sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 07:59:52
Revista Portal Útil

O conteúdo "Conheça os recheios de panquecas mais tradicionais do mundo" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Alimentação em .


Panqueca é um tipo de massa extremamente conhecido no Brasil, está entre as comidas favoritas de milhares de pessoas no mundo todo. Basicamente, essa receita se dá por uma frita em pouco óleo sobre uma chapa ou frigideira quente.

Ela conta com poucos ingredientes, como ovos, farinha e leite. Muito simples! É claro que existem muitas variações regionais de panquecas pelo mundo com outros ingredientes, no entanto, a mais tradicional é essa com apenas 3 ingredientes. 

Elas podem ser recheadas de diversas maneiras e existem até mesmo panquecas doces, que são deliciosas por sinal. Mas tudo isso você já sabe, o que muitos nunca ouviram falar é que as panquecas surgiram há mais de nove mil anos.

O que este artigo aborda:

De onde surgiu a panqueca?

Essa receita é muito antiga e surgiu na França. Outro fato curioso é que segundo os historiadores, ela surgiu de um acidente de cozinha. Você acredita? De qualquer forma, se isso realmente aconteceu, que sorte a nossa! 

Acredita-se que a primeira panqueca tenha se originado quando uma mulher derramou,  acidentalmente, um pouco do mingau no fogão. O curioso é que ela percebeu que aquela substância cozinhava rapidamente.

Conheça os recheios de panquecas mais tradicionais do mundo

Além disso, ela viu que a substância também era de fácil manuseio e tinha um sabor muito agradável. Mal ela sabia que ali, naquele acidente de cozinha tão comum, ela criou uma das receitas mais tradicionais do mundo.

O hábito de comer panquecas se espalhou pela Europa rapidamente e com isso, foram criados diversos festivais de culinária. A partir da década de 20, as panquecas passaram a fazer parte da rotina das pessoas em várias partes do mundo. 

Após esse incidente, o  hábito de comer panquecas se difundiu rapidamente por toda a Europa – afinal, elas eram deliciosas e super práticas. Ao longo dos anos, essa paixão culinária começou a se expandir para outros países. 

Até chegarmos ao ponto de hoje em que as panquecas são conhecidas e consumidas em praticamente todos os países do mundo. A seguir, saiba mais curiosidades sobre esse prato e as receitas mais tradicionais!

Embora sejam antigas, as panquecas fazem o maior sucesso até hoje. Há diversas histórias sobre o surgimento do prato, contudo, independentemente de qual versão você prefere acreditar, o fato é que elas estão aí até hoje no nosso dia a dia.

O que é ótimo! Dentre os motivos de tanto sucesso, está a praticidade e agilidade em preparar panquecas. Além de precisar de poucos ingredientes, elas ficam prontas em minutos.

Outro ponto importante é que existem uma grande variedade de receitas de panqueca pelo mundo. São milhares de versões, com os mais diferentes tipos de recheios, cremes e molhos. 

Acreditamos que seja exatamente por isso que a panqueca consegue se manter em alta há tantos séculos. As suas variações fazem com que a gente sempre tenha contato com um prato novo, usando a mesma receita de panqueca.

E precisamos confessar que todos são uma delícia. Um melhor que o outro! Dificilmente você encontrará alguém que diz não gostar de panquecas, não é mesmo? 

As variedades você provavelmente já conhece, por isso, hoje vamos focar nas receitas mais tradicionais de panqueca em diversos países. Acompanhe para descobrir novas formas de consumir essa gostosura!

Panqueca doce

A panqueca doce é uma tradição em muitos países, especialmente entre as crianças. Elas podem ser consumidas no café da manhã e até mesmo como uma sobremesa deliciosa. 

Nessa receita vai um xícara (chá) de farinha de trigo e uma de leite, além de manteiga derretida, açúcar, fermento em pós, ovo e uma colher de sal para equilibrar. 

A calda pode ser de mel ou até mesmo com achocolatado. Fica uma delícia, vale a pena experimentar! A próxima é a panqueca americana, tradicional nos Estados Unidos, mas que anda fazendo muito sucesso no Brasil.

Panqueca americana

A panqueca americana é uma delícia e fica linda nas fotos, não é verdade? Elas são super simples de fazer e tem a receita parecida com a anterior. Nela vai farinha de trigo, açúcar, fermento em pó, 2 ovos levemente batidos, leite, manteiga derretida e uma pitada de sal.

E claro, um pouco de óleo para não grudar na panela. Ela pode ser consumida com diversos tipos de caudas, frutas, chocolate e até mesmo sem nada. Fica uma delícia!

Elas são super simples, por isso, inclusive, é tradicionalmente feita no café da manhã nos EUA, por exemplo. Não precisamos nem falar que a criançada adora – e os adultos também!

Panqueca de carne moída

Essa é uma receita tradicionalmente brasileira. Quem nunca comeu uma panqueca de carne moída? É uma tradição deliciosa por aqui e a receita é basicamente a mesma. 

O que muda é o recheio. Há variações deste prato também! Por exemplo, já vimos panquecas de carne moída, queijo e molho de tomate. Também é super gostoso e vale a pena testar. 

Outras receitas

Além desses, há panquecas de frango com catupiry, vegetarianas, de brócolis, entre outras diversas. Inclusive, já vimos a chamada panqueca chinesa, de cebolinha e gergelim. 

Elas parecem ser super gostosas, embora a massa seja um pouco diferente. Vale a pena experimentar!

E aí, qual dessas tradições mais te deu água na boca?

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Quais os benefícios do magnésio dimalato

Quais os benefícios do magnésio dimalato

4 receitas de microondas mais buscadas

4 receitas de microondas mais buscadas

Como fazer ovo sem grudar na panela

Como fazer ovo sem grudar na panela

Alcachofra: o que é e quais os benefícios

Alcachofra: o que é e quais os benefícios

Faça drinks personalizados: veja como

Faça drinks personalizados: veja como

Suplementos naturais que ajudam na queima de gordura

Suplementos naturais que ajudam na queima de gordura