Antes de tudo, o policarbonato é um dos materiais mais falados na atualidade. Então, várias dúvidas vem surgindo, e uma delas e qual a durabilidade do policarbonato.
Contudo, por sua versatilidade e alta resistência, já está ganhando espaço em projetos de construção civil, área de proteção, segurança, automobilística, entre outros.
Além disso, ficou conhecido por compor lentes de óculos, divisórias industriais, proteção de carros, entre outros produtos. No entanto, arquitetos e designers de interiores conhecem bem esse material.
Do mesmo modo, é comum usar em coberturas de garagens, jardins de inverno, pergolados, estufas, toldos e mais.
Afinal, por oferecer diversos benefícios para quem busca por uma reforma barata, com ótimo custo-benefício, acessibilidade, leveza, resistência, entre outros, é um material em ascensão.
O que este artigo aborda:
- Quanto tempo dura o policarbonato?
- Policarbonato é plástico?
- Tipos de policarbonato
- Policarbonato compacto ou alveolar?
- Policarbonato alveolar
- Policarbonato alveolar
- Conclusão
Quanto tempo dura o policarbonato?
Em primeiro lugar, uma das vantagens mais comentadas é sobre a durabilidade do policarbonato que é de 5 a 15 anos.
Além disso, é fácil de limpar e dificilmente requer manutenções ao longo dos anos. Portanto, deixar de usar esse material em seus projetos pode ser um prejuízo.
A princípio, o policarbonato substitui outros materiais que são mais caros e menos duráveis, por valores mais em conta.
Assim, se ainda não o conhecia, esse é o momento ideal para começar a considerá-lo em seus projetos.
Portanto, a seguir, saiba mais sobre a durabilidade do policarbonato e sua resistência incomparável.
Policarbonato é plástico?
Primeiramente, o policarbonato é um termoplástico, o qual faz parte da família dos polímeros. Mas, não se assemelha com os plásticos e sim, principalmente em formato de chapas, com os vidros.
Além disso, por ser termoplástico, o material se torna maleável quando exposto a altas temperaturas. Logo depois, quando os graus baixam, ele se endurece novamente.
Isso é um benefício porque é possível fazer diversos produtos com policarbonato, como chapas e telhas.
É um plástico composto por resinas derivadas carbonatos. Oou seja, ligações de carbono com oxigênio, feitos a partir da condensação do fosgênio com o bisfenol – também chamado de difenol-propano.
Do mesmo modo, além de ser moldável, uma das principais vantagens do policarbonato é sua resistência e durabilidade.
Em outras palavras, o policarbonato, pode substituir diversos outros materiais em projetos dos mais diversos segmentos.
Ainda mais, porque apresenta ótima qualidade estética, tem maior luminosidade e pode ser pelo menos até 200 vezes mais resistente do que os vidros e 40 vezes mais do que o acrílico, por exemplo.
Além disso, a durabilidade do policarbonato é um dos benefícios mais importantes e incomparáveis.
Nesse sentido, pessoas que desejam projetos duráveis, acessíveis, que não exigem constantes manutenções, costumam preferir esse material. Em coberturas e toldos, por exemplo, pode durar até 15 anos com uma manutenção adequada.
Assim, quando os produtos de limpeza adequados são usados, caso contrário, essa durabilidade pode cair em alguns anos. Por isso, é uma vantagem incomparável!
Afinal, dificilmente outros materiais atingem essa vida útil.
Tipos de policarbonato
A princípio, outro motivo para usar o policarbonato é que esse material tem quatro tipos para aplicação que são:
- Transparente;
- Opaco;
- Canelado;
- Liso.
Dessa forma, esse material se torna a opção ideal para quem deseja diversos efeitos nos projetos.
Ou seja, podem ser usados em todo ambiente que exija luz natural, resistência e beleza.
Além disso, está sendo bastante buscado por áreas externas, como garagens, jardins, estufas, passagens, passarelas, coberturas, toldos, entre outros locais.
Bem como, é uma ótima opção para jardins de inverno, pergolados e cômodos internos de residências, restaurantes, escritórios, escolas e muito mais.
Todavia, em muitos casos, é um material mais comum do que imaginamos.
Provavelmente, os vemos todos os dias mas não percebemos. Isso porque o policarbonato também é usado em marquises, ponto de ônibus, coberturas industriais, solários, piscinas, shopping centers, estádios de futebol entre outras diversas opções.
Por fim, há duas opções de policarbonato no mercado: o compacto e o alveolar. Ambas apresentam vantagens incomparáveis.
Policarbonato compacto ou alveolar?
Antes de tudo, além de formatos diferentes, como em chapas ou telhas, também é possível encontrar esse material em dois tipos diferentes.
Ou seja, para entender qual a melhor opção para seu projeto, é preciso conhecê-las melhor.
Policarbonato alveolar
Primeiramente, o policarbonato alveolar, como o próprio nome já indica, apresenta alvéolos em sua superfície. Ou seja, algumas linhas paralelas em sua aparência.
É uma opção dobrável, pode ser modelada, é leve e tem ótima transparência – mesmo que seja menor do que a do policarbonato compacto.
Além disso, a resistência desse policarbonato é alta e tem a durabilidade de cerca de 15 anos. Ou seja, é seguro, confiável e bonito!
Bem como, outro ponto positivo dessa opção é que é mais acessível do que as peças de vidro e apresenta as mesmas vantagens.
Por exemplo, os alvéolos tornam esse tipo de policarbonato mais leve e maleável – esse é o grande diferencial.
Policarbonato alveolar
A princípio, a opção compacta, tem uma estrutura diferenciada. Ou seja, é maciça e, diferentemente do material anterior, tem a aparência lisa.
Além disso, ele é muito confundido com os vidros nesse formato. O policarbonato compacto tem alta resistência, cerca de 250 vezes mais resistente do que vidros da mesma espessura, por exemplo.
Por fim, vale ressaltar que essa estrutura maciça não interfere na flexibilidade e outras tantas vantagens citadas do material, possibilitando seu uso em diversos tipos de projetos.
Conclusão
Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre a durabilidade do policarbonato, veja o vídeo do canal Projeto Vale.
Artigos relacionados: