Revista Portal Útil

O Brasil é o país que possui o quinto maior território do planeta e é internacionalmente famoso por abrigar lugares lindos, com uma biodiversidade impressionante.

Muitos reconhecem as belezas do Nordeste e da Amazônia, mas o Centro-Oeste permanece desconhecido para muitos turistas nacionais e estrangeiros. Além do famoso Pantanal e a bela Chapada dos Veadeiros, Caldas Novas é um dos locais que mais atraem visitantes durante todo o ano.

Você adora ter um contato mais direto com a natureza, mas ainda não conhece o ecoturismo? Veja então como ele funciona e por que Caldas Novas precisa estar no seu próximo roteiro de viagem.

O que este artigo aborda:

Conheça Caldas Novas e suas piscinas naturais
Conheça Caldas Novas e suas piscinas naturais
Pin It

Piscinas Naturais

Estamos falando da maior estância hidrotermal do mundo. Esse é um fenômeno que faz a água dos rios da região apresentarem uma temperatura morna. Essa cidade é ótima para quem adora passar horas na água, relaxando, rodeado por belas paisagens. 

Antigamente, acreditava-se que as águas termais da cidade eram quentes por conta da existência de um vulcão extinto. Mas estudos recentes mostram que essas águas têm essa temperatura porque as águas da chuva penetram o solo pouco a pouco e abrem caminho em direção ao centro da terra. 

Ao atingir regiões mais profundas, as águas são aquecidas. Em algumas áreas da cidade, as águas atingem 3 km de profundidade antes de voltar à superfície a partir de rachaduras existentes no solo, formando lagos e fontes maravilhosos.

Além de super confortáveis, essas águas termais trazem benefícios como aliviar dores corporais, atuar na renovação celular, hidratar a pele e combater infecções, já que são ricas em substâncias estratégicas como o lítio, um dos nutrientes básicos do nosso organismo. 

Por fim, ainda é possível beber as águas termais, desde que elas tenham sido verificadas e consideradas potáveis. Já imaginou beber uma água termal na própria fonte?

Vale lembrar que as águas que abastecem as piscinas são tratadas previamente em estações de tratamento especializadas. Depois de serem usadas, essas águas são enviadas a estações de tratamento de esgoto e utilizadas em banheiros, áreas de serviços e outros espaços. 

Após saírem dos parques, as águas recebem cloro, o que garante a possibilidade de serem utilizadas novamente, sendo distribuídas por hotéis, lavanderia e centro administrativo. Não há nada melhor que saber desfrutar os recursos naturais e reaproveitá-los de maneira consciente.

Infraestrutura turística

E o melhor: a cidade oferece uma ótima infraestrutura turística, com hotéis com inúmeras piscinas naturais e entradas para algum dos inúmeros parques aquáticos da região, repletos de quedas d’água, tobogãs e trampolins.

Quem gosta de sair para fazer compras, a cidade é um dos principais polos produtores de roupas de banho (sungas, biquínis e maiôs) e de pijamas. É possível levar presentes para toda a família, com qualidade e sem pesar tanto no bolso. Se você curte sair para comer algo gostoso e ouvir música, Caldas Novas reúne vários estabelecimentos comerciais ótimos para isso.

Relacionado: As mais belas praias para visitar no Rio de Janeiro

Parque Estadual

Além das belas piscinas naturais, esse município de Goiás ainda possui o belo Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Esse é outro lugar perfeito para quem quer fazer ecoturismo, já que permite o acesso a serras, cachoeiras, mirantes, quedas d’água, trilhas e uma biodiversidade incrível de fauna e flora.

Esse parque está localizado a 5 km do centro de Caldas Novas, estando próximo também do município de Quente. O parque foi criado para proteger as fontes de água e a vegetação da região. Quem curte fazer trilhas, ver paisagens deslumbrantes e mergulhar em belas cachoeiras precisa visitá-lo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse