Revista Portal Útil

Sempre existiu um debate sobre o que é melhor: viajar em grupo ou viajar sozinho? Eu sou uma grande fã das viagens solo, mas não é por isso que a viagem em grupo não possui suas vantagens. Ao longo deste artigo abordaremos os benefícios da viagem em grupo.

Seja porque você tem medo de viajar sozinho, por questões de segurança ou para dividir os custos, a viagem em grupo pode ser proveitosa em muitos aspectos. Veja a seguir os privilégios de escolher esse tipo de viagem.

O que este artigo aborda:

8 benefícios da viagem em grupo
8 benefícios da viagem em grupo
Pin It

Benefícios da viagem em grupo

1. Compartilhar experiências

Se você já viu o filme Na Natureza Selvagem (“Into the wild”) inspirado na vida de Christopher McCandless e muito aclamado por viajantes do mundo inteiro, vai se lembrar da emblemática frase do final do filme em que ele diz:

A felicidade só é verdadeira quando partilhada

Christopher McCandless

Existem alguns lados dessa moeda, mas é fato que muitos viajantes têm medo de se sentirem só ao viajarem em sua própria companhia, por isso, estar numa viagem com um grupo de amigos, ou mesmo em uma excursão é uma maneira de não ter que encarar passeios solitários.

Bater papo e compartilhar experiências enquanto a viagem ainda está em curso é realmente muito gostoso, seja com aquele parceiro(a) que você já conhece há anos, ou com um novo amigo que você acabou de conhecer por conta de uma excursão. Essa, inclusive, é uma ótima oportunidade para conhecer gente nova e voltar pra casa cheinho de novas amizades.

2. Dividir o planejamento da viagem

Para algumas pessoas, fazer o planejamento de uma viagem pode ser um verdadeiro pesadelo. Elas simplesmente não sabem como escolher um destino, quantos dias devem decidir ficar, se estão indo na melhor época, quanto dinheiro levar, se será um destino seguro e etc.

Se esse é seu caso, uma viagem em grupo pode ser a solução para seus problemas, já que indo com mais pessoas essa etapa do planejamento pode ser dividida com todos os membros. Assim, enquanto uma pessoa pesquisa sobre o destino, outro pode pesquisar sobre questões de visto, vacinas, segurança e outros detalhes.

Aliás, se você não sabe como fazer um planejamento de viagem clique no link a seguir para baixar um ebook gratuito: Como montar um roteiro de viagens.

3. Rachar custos diversos e economizar

Uma das grandes desvantagens das viagens solo são os custos. Se você estiver viajando com um amigo, ou grupo de amigos pode rachar os custos de transfer, de uber, de passeios e também pode dividir um prato no restaurante na hora do almoço ou jantar.

A hospedagem também costuma ser algo que pesa no bolso quando pensamos nas viagens solo, por isso, se você não se hospedar em um albergue e prefere o conforto de um quarto de hotel, estar em duas ou mais pessoas vai fazer o valor da diária ser algo menos puxado no orçamento de sua viagem.

4. Ter ajuda com os perrengues

Por mais planejamento que se faça, algumas vezes podemos nos meter em algumas roubadas durante a viagem.

Mesmo já sendo uma viajante experiente, eu mesma já passei por algumas situações que na ocasião foram desesperadoras e hoje acabaram virando histórias para contar, como ter um carro enguiçado numa cidadezinha no meio do nada ou ter o cartão de crédito engolido por uma máquina de saque 24h.

Estar com uma companhia na hora dos perrengues é uma maneira de se acalmar e pensar em conjunto. Afinal o ditado diz que duas cabeças pensam melhor do que uma, não é mesmo?

E essa questão da ajuda ainda pode se ampliar para outros aspectos, como por exemplo, se você não fala o idioma local, ou se ficar doente, ou mesmo se sofrer um acidente. Ter alguém por perto para ajudar com essas questões dos imprevistos é um grande facilitador quando estamos viajando em grupo ou com amigos.

5. Sensação de Segurança

Muitas coisas podem nos trazer insegurança na hora de viajar. Pode ser uma diferença cultural, medo de se perder, ou se você é uma mulher e está viajando sozinha, ou ainda porque a cidade que escolheu visitar tem uma fama perigosa. Tudo isso pode nos trazer aquele sentimento de aflição e muitas vezes até nos impedir de seguir viagem ou visitar um destino.

Uma maneira de acalmar o coração com esse quesito é a viagem em grupo. Você vai se sentir mais confortável para ir a um barzinho a noite se estiver acompanhado, ou mesmo se a cidade tiver fama de violenta, mais pessoas estarão atentas ao que acontece ao redor enquanto passeiam.

Aqui, um diferencial pode ser a excursão, já que ela normalmente acontece com o acompanhamento de um guia local, e esse profissional pode orientar sobre os lugares menos seguros e que devem ser evitados por turistas.

6. Fazer boas fotos

Esse é outro tormento para aqueles que viajam sozinhos. Haja “pau de selfie” e braço esticado para tentar encontrar um bom ângulo para fotografar seu rosto e a paisagem ao fundo.

Quando não é isso, você precisa ficar o tempo todo parando estranhos pelo caminho e pedindo encarecidamente para que tirem uma foto sua, que em geral saem muito mal enquadradas.

Ao optar por esse tipo de viagem essa não é uma preocupação que precisará estar na sua cabeça. Você terá muitos amigos dispostos a tirar uma infinidade de fotos suas nos pontos turísticos da viagem e não voltará para casa apenas com selfies, mas com fotos de ângulos diversos e esse é mais um dos benefícios da viagem em grupo. 

7. Sentir-se motivado

Se você é daqueles que gosta de passeios radicais ou trilhas longínquas, mas nem cogita a possibilidade de realizar essas aventuras sozinho, a viagem em grupo ou com amigos é uma maneira de se sentir e manter-se motivado.

Seja para fazer um mergulho, saltar de asa delta, ou fazer uma travessia muito cansativa, ter alguém do lado dando estímulo para continuar é não só uma vantagem, mas um privilégio, para não desistir daquele plano que ainda não havia sido colocado em prática.

8. Abrir a mente para novas perspectivas

Quando viajamos normalmente estamos mais abertos a aprender e a entender diferenças culturais. Se você está sozinho, seu olhar sob um tema será exclusivamente seu, mas quando em dupla ou em grupo temos a oportunidade de escutar sobre a perspectiva do outro e até mesmo de mudar de opinião. Afinal cada ser humano é único e traz consigo uma bagagem própria.

Por último, se você optar por fazer uma viagem em grupo, saberá que algumas vezes terá que abrir mão de visitar uma atração que você gostaria, por conta da vontade da maioria.

Nesse caso, a fim de evitar frustrações e desavenças com os demais viajantes, no momento do planejamento do roteiro programem-se para terem momentos ou dias livres no roteiro, assim cada um pode usar esse tempo livre como bem entender, mesmo que seja para dormir um pouco mais ou não fazer nada. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lopo

Sou uma baiana completamente apaixonada por viagens. Compartilho nas minhas redes sociais e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas a realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse