Revista Portal Útil

Em busca de meios que sejam eficientes para combater a azia e má digestão? Sim? Então, confira algumas dicas que preparamos para você. O ato de combater a azia e a má digestão pode ser mais simples do que parece, sabia? Com uma simples mudança nos hábitos, esse problema pode ser sanado. 

Se você costuma praticar exercícios logo após o término das refeições, será preciso mudar o horário da atividade física.

O ideal é que a prática esportiva aconteça sempre duas horas após o café, o almoço ou o jantar. Essa medida é indicada, porque após uma refeição definida como grande, o estômago fica com ácidos gástricos em excesso e a movimentação gerada pela atividade física pode fazer com que a pessoa apresente um retorno desses líquidos para o esôfago e isso vai resultar na queimação.

O que este artigo aborda:

Tem muita azia? Cuidado! Veja dicas de como combater a azia e má digestão
Tem muita azia? Cuidado! Veja dicas de como combater a azia e má digestão
Pin It

Combater a azia e má digestão exige que as pessoas comam na hora certa

Combater a azia e má digestão também passa pelo fato de comer na hora certa. Quem fica muito tempo sem comer sofre com esse problema, pois a chance de ocorrer o acúmulo do ácido gástrico é grande e isso pode fazer com que a parte final do esôfago fique irritada.

Por esse motivo, o indicado é fazer uma refeição a cada três horas. Essa manutenção do funcionamento do sistema digestivo possibilita que a produção de ácido gástrico não passe por sobrecarga.

Além de comer na hora certa, comer um cardápio selecionado também é muito importante. O ato de combater a azia e má digestão passa pela retirada de alimentos que têm muita gordura ou frituras. As frutas ácidas também não são nada indicadas bem como os embutidos, as bebidas com gás, os condimentos, menta e hortelã.

Deixe de lado o cafezinho depois do almoço

Ainda falando sobre a hora da comida, o cafezinho que muita gente ama tomar também precisa ser deixado de lado. Isso é necessário, porque a cafeína faz com que o esfíncter relaxa de forma excessiva. Com isso, o ácido digestivo volta para o esôfago. Quem sofre com esse problema deve tomar apenas duas xícaras de café por dia ou se conseguir, é bom evitar a bebida.

Assim como as bebidas gasosas, quem quer combater a azia e má digestão deve deixar o álcool de lado, porque com ele, o estômago vê a produção de ácido aumentar e a válvula que contrai impedindo o refluxo tem sua capacidade de funcionamento reduzida.

Tabagismo deve ser abandonado

O tabagismo com piteira ou sem também deve ser abandonado, porque o ato de fumar faz com que o estômago tenha sua proteção mucosa diminuída e isso faz com que o órgão sofra mais irritação causada pelo ácido gástrico. Sem contar que o fumante ainda corre risco de desenvolver o câncer no aparelho digestivo ou outros tipos de problemas de saúde graves.

Se com todas essas dicas, a situação não melhorar e o paciente apresentar vômito com sangue ou algo parecido com uma borra de café, as fezes pretas ou avermelhadas e dor e pressão, o indicado é buscar imediatamente ajuda médica.As pessoas confundem os sintomas tanto nelas como nos animais e acabam recorrendo ao uso de vermífugo animal nos pets, porém antes de tomar qualquer remédio, o melhor é contar com ajuda profissional.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse