Revista Portal Útil

Garantir a máxima motivação dos colaboradores é uma das responsabilidades mais relevantes para as empresas que procuram manter-se produtivas e relevantes num ambiente competitivo.

Afinal, uma boa interação entre os profissionais pode melhorar a imagem de uma empresa no mercado, reduzir custos e reduzir o faturamento. Além disso, faz com que os indivíduos trabalhem mais em benefício da organização.

Veja abaixo 11 dicas de como motivar os colaboradores da sua empresa.

O que este artigo aborda:

Como motivar os colaboradores: 11 dicas
Como motivar os colaboradores: 11 dicas
Pin It

1. Flexibilize o horário de trabalho

Quem trabalha 8 horas por dia em um escritório sabe que nem todos os 480 minutos são aproveitados em todo o seu potencial.

Abrir espaço para o tempo de negociação é uma maneira de aumentar o impulso durante o tempo ativo.

Obrigá-lo a permanecer na empresa pode não ser a opção mais sensata, pois ele pode facilmente perder o foco e até cometer erros no dia a dia.

2. Tenha dias de home office

O home office tem encontrado gradativamente seu lugar nas mais diversas empresas. 

Liberdade, responsabilidade, economia (em termos de gastos e tempo, considerando o tráfego da empresa) são alguns dos principais benefícios de trabalhar em casa.

Claro que alguns testes devem ser realizados para garantir o total comprometimento do funcionário, seja ele em casa ou no escritório. 

Por isso, combinar pelo menos um dia de home office com cada membro da equipe é um dos melhores tipos de incentivos para funcionários.

3. Seja um líder

Não classifique, mostre a todo custo que suas palavras são finais. Abra espaço para a comunicação da empresa e para o bom relacionamento entre gestores e funcionários.

Ouvir e ser um líder por si só o motivarão enquanto você caminha com seu povo. Não queira ser um chefe, queira ser um líder. Ao inspirar alguém, seus colaboradores também ficam mais motivados.

4. Valide as decisões dos colaboradores

Os gerentes costumam ter uma perspectiva mais ampla sobre diferentes questões na empresa, mas os funcionários também costumam ter ideias importantes para compartilhar, em grande parte devido ao atendimento mais imediato ao cliente.

Mas não faz sentido ouvir suas ideias e não implementá-las. Capacite os funcionários a tomar decisões, capacite-os a compartilhar suas perspectivas e fazer a diferença.

Além do sentimento de pertencer verdadeiramente à empresa e fazer parte do seu desenvolvimento, esse tipo de ação para motivar os colaboradores também pode aumentar a autoestima e a sensação de segurança deles.

5. Crie um espaço de descanso

Várias empresas colocaram esse truque em prática e notaram diferenças positivas no desempenho dos funcionários.

Criar um espaço para que os profissionais tirem alguns minutos após o almoço e ainda tenham mais momentos de lazer dentro da empresa pode ser muito eficaz.

Sofás e pufes, matraquilhos, videojogos e até espaço para uma ocasional massagem rápida proporcionam uma pausa no dia-a-dia.

Além da motivação, a ação também pode aumentar a criatividade e a eficiência dos funcionários.

6. Invista em conhecimento

Os profissionais ficam mais motivados quando percebem seu valor para a empresa. Ao investir no seu conhecimento, essa percepção fica mais clara. 

Pagar cursos externos para funcionários, ou mesmo defender treinamentos internos, onde todos possam “ensinar” algo sobre sua área, é uma ideia válida.

7. Promova eventos

As reuniões são importantes para coordenar o trabalho, mas geralmente soam “chatas” e “pesadas”, não importa o quão leve você tente.

Uma forma de evitar que isso afete a motivação dos colaboradores é promover atividades de descontração com a equipe.

Colocar o exercício na agenda não só faz bem para o corpo, como também faz bem para a mente e pode ser um vínculo positivo que une melhor a equipe.

Festas de final de ano e comemorações com datas especiais também devem ser incluídas nessa programação.

Palestras com um palestrante motivacional para empresas também é interessante serem adicionadas no planejamento de eventos.

8. Faça planos de carreira

Não adianta pensar em ações concretas em vez de construir metas e perspectivas de longo prazo para motivar os colaboradores.

É impossível esperar que os funcionários estejam motivados se cada funcionário não tiver um plano de carreira bem estruturado.

Para evitar sentimentos de estagnação ou insatisfação, converse regularmente sobre a carreira do profissional e siga uma programação consistente.

Assim, incentivos como gestão direta e meritocracia podem ser implementados.

9. Dê feedbacks

O líder da organização deve sempre focar no sucesso da equipe e fornecer feedback que ajude a equipe a crescer.

O feedback, portanto, precisa ser constante, destacando os pontos de vista positivos dos profissionais e apontando de forma amigável quais pontos de vista precisam ser melhorados.

10. Dê benefícios

Os benefícios estão tão arraigados na cultura corporativa hoje em dia que, com muita frequência, os funcionários trocam de empresa por alguns reais a mais em passagens aéreas ou um plano de saúde melhor.

11. O dinheiro também é um incentivo

Embora o dinheiro não seja a principal forma de motivar os funcionários, pode ser um incentivo incomparável em certos tipos de trabalho, especialmente quando medidos quantitativamente.

Por exemplo, no setor de serviços e vendas, pesquisas mostram que recompensas em dinheiro podem aumentar drasticamente as vendas e melhorar o atendimento ao cliente.

O mesmo vale para a manufatura, onde os incentivos em dinheiro podem aumentar significativamente a produtividade diária de um trabalhador.

Com isso, você agora sabe como motivar os colaboradores a trabalhar com paixão.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse