Quem mantém uma rotina de cuidados com a pele deve estar atento às diversas recomendações de cada uma das etapas do skincare. Isso engloba o melhor horário para fazer cada prática, os produtos mais adequados e como o movimento deve ser feito sobre a pele.
Um dos produtos mais importantes das práticas de skincare é o óleo facial, que funciona como um hidratante poderoso e pode ser aplicado em qualquer tipo de pele.
Existem vários óleos faciais e cada um é adequado para cada textura. Antes de comprar o melhor óleo vegetal para a sua pele, confira como esse produto age sobre ela e os benefícios em utilizá-lo na sua rotina skincare!
O que este artigo aborda:
Tipos de óleos faciais
Os óleos faciais são voltados para a hidratação da pele e restauração da elasticidade dos tecidos. De modo geral, esses produtos são absorvidos mais rapidamente em comparação a outros que também são utilizados na rotina skincare.
Os óleos faciais podem ser aplicados em todos os tipos de pele, mas é preciso reconhecer qual óleo é mais recomendado para sua pele. Os óleos vegetais são feitos a partir de plantas e podem ser aplicados de forma pura ou combinados com cremes e soros contendo água em sua formulação, garantindo assim maior hidratação da pele. Essa fórmula é recomendada para peles secas.
Alguns exemplos de óleos vegetais são aqueles feitos de argan, macadâmia, romã, melaleuca, rosa-mosqueta, uva, lavanda, alecrim, calêndula, camomila, hortelã, limão e coco.
O segundo tipo de óleo facial são os óleos sintéticos, que são produzidos em laboratório e cujas moléculas são idênticas àquelas produzidas pela natureza.
Por fim, o terceiro tipo são os óleos essenciais, produzidos pela destilação de plantas aromáticas — o óleo da planta é separado da água dela. Esse tipo de óleo possui uma composição química bastante complexa e não devem ser aplicados diretamente na pele, apenas diluídos.
Quais são os benefícios dos óleos faciais?
Qualquer prática de skincare visa conservar as escamas que compõem a pele. O óleo facial é fundamental para repor os nutrientes perdidos pela pele ao longo do dia, além de ajudá-los a penetrar mais profundamente para que os resultados sejam mais eficazes.
Outro benefício é que existem vários óleos faciais, com características, efeitos e aromas próprios. Se você adora maquiagem, existem aqueles que podem ser usados com a maquiagem para nutrir ainda mais a pele.
Como usar óleos faciais?
Após reconhecer a importância dos óleos faciais e identificar quais são os mais adequados para o seu tipo de pele, é necessário aprender como aplicá-los. A frequência da aplicação depende de qual óleo facial escolhido e o efeito desejado.
A regra básica para uma boa prática de skincare é aplicar primeiro os produtos com textura mais suave e clara e, por último, aqueles com textura mais densa. Isso faz com que os poros não entupam e permitam que os produtos seguintes tenham o impacto desejado.
Fique atento às instruções do fabricante do produto. Alguns óleos faciais devem ser aplicados pela manhã enquanto outros devem ser usados durante à noite. Vale lembrar que o óleo facial deve ser aplicado em pequenas quantidades, para a pele poder absorvê-lo.
É melhor aplicar uma porção pequena sobre os dedos das mãos esticados e realizar movimentos circulares suaves de baixo para cima, a fim de ativar a circulação sanguínea.
Algumas pessoas preferem aplicar o óleo conjuntamente com outros produtos hidratantes, como soro, loção, creme, entre outros exemplos.
Por fim, uma última dica é: aplique sempre protetor solar após passar o óleo facial, para evitar possíveis queimaduras e o aparecimento de manchas.
Artigos relacionados: