Vai viajar sozinha e não sabe como se preparar para ter uma viagem segura? Então o nosso conteúdo com certeza pode te ajudar. Para isso, separamos 6 dicas para ter uma viagem segura e curtir muito mais suas férias.
Com dicas simples e algumas “boas práticas” você vai conseguir viajar com muito mais segurança e sem precisar depender de guias turísticos o tempo todo.
Quer saber quais são as 6 dicas para ter uma viagem segura e curtir suas férias com mais tranquilidade? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos.
O que este artigo aborda:
- Pesquise os destinos
- Mantenha sua família informada
- Não pareça uma vítima fácil
- Aja como se morasse no lugar
- Saiba o idioma local
- Faça amizades
Pesquise os destinos
Pesquise todos os destinos que você quer conhecer e faça uma seleção dos lugares considerados perigosos. Porém, o ideal é que a pesquisa seja feita em vários locais diferentes, para que você consiga realmente entender se aquele destino é perigoso ou não.
No caso de ser igual ao que ouvimos aqui no Brasil sobre “aquele lugar é perigoso mas o resto da cidade é super tranquilo”, o ideal é escolher as partes da cidade consideradas seguras.
Então, para ter uma viagem segura, sempre escolha com muito cuidado o local para onde você vai, bem como o local onde vai se hospedar. Não escolha um local perigoso apenas por ter acomodações mais acessíveis.
Além disso, você pode usar a internet a seu favor. Então pesquise o endereço do local onde vai estar hospedada e confira os entornos pelo google maps e leia os comentários de pessoas que já estiveram nos pontos turísticos que você quer conhecer.
Mantenha sua família informada
Mantenha a sua família informada não só antes da viagem, como também durante ela. Não custa nada enviar fotos para seus parentes e anexar uma legenda sobre o local que você está atualmente e o que está fazendo.
Seja em um intercâmbio ou em uma viagem de férias, é sempre importante manter seus entes queridos informados sobre seu paradeiro. Além disso, é sempre bom ter em mãos o número e o endereço da embaixada brasileira no país que vai visitar.
Dessa forma, caso haja furto do seu passaporte ou cartão de crédito, vai ser mais fácil conseguir entrar em contato para solicitar ajuda.
Não pareça uma vítima fácil
O ideal para viajar sozinha com segurança é não parecer uma vítima fácil. Então, faça o possível para se misturar entre os nativos e não ter escrito “turista” na testa.
Então, pesquise como os nativos se vestem e faça o possível para não se destacar muito, e não ande por aí com uma bolsa gigantesca cheia de dinheiro vivo. Além disso, estar sempre atento aos arredores é uma forma bastante eficaz de acabar se tornando uma vítima, principalmente nos pontos turísticos lotados.
Aja como se morasse no lugar
Faça o possível para agir como se já morasse no lugar. Então, mesmo quando você não souber onde está, não saia perguntando por aí em alto e bom som.
Isso pode atrair a atenção de possíveis golpistas ou mesmo de pessoas mal intencionadas. Se estiver perdida, procure no seu celular a sua localização e faça isso em um local onde não vai chamar a atenção, como um restaurante ou café.
Aqui a confiança é fundamental, então ande com a cabeça erguida, cumprimente os locais como se morasse no lugar e dê a ideia de que você sabe exatamente o que está fazendo (mesmo estando totalmente perdida).
Saiba o idioma local
Se não for possível saber o idioma local, então uma boa opção é ter pelo menos um nível intermediário de inglês para viajar com mais segurança. Isso porque, independente do país onde você estiver, todos os locais de interesse turístico terão muitas pessoas que falam o idioma, sejam elas turistas ou locais.
Dessa forma, vai ser muito mais fácil pedir informações e ter uma viagem mais segura.
Faça amizades
Uma ótima forma de ter uma viagem segura é por meio de amizades que você pode fazer até mesmo dentro do avião ou quando faz o check-in no hotel. Dessa forma, você pode fazer todos os passeios acompanhada de duas ou mais pessoas, o que diminui muito as chances de alguém abordar o seu grupo.
Agora você já sabe quais são as 6 dicas para ter uma viagem segura mesmo viajando sozinha. Então que tal começar a planejar sua viagem agora mesmo?
Artigos relacionados: