Fazer uma viagem internacional é uma grande experiência, não é verdade? Nós visitamos um país novo, conhecemos culturas diferentes, fazemos amizades, experimentamos comidas que nunca vimos por aqui, aproveitamos passeios incríveis e muito mais!
No entanto, este tipo de viagem – ainda mais com a alta do dólar, do euro e da libra – acaba não sendo algo tão em conta assim…
Por isso, se organizar com antecedência, fazer um ótimo planejamento e seguir as dicas que daremos neste artigo, vão te ajudar a economizar em sua próxima viagem internacional!
Então continue acompanhando a leitura com atenção para ficar por dentro de tudo. Esperamos ajudá-lo!
O que este artigo aborda:
- 7 dicas essenciais para economizar em uma viagem internacional
- 1. Compre as passagens com antecedência
- 2. Avalie as opções disponíveis de hospedagem
- 3. Evite a alta temporada
- 4. Avalie os tipos de transporte
- 5. Compre moeda estrangeira de forma fracionada e com antecedência
- 6. Tenha cuidado com a alimentação
- 7. Procure passeios, atrações e tours gratuitos
7 dicas essenciais para economizar em uma viagem internacional
Como sabemos, por conta da pandemia de Covid-19, fazer uma viagem internacional é algo que, atualmente, exige cautela e atenção.
Além disso, vale ressaltar que nem todas as fronteiras estão abertas e há muitas pessoas que não se sentem seguras para viajar neste momento.
Porém, mesmo em um cenário não tão favorável para o turismo, nós podemos, claro, já ir planejando a nossa próxima viagem, não é mesmo?
Assim, quando as coisas estiverem melhores e mais seguras, nós estaremos bem preparados e faltarão apenas alguns detalhes para acertar antes de viajar.
Portanto, confira a seguir como economizar em uma viagem internacional.
1. Compre as passagens com antecedência
O tempo deve ser o seu melhor amigo ao planejar uma viagem internacional. Por isso, utilize-o com sabedoria.
Em vez de comprar as passagens poucos dias ou até mesmo algumas semanas antes de viajar, opte por fazer isso com mais antecedência, isto é, levando em conta alguns meses.
Dessa forma, você poderá ir acompanhando os valores regularmente e, quando chegarem a um preço justo, você vai e efetua a compra.
Além disso, você pode (e deve) utilizar sites/aplicativos que comparam preços e enviam alertas sobre cupons, descontos e ofertas de passagens.
Assim, você terá muito mais chances de economizar e conseguir um bom negócio!
2. Avalie as opções disponíveis de hospedagem
Dependendo do destino e do local onde você ficará, a hospedagem pode ser bem “salgada”.
Por isso, para economizar, que tal avaliar opções alternativas de hospedagem? Ou ainda diminuir a categoria do hotel?
Por exemplo, você pode ficar em um hotel mais simples, em um hostel, em um couchsurfing, em um Airbnb ou em uma casa, ou apartamento alugado.
Você não precisa ficar em um super hotel luxuoso em sua viagem para o exterior – até porque, grande parte do tempo, você estará na rua, em atrações, passeios, visitas, etc.
Ou seja, não tem porque você gastar valores exorbitantes com a hospedagem, sendo que você, basicamente, estará nela para dormir e fazer alguma refeição.
Inclusive, falando em refeição, veja se a hospedagem que você pretende ficar inclui o café da manhã. Assim, você não precisará sair para comer em outro lugar – o que também já pode ajudar a economizar.
3. Evite a alta temporada
Ao longo do ano, existem meses que são mais concorridos e procurados pelos turistas, e há aqueles em que há procura não é tão grande – conhecida como baixa temporada.
Sendo assim, para economizar, procure viajar na baixa temporada. Dessa forma, haverá menos concorrência em atrações, passeios, hospedagem, etc. e você ainda pagará menos em diversas situações.
Apenas pesquise para saber quando é este período em relação ao país que pretende ir. Todo lugar tem algumas “brechas”, nenhum destino é mega requisitado o ano inteiro.
4. Avalie os tipos de transporte
Cada país tem suas características e especificidades. Alguns têm um ótimo transporte público e você pode utilizá-lo tranquilamente, já outros, nem tanto.
Por isso, antes de viajar, avalie os tipos de transporte disponíveis no destino e veja qual vale mais a pena para você, tanto em relação à segurança e comodidade quanto ao aspecto financeiro.
De repente, compensa mais você utilizar o transporte público para se locomover. Ou não, talvez alugar um carro ou andar de Uber seja melhor.
5. Compre moeda estrangeira de forma fracionada e com antecedência
Normalmente, quando fazemos uma viagem para o exterior, nós compramos a moeda estrangeira em uma casa de câmbio ou no banco em que somos clientes, certo?
Pois então, em vez de comprar a moeda de uma vez só, opte por comprá-la de maneira fracionada, isto é, aos poucos.
Isso porque, o câmbio varia e um dia ele pode estar com uma boa cotação e em outro não.
Já pensou se você compra tudo de uma vez e, poucos dias depois, os valores ficam mais atraentes?
Portanto, vá comprando a moeda estrangeira gradativamente e com antecedência. Assim, você poderá aproveitar as baixas e conseguir um bom preço médio na moeda!
6. Tenha cuidado com a alimentação
Todo destino tem “restaurantes pega-turistas”. Eles ficam próximos de atrações e lugares famosos e, geralmente, cobram valores acima da média, sem, necessariamente, oferecer uma boa comida.
Portanto, se você quer economizar em sua viagem ao exterior e imergir na cultura e nos hábitos dos moradores locais, procure opções um pouco mais afastadas, menos badaladas.
Dessa forma, você economizará dinheiro e terá experiências que muitos turistas não terão.
É claro que uma vez ou outra, não tem problema comer nesses restaurantes mais conhecidos e procurados. Só não os frequente durante toda a sua viagem.
Além disso, quando você for sair para um passeio, uma visita a algum ponto turístico, leve sempre alguns snacks na mochila.
Assim, você poderá comê-los quando bater aquela fome e não precisará ficar gastando na rua.
7. Procure passeios, atrações e tours gratuitos
Em muitos destinos turísticos ao redor do mundo, existem certos dias e/ou horários em que atrações, passeios e tours são gratuitos!
Por isso, antes de viajar, faça uma boa pesquisa e veja se no país que você irá, tem esse tipo de comodidade. Dessa forma, você não precisará pagar para entrar em um museu, para visitar uma galeria de artes, para fazer um passeio, etc.
Ah! E uma última dica para economizar: tenha controle sobre suas compras. Estabeleça um limite antes de viajar e respeite-o. Não saia comprando um monte de coisa, ok?
Artigos relacionados: