Revista Portal Útil

Será que alguma vez você já se perguntou qual é a distância máxima que um cabo de fibra óptica pode percorrer? Muitas pessoas têm essa dúvida, até para entenderem a logística da internet de suas residências e suas empresas.

Hoje em dia todo mundo opta por usar esse tipo de internet, muito por confiar na capacidade do cabo de trazer a internet até você, ao invés de depender de ondas de rádio, ou das caríssimas ondas de satélite. 

Por conta disso, é muito importante que as pessoas saibam sobre o tipo de internet que eles estão usando, ou então saibam sobre o tipo de internet que eles pretendem usar. Se você ainda não tem a fibra e deseja colocar no seu trabalho ou residência, é mais importante ainda que você entenda sobre o tamanho.

O que você pode não saber, é que não podemos simplesmente chegar e colocar aqui um tamanho sem explicar o contexto antes. A fibra é uma tecnologia super moderna e como suas complexidades, e por isso não é simplesmente um número que vai explicar qual a distância máxima que um cabo chega a ter.  

Para isso precisamos explicar o tipo de fio, a sua especificação e assim não só vamos dizer o tamanho que ele pode ter, mas vamos poder explicar também o porquê ele pode ter esse tamanho.

E é para isso que estamos aqui hoje. Hoje vamos explicar qual a distância máxima de um cabo de fibra óptica, explicar o motivo que ele pode chegar ao tamanho que chega, e quais os tipos de cabo que existem.

O que este artigo aborda:

Qual a distância máxima de um cabo de fibra óptica?
Qual a distância máxima de um cabo de fibra óptica?
Pin It

Quais os tipos de cabo?

Primeiro de tudo precisamos explicar que existem cabos de fibra óticas diferentes entre si, alguns não são nem usados para internet, de tanto que essa tecnologia é moderna e pode ser útil para algumas áreas.

Para se ter uma ideia, a medicina usa cabos de fibra óptica para alguns procedimentos, isso sem contar, é claro, a tv e muito mais. O fato é que os cabos são úteis de diferentes maneiras, e quando falamos deles para internet, existem dois tipos.

Os dois tipos de cabo que existem são o monomotor, também chamado de SM e o multimodo, chamado também de MM. Se formos apontar uma diferença para os dois, falávamos de como a luz trabalha com esse tipo de fibra.

Se você simplesmente olhar para eles, você não verá diferença nenhuma, isso porque o que muda é tão, mas tão pequeno que apenas com um microscópio é possível enxergar ali dentro. Mas mesmo olhando assim você pode não notar diferença nenhuma, uma vez que o importante é a sua utilidade e não o seu visual.

Monomodo

Vamos começar então falando do Monomodo, o tipo de fibra que é famosa por ter uma reflexão mais espessa, bem como um tipo de núcleo bem mais estreito. Para se ter uma ideia da pequena escala, o núcleo mede mais ou menos 8 micrômetros.

Se esse tipo de cabo for colocado de forma bem estruturada, ele consegue ter um alcance máximo de até 4 km. Vale a pena ainda dizer que a qualidade do cabo e o comprimento de onda definem quão bom o cabo é.

Por conta disso é sempre bom contratar empresas que usam cabos de qualidade, como a Powernet Solutions, e também ficar atento a quão fino é o cabo, já que quanto mais fino, mais luz vai refletir diretamente nisso, e isso pode trazer uma série de benefícios para você.

A qualidade dele vai ser bem melhor, isso partindo desde o sinal até uma menor taxa de interferência nos dados que você for transmitir. Além disso, a luz percorre um trajeto bem melhor.

Se formos tentar achar algum defeito nesse material, teria que falar do seu preço, que é mais caro do que o outro que vamos comentar já, além também de ser mais difícil de se fazer emendas, o que poderia ser útil em algum momento.

Multimodo

Agora vamos para o segundo tipo de fibra, aquele que é conhecido por um núcleo maior do que o seu concorrente. Isso não significa, no entanto, que o cabo seja maior ou mais grosso, estamos falando de medidas bem pequenas.

Mas por causa do seu tamanho, a luz consegue passar melhor pelo cabo, tomando caminhos que acabam sendo menos lineares, o que influencia diretamente na qualidade da transmissão.

A luz acaba sendo refletida em múltiplas direções, e isso faz com que ela não consiga ir tão longe igual a outra que citamos. Para se ter uma ideia, mesmo com uma boa estrutura de cabeamento, esse cabo acaba pegando apenas 2 km de distância no máximo.

Com isso podemos dizer que esse tipo de fibra consegue ter apenas metade da distância do outro, porém ela tem uma coisa boa em particular, que é a qualidade final da internet que chega, mantendo a qualidade e sendo ótima para cabos de rede curtos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse