Quem nunca foi influenciado por algum influenciador digital nas redes sociais? Seja para comprar um produto, contratar serviços, baixar apps, escutar alguma música ou ver algo na televisão, a grande maioria dos brasileiros já foram impactados pela opinião de alguém na internet como, por exemplo, os influenciadores digitas brasileiros.
O que este artigo aborda:
Como surgiu o influenciador digital?
Diante deste cenário, empresas de todo o mundo, segmento e porte, perceberam uma oportunidade: o marketing de influência. Essa estratégia nada mais é do que contratar essas personalidades para divulgar seus produtos e serviços na internet, influenciando seu público a comprá-los.
Com isso surgiu a profissão mais comentada e sonhada do momento, a dos influenciadores digitais. Milhares de pessoas têm o sonho de se tornar um influencer, como também os chamam.
Mas, como criar um perfil de sucesso nas redes sociais? Como ter bastante seguidores? Como fechar contratos com grandes marcas? Essas e outras dúvidas são cada vez mais comuns.
De fato, se tornar um influenciador digital é mais difícil do que parece, especialmente para aqueles que são anônimos e vão começar do zero. Então, é preciso levar para o trabalho a série, de dedicar e estudar muito para ter o sucesso tão desejado.
A seguir, confira o que é um influenciador digital, como se tornar um e mais detalhes sobre essa profissão que é tão nova, nativa da internet e tem tudo para evoluir muito nos próximos anos.
Se você se identifica e deseja se tornar um influencer de sucesso, este conteúdo é para você. Daremos dicas, contaremos curiosidades e detalhes que ninguém te conta. Acompanhe!
O que é influenciador digital?
O influenciador digital nada mais é do que uma pessoa que tem bastante seguidores nas redes sociais e este é um público fiel, que confia na sua palavra e engaja com suas postagens nas redes sociais.
Isto é: são pessoas que exercem algum tipo de influência na tomada de decisão dos seus seguidores com conteúdos nas redes sociais – seja no Instagram, Facebook, TiTok, Youtube, Kwai, entre outras plataformas.
Por este motivo, esses profissionais são contratados pelas marcas para divulgar seus produtos e serviços por meio dos conteúdos publicados. Existem influencers nos mais diversos nichos, há espaço para todo mundo neste mercado.
Nutricionistas, advogados, atores, cantores, educadores físicos, médicos, entre outros diversos segmentos, contam com influenciadores digitais nas redes. Quantos seguidores são necessários para ser um influenciador digital?
A verdade é que existem diferentes categorias de influenciadores atualmente, as quais variam de acordo com o número de seguidores. Essa classificação vai desde os nanoinfluenciadores com até 10 mil, aos megainfluenciadores, com mais de 1 milhão.
Ou seja, todos podem ser influenciadores digitais! Isso porque os números de seguidores não dizem nada neste segmento – pelo menos não mais. O mais importante é ter credibilidade no nicho, engajamento e ter um relacionamento próximo com seus seguidores.
As pessoas precisam confiar no seu conteúdo e para isso, não é preciso contar com milhões de seguidores. Com isso em mente, vamos às principais dicas de como se tornar um influenciador digital!
Como ser influenciador digital?
O primeiro passo é selecionar um nicho de atuação. Ou seja, do que você vai falar nas suas redes sociais? Deve ser algo que goste, domine ou prefira mostrar seu dia a dia – se houver algo de diferente.
É preciso também estabelecer a linguagem que se comunicará nas plataformas, como vai conversar com seus seguidores, quais são formatos de conteúdos que mais combina com seu nicho e serão compartilhados.
Hoje em dia, é importante deixar claro os seus valores, como você é no dia a dia e mostrar sua personalidade. Cada vez mais, o público quer ver pessoas reais, com problemas, dias bons, ruins e tudo que tem direito.
Então, o ideal não é criar um personagem – isso não se sustenta ao longo do tempo. Crie conteúdos relevantes, que realmente agreguem algo na vida daquela pessoa que está te seguindo.
Como os influenciadores digitais também participam de eventos, fazem parcerias com outros profissionais e colaboram com lançamentos, o ideal é ter uma boa rede de networking.
Conheça outras pessoas que estão começando nessa profissão, aquelas que já têm um bom número de seguidores, entre outros profissionais para ter dicas e uma pessoa para te ajudar neste crescimento.
Um ponto importante é se engajar com seus seguidores. Ou seja, respondê-los sempre que possível ou – se forem muitos comentários e respostas – mostrar como você está sempre de olho no que eles estão falando e que se importa com a opinião deles.
A melhor dica é: deixe a vergonha de lado, comece, seja ético e paciente. Mesmo que um conteúdo viralize, não é comum ganhar milhões de seguidores e contratos de um dia para o outro. Vai dar certo, se dedique e curta o processo!
Artigos relacionados: