Revista Portal Útil

Em tempos em que a economia está tão abalada e a conta de luz está tão cara, economizar energia faz-se necessário. Mas além dos benefícios para o bolso, reduzir o consumo de eletricidade também é importante para o meio ambiente.

Não se pode descartar o fato de que as futuras gerações também dependem do quanto economizamos de energia, mas muitas pessoas têm dificuldades para fazer isso.

Neste artigo, você vai entender a importância de economizar energia e encontrar algumas dicas para reduzir o consumo de luz em casa. Confira!

O que este artigo aborda:

Lâmpada elétrica ligada na tomada
Lâmpada elétrica ligada na tomada
Pin It

A importância de economizar energia

Muito se fala sobre a importância de economizar água para preservar as mais variadas vidas na Terra, mas pouco se sabe sobre o quanto esse elemento é importante na produção de energia elétrica.

No Brasil, cerca de 90% da eletricidade é proveniente das usinas hidrelétricas, de acordo com informações divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A água é usada em diferentes necessidades do dia a dia e em muitas tarefas, como quando cozinhamos, ao fazer uma reforma de fachada, no banho, entre outras atividades.

Se o consumo de energia for muito elevado, será necessária uma quantidade maior de água para que esse sistema possa funcionar. 

Portanto, as pessoas precisam se conscientizar sobre a importância de reduzir o consumo de energia em casa e nas empresas.

Para se ter uma ideia do quanto isso é fundamental, uma pesquisa mostrou que o brasileiro chega a desperdiçar 15% da energia gerada, por isso, está colaborando para as crises hídricas do país.

Dados divulgados pela Procel em seu programa “Combate ao Desperdício de Energia Elétrica” mostraram que, nas residências, o consumo desnecessário de eletricidade chega a 40%.

Esse comportamento pode fazer com que o país atinja pontos críticos e comece a passar por momentos de estiagem.

Para evitar essa situação, pessoas e organizações, como uma empresa de locação de máquinas copiadoras, devem encontrar maneiras de economizar energia.

Como economizar energia elétrica?

Embora o consumo de energia seja muito alto no Brasil, existem muitas maneiras de economizá-la, como:

1. Usar lâmpadas de LED

A iluminação é responsável por 20% do consumo total de energia, portanto, evite lâmpadas incandescentes e prefira as lâmpadas de LED.

Elas são 80% mais econômicas, em comparação com as incandescentes, e 30% mais econômicas, em comparação com as fluorescentes.

2. Observar os eletrodomésticos

Os eletrodomésticos precisam estar sempre em boas condições, caso contrário, vão colaborar com o desperdício de energia.

Verifique o estado da borracha da geladeira para se certificar de que está com boa vedação, além de limpar frequentemente os filtros da máquina de lavar e do ar-condicionado.

3. Usar iluminação natural

A iluminação natural é muito benéfica, pois ela ilumina melhor os ambientes e elimina a necessidade de utilizar luzes artificiais. Também traz mais conforto visual e sensação de bem-estar, pois promove o contato com a luz solar.

Pessoa se organizações, como uma empresa de terceirização de serviços gerais, devem observar alguns fatores para garantir o uso da luz natural, como:

  • Móveis tampando a janela;
  • Ausência de janelas;
  • Manter as cortinas abertas;
  • Conservar os vidros sempre limpos.

Para valorizar ainda mais o espaço, pinte as paredes com cores claras, pois elas refletem a iluminação solar.

Procure manter os móveis espalhados para trazer sensação de amplitude e utilize espelhos nas paredes, afinal, eles também ajudam a refletir a iluminação e a espalhá-la por todo o cômodo.

4. Tirar os aparelhos da tomada

Tirar os aparelhos da tomada pode realmente reduzir o consumo de energia elétrica, como no caso da televisão e do microondas.

Quando estão ligados consomem muito mais energia, mas ao retirá-los da tomada quando não estiverem sendo usados, pode reduzir até 100 reais na conta de luz por ano.

5. Reduzir o uso de aparelhos

Pedir comida em um restaurante com motoboy rápido pode ser uma forma de reduzir a necessidade de usar o micro-ondas para esquentar a comida.

Só que outros equipamentos ainda precisam ser evitados, como ferro elétrico de passar, máquina de lavar roupas e chuveiro.

Prefira passar uma grande quantidade de roupas acumuladas e, ao tomar banho, mantenha o chuveiro desligado enquanto estiver se ensaboando. Além disso, mantenha seu uso sempre na função verão, ou morna.

Quanto à máquina de lavar roupas, procure juntar uma quantidade maior de peças para lavar, pois lavar pequenas quantidades só gasta energia em excesso.

Conclusão

A energia elétrica está cara e seu desperdício traz muitos impactos negativos para o bolso e para o meio ambiente.

Economizar energia é um ato de consciência, que vai ajudar a proteger os recursos naturais para as próximas gerações, além de ser muito melhor para o seu bolso.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse