Revista Portal Útil

Veja algumas dicas que ajudam a turbinar o desempenho da sua máquina.

Grande parte dos computadores e notebooks, após algum tempo de uso, começa a apresentar alguma lentidão. Isso se dá por conta de arquivos armazenados, arquivos caches salvos automaticamente, entre outros fatores. Além disso, alguns aplicativos e configurações do Windows podem deixar o PC lento. Porém existe uma série de configurações que podem ser feitas para melhorar o desempenho do computador. Veja algumas dicas que ajudam a melhorar o desempenho do computador ou notebook:

O que este artigo aborda:

Técnico de informática fazendo uma manutenção em um computador e notebook
Técnico de informática fazendo uma manutenção em um computador e notebook
Pin It

1. Desinstale softwares desnecessários

Primeiramente, é importante entender que muitos softwares, mesmo quando não estão sendo utilizados, ficam rodando em segundo plano, utilizando a memória do computador e comprometendo seu desempenho. Por isso, desinstalar os programas que não são usados pode ajudar a melhorar significativamente o desempenho do computador. 

Para isso, é necessário digitar “painel de controle” na barra de pesquisa e apertar a tecla “Enter”. Após isso basta clicar em “desinstalar um programa” e, com o botão direito do mouse, desinstalar os aplicativos que não são utilizados. É importante que sejam desinstalados somente os programas que o usuário tenha conhecimento, para não comprometer as funcionalidades do computador.

2. Desative programas de inicialização

Quando inicializamos o computador, muitos aplicativos e serviços são abertos automaticamente, e isso acarreta em uma demora na inicialização e lentidão do computador. Para definir o que será inicializado com o PC, primeiramente, é necessário digitar “Msconfig” na barra de pesquisa do Windows, apertar “Enter” e, em seguida, clicar em inicialização.

Nesta aba, será possível habilitar ou desabilitar os aplicativos que o usuário não utiliza ou são desnecessários para o funcionamento do computador.

3. Antivírus, Firewall e AntiSpyware

Vírus, Malwares e Spywares são arquivos nocivos para o computador que muitas vezes infectam o sistema operacional. Por isso, é extremamente importante para manter o desempenho e a segurança dos dados armazenados no computador a instalação de softwares de defesa. 

O próprio Windows já possui um software nativo para lidar com essas ameaças, chamado Windows Defender, porém existe uma série de marcas no mercado que podem ser utilizadas para essa função. Vale lembrar que usar softwares confiáveis e mantê-los atualizados vai ajudar a evitar que esses programas maliciosos danifiquem seu computador ou notebook.

4. Limpeza e desfragmentação

Realizar a limpeza e desfragmentação do sistema operacional também irá ajudar com que ele fique menos sobrecarregado e funcione de forma mais rápida. Existe uma série de softwares que realizam essa limpeza, porém o próprio Windows possui uma ferramenta para essa situação. 

Basta digitar “Limpeza de Disco” na barra de pesquisa do Windows e apertar a tecla “Enter”, após isso abrirá uma nova janela, em que será possível realizar a limpeza de disco e liberar espaço no HD do computador, sem correr o risco de apagar algum arquivo necessário para o bom funcionamento do sistema.

A desfragmentação de disco também pode ser usada para organizar os arquivos do HD; existe uma série de softwares que também realizam essa desfragmentação, porém ela também pode ser feita através do próprio Windows.

Para isso, basta digitar “Desfragmentar e Otimizar Unidades” e apertar a tecla “Enter”. Esse comando irá abrir uma janela em que será possível analisar e desfragmentar as unidades de disco no computador.

A limpeza e desfragmentação de disco feitas periodicamente irão ajudar no desempenho do computador e evitar que o sistema operacional fique sobrecarregado e travando com frequência.

5. Adicionar memória RAM

Em muitas ocasiões, a quantidade de memória RAM disponível no computador não é suficiente para desempenhar as tarefas sem travamentos. Nesses casos, pode ser necessário aumentar a quantidade de memória do PC ou notebook. Em casos de computadores desktop, essa tarefa é muito mais fácil de ser realizada, caso o usuário possua algum conhecimento em manutenção de computadores. 

Porém é aconselhável conversar com um técnico para saber quais tipos de memórias são compatíveis com o computador e se o computador tem capacidade para comportar mais memória. Alguns modelos de notebook não possuem slots extras para que mais memória seja adicionada, porém, caso existam esses slots extras, também é possível adicionar memória RAM.

6. Instalar um SSD de inicialização

Um dispositivo de unidade de estado sólido (SSD) pode melhorar muito o desempenho do computador e ajudar a não sobrecarregar o processador para inicializar os softwares. A instalação dessa unidade de disco é muito recomendada para usuários que executam vários aplicativos ao mesmo tempo ou utilizam softwares de edição de fotos, áudio e vídeos, que tendem a ser muito pesados.

É possível instalar um SSD em desktops e alguns modelos de notebook. É recomendável que o SSD seja utilizado para a instalação do sistema operacional e demais softwares do computador. Lembrando que ainda é possível utilizar uma unidade de disco USB para armazenar os arquivos.

Existe uma série de modelos SSD no mercado, e sua instalação requer conhecimentos técnicos específicos, por isso é recomendável verificar com um técnico em informática se o seu computador ou notebook possui suporte.

7. Verificar seu navegador

O navegador também pode ser um vilão quando se trata de desempenho na web, porque, ao visitar as páginas na internet, o navegador vai acumulando cache, que quando não é esvaziado pode gerar alguma lentidão.

Neste caso, basta ir nas configurações do navegador e usar a opção de limpar dados de navegação, para melhorar seu desempenho. Em alguns navegadores, pode ser necessário marcar as opções de limpar cookies e imagens armazenadas de sites.  

Outra opção é testar outros navegadores disponíveis; existem vários navegadores que podem ser baixados, e muitos deles são desenvolvidos especificamente para certos tipos de tarefas.

Além das opções de otimização listadas acima, existem outros fatores que vão além do desempenho e podem trazer muito mais conforto na hora de utilizar seu PC ou notebook, como usar cadeira e mesa corretas e usar mouses, teclados e monitores para PC de qualidade, principalmente para usuários que passam longos períodos trabalhando ou se divertindo no computador.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse