Revista Portal Útil

É comum as pessoas reclamarem e quererem diminuir o barulho provocado pelo portão. Esse ruído pode provocar aquela irritação e o estresse de quem convive com esse incômodo frequentemente.

Inclusive, até mesmo alguns vizinhos podem ficar incomodados e enviar mensagens querendo reduzir o ruído do portão da sua residência ou do seu comércio. 

Alguns portões se tornam um grande pesadelo para o sossego das pessoas que estão por perto, dependendo de alguns aspectos, o portão pode provocar um barulho bem alto.

Existe a possibilidade de o barulho ser ainda maior se tratando de um portão de garagem, pois esse tipo de portão tem peças maiores e consequentemente mais pesadas.

Imagine então se for um portão eletrônico… São diversas as situações em que esse tipo de portão pode provocar ainda mais barulho do que é possível suportar, principalmente durante a noite, quando geralmente os lugares ficam mais silenciosos.

Abaixo veja algumas dicas de como diminuir o barulho do portão automático.

O que este artigo aborda:

Como diminuir o barulho do portão automático?
Como diminuir o barulho do portão automático?
Pin It

O que faz com que o portão fique barulhento?

Lubrificação do portão

A primeira coisa que devemos avaliar quando nosso portão está fazendo bastante barulho são as dobradiças.

Essas dobradiças podem estar enferrujadas e isso gerará um barulho característico da falta de lubrificação.

Os portões mais pesados geralmente causam um barulho ainda mais alto e desagradável quando estão precisando de lubrificação. 

Vibração do portão

Mais um aspecto que é relevante observar é o que chamamos de “unidade do portão”. Os portões são constituídos pela união de diversas peças.

Os portões são fabricados soldando diversas chapas, roldanas, cremalheiras, tubos, grades, cantoneiras, perfis e muitos outros componentes.

Os portões de grades podem causar ainda mais incômodo, pois eles vibram e produzem mais ruídos que os outros.

Ainda que seja realizado desta forma, nenhuma dessas partes deve ficar vibrando quando o portão se movimentar. Mas, lamentavelmente, isso acontece bastante e é um dos principais motivos do ruído no seu portão.

É possível que portões eletrônicos produzam barulhos inclusive com o próprio motor, visto que ele é também um componente constituído pela junção de diversas peças.

É moderadamente simples identificar se o ruído do seu portão é resultante deste tipo de vibração.

Se for, geralmente usa-se apoios anti-vibratórios parecidos aos utilizados em carros, pelos profissionais nomeados de “tira grilos”.

Material usado na confecção do portão

Outra questão que deve ser analisada quando o intuito é diminuir o barulho do portão, e acredito que deve ser uma última análise, é o material dos componentes utilizados na fabricação do portão.

Os materiais utilizados para confecção e montagem de portões foram aprimorados nos últimos anos e os materiais mais antigos são, geralmente, muito mais barulhentos.

Como exemplo podemos falar sobre as roldanas que, antigamente eram fabricadas de aço e, atualmente, já são encontradas de Fibra de Vidro e Nylon.

São materiais muito resistentes, porém mais silenciosos que podem acrescentar qualidade na fabricação de portões.

Motor utilizado no portão eletrônico

Se tratando de portões eletrônicos que fazem bastante barulho, o motor é um item que precisa ser analisado. 

A utilização de motores que fazem mais ruídos pode se tornar um tormento para as pessoas que ficam próximas ao portão no dia a dia.

Invista em motores de qualidade pois geralmente eles são mais silenciosos e duram mais quando comparados aos motores mais baratos.

Independente de qual for o tipo do portão, o ideal é fabricá-lo usando matéria prima e componentes de qualidade. Desta forma é possível evitar problemas futuros com ruídos ao abrir e fechar o portão.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a acabar com o barulho do seu portão!

Conclusão

Um portão barulhento além de incomodar você e a vizinhança, pode também trazer muita insegurança para você.

Por isso, identifique primeiramente o que está causando o barulho no portão. Se o seu portão está precisando ser lubrificado, facilmente você soluciona o seu problema. 

Mas caso seja uma estrutura, engrenagem ou até mesmo o motor a causa de tanta trepidação e ruído, é importante solicitar a ajuda de um profissional que será capaz de avaliar o caso e trocar peças, se for preciso.

Gostou deste post sobre diminuir o barulho do portão? Então compartilha agora mesmo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse