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O que este artigo aborda:

As 3 principais dicas ao contratar uma agência de marketing digital
As 3 principais dicas ao contratar uma agência de marketing digital
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Você está contratando uma agência de marketing digital?

Ou você acabou de nomear um e as coisas não estão funcionando como planejado? Nesse caso, você deve ter passado por um dos processos de tomada de decisão mais difíceis para uma empresa.

A nomeação de uma agência de marketing digital é uma etapa importante e crítica no crescimento do seu negócio. E você quer acertar.

Mas o processo de contratação pode ser imprevisível às vezes, que é quando se torna caro, distraído e improdutivo.

Neste post, você obterá algumas dicas práticas e ideias sobre como selecionar a agência de marketing digital certa que será a mais adequada para sua equipe e sua empresa como um todo. Embora não sejamos especialistas nos detalhes técnicos do processo de recrutamento, vimos muitos casos de nomeações bem-sucedidas e não tão bem-sucedidas de agências de marketing digital.

Em cada caso, há lições a serem aprendidas para que você possa evitar as armadilhas e transformá-las em oportunidades de contratar a melhor agência de marketing digital de que você precisa.

Semelhante à contratação de um membro-chave de sua equipe interna, você deseja nomear uma agência que:

  • Possui experiência comprovada e histórico em sua indústria ou setor
  • Pode fazer o trabalho com eficiência e eficácia
  • Tem iniciativa e pode gerar ideias

Vejamos alguns estudos de caso que destacam as dicas que você deve procurar ao nomear uma nova agência de marketing digital.

Dica 1: Experiência e histórico necessários ao contratar uma agência de marketing digital

Um dos desafios enfrentados pelos profissionais de marketing hoje em dia é como gerenciar a miríade de agências externas, freelancers e consultores que trazem diferentes níveis de expertise e conjuntos de habilidades. Por exemplo, é bastante comum que as empresas usem uma agência para SEO, outra agência para publicidade online, um redator freelance para artigos, relatórios e white papers e uma agência de design para todos os materiais gráficos e criativos.

Embora gerenciar as várias agências e consultores externos seja uma grande tarefa por si só, o maior desafio para os gerentes de marketing é como lidar com a disparidade de expertise e conjunto de habilidades que estão sendo entregues ou, em alguns casos, não sendo entregues pelos supostos ‘especialistas ‘em seus campos.

Por exemplo, uma corretora online recentemente veio até nós pedindo ajuda com seu SEO e marketing digital. Posteriormente, descobrimos que a empresa havia recorrido a vários freelancers e agências que afirmavam ter experiência no setor de serviços financeiros, mas não eram capazes de transmitir as mensagens certas sobre os produtos e serviços do cliente.

O resultado foi que o cliente acabou gastando milhares de reais com campanhas publicitárias ineficazes colocadas nos canais errados. O cliente também ficou com materiais e conteúdos desatualizados e irrelevantes que não alcançaram nem atraíram novos leads ou contas.

Embora possa parecer uma boa ideia (aparentemente) explorar diferentes experiências e conjuntos de habilidades, é fundamental que você procure uma agência ou agências que:

  • Tenha a experiência necessária em sua linha de negócios
  • Ter um histórico sólido de trabalhos / projetos anteriores e atuais semelhantes ou relacionados ao seu negócio
  • Conheça sua empresa, seus produtos e serviços e seu setor
  • Conheça o seu público-alvo e fale a língua dos seus clientes-alvo

Dica 2: sua agência de marketing digital deve ser eficiente e eficaz

Uma corretora de derivativos online abordou a Webtrends depois de alguns anos frustrantes lidando com outra agência de marketing. A principal reclamação do cliente era que a agência que ele usava naquela época não era eficiente ou eficaz o suficiente para entregar projetos e campanhas.

Por exemplo, a agência anterior levou pelo menos 12 meses para projetar e desenvolver uma página de destino. E quando a página de destino foi finalmente construída, ela não funcionou com a plataforma de CRM online grátis do cliente. Então, no final das contas, a landing page que demorou um ano para ser finalizada acabou não sendo usada.

Nesta era de tecnologia digital, quando produtos e serviços precisam ser entregues com velocidade e precisão, as agências de marketing digital devem ser eficientes e eficazes em todos os aspectos de seus serviços.

Se você deseja estar à frente ou apenas permanecer competitivo em seu setor, você precisa de uma consultoria em marketing digital eficiente e eficaz que possa:

  • Entregue o conteúdo real (por exemplo, ativos de geração de leads, materiais impressos ou online, conteúdo de vídeo e áudio) no prazo e apesar dos prazos apertados
  • Projetar, desenvolver e implementar campanhas para vários canais usando diferentes métricas

Só porque você está contratando uma agência – que é uma entidade externa – não significa que você terá que se contentar com algo menos do que sua equipe de marketing interno pode oferecer.

Na verdade, sua agência externa de marketing digital deve estar totalmente alinhada com você e sua empresa, de forma que deve ser uma parte integrante e contínua de sua equipe interna. O ideal é que sua agência de marketing digital seja realmente uma extensão de sua equipe interna.

Isso significa que eles devem estar no topo e ao redor do que está acontecendo ou sendo implementado por sua empresa. Você deseja que sua agência digital tenha o melhor desempenho e entregue o que você espera de cada um de seus funcionários ou membros da equipe.

Dica 3: certifique-se de que sua agência de marketing digital é uma máquina de ideias

Uma das razões para nomear uma agência externa de marketing digital (ou qualquer consultor para esse assunto) é injetar novas maneiras de pensar ou fazer as coisas ou explorar uma fonte diferente de ideias e estratégias. Embora você possa estar procurando uma agência para implementar projetos e campanhas, é fundamental que você indique uma agência que esteja constantemente apresentando novas ideias para o seu negócio.

Na Webtrends, asseguramo-nos e assumimos a responsabilidade de apresentar, todas as semanas, várias ideias para cada um dos nossos clientes.

Nossas ideias podem variar de tópicos para:

  • artigos
  • postagens em blogs e outros materiais;
  • ideias de geração de leads ;
  • materiais de vídeo e áudio ;
  • ideias de páginas de destino;
  • Estratégias de SEO ;
  • backlink building ideias; assim como
  • ideias específicas para produtos ou serviços.

Embora cada profissional de marketing e cada equipe de marketing possam estar repletos de ideias, na maioria das vezes eles estão focados e preocupados com a implementação do projeto. É quando você precisa de uma agência que possa apresentar ideias novas, inovadoras, práticas e úteis.

Portanto, se você está no processo de nomear uma nova agência de marketing digital, certifique-se de fazer as perguntas certas e descobrir se eles podem entregar nessas frentes. Lembre-se de que sua (próxima) agência de marketing digital deve:

  • Ter a experiência e o histórico em seu setor
  • Ser eficiente e eficaz na entrega e implementação
  • Ter iniciativa e pode gerar ideias novas, frescas e práticas

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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