terça-feira, 17 de maio de 2022 - 17/05/2022 05:33:29
Revista Portal Útil

Publicado por Marcela Ferreira em 10/05/2022 às 21:31.

A gripe é uma doença muito comum, sendo facilmente transmitida entre os seres humanos. Seu contágio se dá principalmente pelo contato de saliva ou muco de uma pessoa infectada, por meio de gotículas expelidas ao falar e tossir.

Para se proteger contra a gripe, as pessoas podem implantar soluções de higiene básicas como lavar a mão e cobrir a boca ao tossir ou ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa e se vacinar. Mas além disso, há outras medidas que podemos estabelecer no nosso cotidiano que ajudam a fazer com que o contágio da gripe seja diminuído.

O que este artigo aborda:

Evite as mudanças bruscas de temperatura

Ficar exposto a diferentes graus de temperatura sem um tempo de intervalo aceitável entre eles pode fazer com que o nosso corpo tenha uma predisposição maior a contrair uma gripe.

Isso ocorre porque, por mais que o corpo humano consiga se adaptar a diferentes temperaturas, isso não é feito de modo instantâneo. Sendo assim, quando você está em um ambiente quente e depois muda para um local com uma temperatura muito baixa de forma rápida, pode acabar causando um choque térmico, que deixa o seu corpo mais sensível e, consequentemente, mais suscetível a doenças.

Portanto, sempre evite expor o seu corpo a mudanças muito bruscas e rápidas de temperatura. Espere um tempo para que ele se habitue ao ambiente.

Como evitar a gripe? Confira algumas dicas de especialistas

Busque fortalecer a sua imunidade

Na maioria das vezes que uma pessoa contrai a gripe, isso ocorre porque sua imunidade está muito baixa e ela não possui anticorpos fortes o suficiente para conseguir expelir o vírus da gripe.

Por isso, é fundamental procurar medidas para estar sempre fortalecendo a sua imunidade. É possível fazer isso a partir da sua alimentação, em que você pode ingerir mais alimentos que contenham a vitamina C, componente importante para a imunização.

Alimentos ricos em zinco, como carne vermelha e leguminosas, também podem ajudar o seu corpo a produzir mais glóbulos brancos, que ajudam a combater com mais eficácia uma infecção. Além da alimentação, praticar exercícios físicos de forma regular também ajuda a reforçar a imunidade.

Utilize máscaras faciais

Durante a pandemia, o hábito de utilizar máscaras faciais se instaurou aqui no Brasil, mas em outros locais do mundo, como na ‘ e no Japão, o uso de máscara era comum antes mesmo da pandemia. Nesses lugares, as pessoas utilizavam esse acessório quando estavam em locais cheios e fechados.

A máscara é uma aliada quando o assunto é infecções, pois o uso delas ajuda a evitar a proliferação de vírus e bactérias. Adotar esse hábito pode ser muito positivo para a sua saúde e dos demais perto de você.

Mantenha-se em ambientes ventilados

Locais fechados e com um número muito grande de pessoas circulando contribuem para a proliferação de vírus e bactérias que podem ser prejudiciais para a nossa saúde. Portanto, sempre mantenha as janelas bem abertas em ambientes cheios para que o ar circule melhor, fazendo com que o vírus não fique no mesmo ambiente que você por muito tempo.

Evite tocar os olhos, boca e nariz

O contato é a principal causa de infecção e surgimento da gripe. Isso ocorre quando tocamos certas regiões do corpo, como olhos, nariz e boca com a nossa mão infectada.

Portanto, sempre evite tocar essas e outras regiões que permitam que o vírus da gripe entre no seu organismo. Caso necessite, lave bem as mãos antes para evitar que qualquer infecção ocorra.

Esteja com as vacinas contra a gripe em dia

A vacina contra o vírus da gripe é a melhor forma de você se manter imunizado. Ela utiliza uma forma do vírus desativado que ajuda o corpo a estimular a criação de anticorpos específicos para lidar com esses microrganismos.

A proteção da vacina dura o período de um ano e pode ser tomada em farmácias. Contudo, há várias cidades no Brasil que imunizam a população contra a Influenza a partir do SUS.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse

Gaba sensações e benefícios

Gaba sensações e benefícios

Cuidados que deve ter com o pé diabético

Cuidados que deve ter com o pé diabético

Cirurgia de Papada: Procedimentos e como funciona

Cirurgia de Papada: Procedimentos e como funciona

Saúde: procura por cursos na área dobra na pandemia

Saúde: procura por cursos na área dobra na pandemia

Teste genético pode apontar suscetíveis doenças: entenda

Teste genético pode apontar suscetíveis doenças: entenda

Conheça alguns dos benefícios da Vitamina D

Conheça alguns dos benefícios da Vitamina D