tanto o algoritmo te encontre, como também o próprio público-alvo. Aumentando o tráfego espontâneo e a satisfação com o material e com a marca em si.

Não negligencie o SEO Off-Page

O SEO Off-Page diz respeito a um conjunto de técnicas e otimizações realizadas fora das páginas do seu site, como forma de demonstrar a sua importância dentro do mercado e, consequentemente, melhorar o desempenho do seu posicionamento nos sites de busca.

Assim, se o seu site ou conteúdo receber menções de outras plataformas ou instituições como referência para um assunto, o Google tende a considerar aquele material mais confiável e portanto mais relevante.

Por isso, é muito importante não negligenciar a importância do investimento em linkbuilding, guest posts, co-marketing, backlinks ou links quebrados, entre outros.

Todas essas estratégias têm um impacto direto na vida financeira de qualquer instituição comercial, mesmo aquelas que utilizam um modelo de negócios de loja física. Assim, não é nada incomum que essas estratégias sejam ensinadas nos cursos de gestão financeira melhores faculdades. Portanto, se você deseja investir neste tipo de ação, a busca pela especialização adequada pode ser primordial.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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